Postado em 27 de Março às 09h23

5 Maneiras de Evitar as Doenças de Outono!

Saúde (51)
Dr. Bem Estar - Seu Portal de Saúde! A transição entre o verão e o outono é marcada pela queda brusca da temperatura e pela baixa na umidade relativa do ar. Segundo a pneumologista Dra. Andrea Sette, do Hospital e...

A transição entre o verão e o outono é marcada pela queda brusca da temperatura e pela baixa na umidade relativa do ar. Segundo a pneumologista Dra. Andrea Sette, do Hospital e Maternidade Rede D’Or São Luiz, estes fatores dificultam a dispersão de partículas, o que compromete o sistema respiratório e cardiovascular. Os resultados são quadros de cansaço e dificuldade para respirar, pele seca e suscetível a rachaduras e alergias e infecções respiratórias.

O grupo de risco inclui crianças, idosos e pacientes de doenças crônicas. Estes estão mais suscetíveis a síndromes gripais, como bronquites, asma, rinossinusopatia e tosse seca. “Durante a troca de estações, as condições crônicas tornam-se mais abaladas para pacientes de bronquites, asma, rinite e sinusites. O uso de umidificadores de ar pode amenizar as dificuldades respiratórias. É importante, também, estar atento a possíveis irritações nos olhos. Secura e coceira podem indicar um quadro de conjuntivite, comum durante o outono. Em casos de tosse e febre por mais de cinco dias, o ideal é procurar tratamento médico”, explica a pneumologista.

Para evitar que estes problemas apareçam junto com a nova estação, a especialista indica cinco atitudes simples:

1 - Hidrate bem o Organismo!

Segundo Dra. Andrea, as pessoas costumam se preocupar muito com hidratação durante o verão, pois é uma época em que se perde muito líquido. Porém, no outono não é diferente. Apesar das temperaturas mais amenas, o ar fica seco, e o consumo de água é essencial.

2 - Evite permanecer em locais Fechados!

A proliferação de certos vírus é muito grande nesta época do ano, e locais fechados favorecem este processo. Procure deixar as janelas abertas para permitir que o ar circule.

3 - Lave as Mãos Constantemente!

Essa dica não vale apenas para a troca de estações: ela deve tornar-se um hábito. “Estamos em contato com diversos objetos que podem estar contaminados, por isso é imprescindível lavar as mãos com água e sabonete, de preferência líquido, e sempre que possível fazer uso do álcool em gel para finalizar”, indica a pneumologista.

4 - Mantenha uma Alimentação Balanceada!

Segundo Dra. Andrea, as síndromes gripais, que são mais comuns durante o outono, atingem principalmente crianças e idosos por conta do sistema imunológico frágil. Equilibrar a alimentação com os nutrientes e vitaminas necessários evita que o corpo fique vulnerável a contaminações.

5 - Hidrate bem a Pele!

Além de hidratar por dentro, é importante hidratar também por fora. “É comum notarmos que a pele fica mais seca com a chegada do outono. Isso pode acarretar rachaduras e irritações que desenvolvem alergias na pele”, explica a especialista. A indicação é usar um hidratante específico para o rosto e outro para o corpo. Evite banhos muito quentes, pois eles favorecem o ressecamento da pele.

Fonte: Mulher

Veja também

Novidade: Colágeno hidrolisado em cápsulas!12/04/16 Um novo lançamento da QuantyVitta é o colágeno hidrolisado em cápsulas. Você já experimentou este produto? Esta nova formulação possui maior quantidade de colágeno por cápsula, além de ser um produto registrado no Ministério da Saúde. Entre os benefícios do Colágeno hidrolisado em cápsulas......
Benefícios da Maca26/11/15 A planta medicinal conhecida como Maca, de nome científico Lepidium meyenii, é indicada para homens e mulheres com problemas hormonais, e que procuram melhorar o seu desempenho em atividades físicas e mentais. Os principais......

Voltar para (NOTÍCIAS)