Postado em 20 de Agosto de 2018 às 11h19

5 coisas que você não sabia sobre cuidados com a pele ao redor dos olhos

Beleza (48)
Dr. Bem Estar - Seu Portal de Saúde! Se os olhos são a janela da alma, a moldura deles, por sua vez, é uma área delicada, que pode ser a primeira do rosto a apresentar sinais do envelhecimento. “Além de ser uma...

Se os olhos são a janela da alma, a moldura deles, por sua vez, é uma área delicada, que pode ser a primeira do rosto a apresentar sinais do envelhecimento. “Além de ser uma pele sensível, embaixo dela há uma musculatura acionada constantemente para movimentar as pálpebras. Por isso ela enruga tanto”, explica Betina Stefanello, dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Veja a seguir fatos importantes sobre essa região do rosto – e como garantir que ela esteja sempre bonita e saudável:

1. Ela tem muitos vasinhos

Para irrigar os olhos, um complexo sistema de microvasinhos sanguíneos se esconde embaixo da pele. Quando a hemoglobina (um proteína do sangue) se deposita nas células dos arredores, por fatores como cansaço ou genética, olheiras arroxeadas podem surgir.

2. A pele é fina mesmo

É, aliás, a mais fina de todas do corpo humano. Por isso os vasos ficam tão aparentes, assim como as rugas. Falando nelas…

3. Não há idade específica para rugas e manchas aparecerem

Algumas pessoas podem apresentar mais cedo essas marcas. Assim, os dermatologistas recomendam que a região receba cuidados preventivos a partir dos 25 anos, pelo menos.

E nem precisa ser um creme anti-idade, que tem pouco efeito nessa faixa etária. Opte por hidratantes com antioxidantes como a vitamina C – não em grandes concentrações, vale dizer.

4. O sol faz estragos até maiores ali

Até 10% dos tumores de pele ocorre nas pálpebras, uma região menosprezada durante a aplicação do protetor. Sem contar que os raios solares provocam manchas e escurecimento embaixo dos olhos. O jeito é usar protetores específicos e os bons e velhos óculos escuros.

5. Os olhos ficam mais fundos no decorrer da vida

Não dá para cravar uma idade, mas, com o passar dos anos, o corpo passa a reabsorver as bolsinhas de gordura que sustentam a pele do rosto. Esse processo e a perda de massa óssea, que se intensifica a partir dos 40 anos, dão a impressão de que o olho está mais afundado. O processo é acelerado por um estilo de vida regado à cigarro, sol, estresse e maus hábitos.

Fonte: Abril

Veja também

10 Dicas para uma Alimentação Saudável na Gravidez!19/01/17 Na gravidez é essencial manter uma alimentação saudável e balanceada, porque o bebê irá precisar dos nutrientes para poder se desenvolver. Então não basta apenas sair comendo tudo o que dá vontade, porque além de engordar mais do que o indicado, você pode não estar se alimentando com tudo o que é necessário. Separamos......
Juntos contra a Dengue!03/03/16 A QuantyVitta também apoia o combate e a prevenção da dengue. Vamos juntos lutar para combater o mosquito transmissor da doença. Segundo o site Dengue.org, “a melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de......
1 hora de movimento contrasta 8 horas de sedentarismo10/12/18 Qualquer pessoa que passe 8 horas sentado por dia, seja por motivo de trabalho ou de estudo, deve tomar medidas para preservar a sua saúde. Devemos fazer pelo menos uma hora de atividade física ao dia para diminuir as consequências de um......

Voltar para (NOTÍCIAS)