Postado em 20 de Agosto de 2018 às 11h19

5 coisas que você não sabia sobre cuidados com a pele ao redor dos olhos

Beleza (49)
Dr. Bem Estar - Seu Portal de Saúde! Se os olhos são a janela da alma, a moldura deles, por sua vez, é uma área delicada, que pode ser a primeira do rosto a apresentar sinais do envelhecimento. “Além de ser uma...

Se os olhos são a janela da alma, a moldura deles, por sua vez, é uma área delicada, que pode ser a primeira do rosto a apresentar sinais do envelhecimento. “Além de ser uma pele sensível, embaixo dela há uma musculatura acionada constantemente para movimentar as pálpebras. Por isso ela enruga tanto”, explica Betina Stefanello, dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Veja a seguir fatos importantes sobre essa região do rosto – e como garantir que ela esteja sempre bonita e saudável:

1. Ela tem muitos vasinhos

Para irrigar os olhos, um complexo sistema de microvasinhos sanguíneos se esconde embaixo da pele. Quando a hemoglobina (um proteína do sangue) se deposita nas células dos arredores, por fatores como cansaço ou genética, olheiras arroxeadas podem surgir.

2. A pele é fina mesmo

É, aliás, a mais fina de todas do corpo humano. Por isso os vasos ficam tão aparentes, assim como as rugas. Falando nelas…

3. Não há idade específica para rugas e manchas aparecerem

Algumas pessoas podem apresentar mais cedo essas marcas. Assim, os dermatologistas recomendam que a região receba cuidados preventivos a partir dos 25 anos, pelo menos.

E nem precisa ser um creme anti-idade, que tem pouco efeito nessa faixa etária. Opte por hidratantes com antioxidantes como a vitamina C – não em grandes concentrações, vale dizer.

4. O sol faz estragos até maiores ali

Até 10% dos tumores de pele ocorre nas pálpebras, uma região menosprezada durante a aplicação do protetor. Sem contar que os raios solares provocam manchas e escurecimento embaixo dos olhos. O jeito é usar protetores específicos e os bons e velhos óculos escuros.

5. Os olhos ficam mais fundos no decorrer da vida

Não dá para cravar uma idade, mas, com o passar dos anos, o corpo passa a reabsorver as bolsinhas de gordura que sustentam a pele do rosto. Esse processo e a perda de massa óssea, que se intensifica a partir dos 40 anos, dão a impressão de que o olho está mais afundado. O processo é acelerado por um estilo de vida regado à cigarro, sol, estresse e maus hábitos.

Fonte: Abril

Veja também

Colágeno: Fonte de Juventude para sua Pele!24/05/17 O que comemos reflete o modo como somos vistos pelas pessoas e pelo mundo. A pele é um indicador visual de saúde que com o passar do tempo começa a apresenta sinais de envelhecimento. Na medida em que a população tem envelhecido, tem surgido um interesse crescente pelo mercado de saúde da pele, tanto na questão de cosméticos para a pele como suplementos com......
Como celular e computador estão prejudicando a sua pele25/09/17 Achou que o sol e a poluição eram os únicos inimigos de uma pele jovem e saudável? Pois enquanto estávamos preocupadas com os danos dos raios UV e UVA e fumaças urbanas, outro inimigo silencioso está......
5 truques de beleza para acabar com a cara de cansaço12/06/17 Com a rotina corrida, fica difícil completar as tão desejadas oito horas de sono – algumas vezes, temos que nos virar com muito menos do que isso! Para esses dias em que nem uma garrafa inteira de café bem forte consegue manter......

Voltar para (NOTÍCIAS)