Postado em 10 de Junho de 2016 às 13h30

A Importância da Ingestão de Cálcio!

Saúde (102)
Dr. Bem Estar - Seu Portal de Saúde! A alimentação é a base de uma saúde plena. Se o que comemos não nos proporciona os nutrientes necessários, nosso corpo reclamará. O resultado obtido na...

A alimentação é a base de uma saúde plena. Se o que comemos não nos proporciona os nutrientes necessários, nosso corpo reclamará.

O resultado obtido na Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), lançada em 2011 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), informa que os brasileiros acrescentam ao combo arroz e feijão alimentos calóricos e de valor nutricional reduzido. Além disso, constatou-se a baixa concentração de vitaminas e minerais essenciais para manutenção do organismo, como o cálcio, responsável pela formação do esqueleto, dos dentes, da regulação da coagulação sanguínea e da contração muscular.

Normalmente, a quantidade correta do mineral, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), oscila entre 300mg e 1300mg por pessoa, a depender da idade. Para obter o necessário por dia, é recomendável o consumo de alimentos fontes de cálcio, como leite e seus derivados. Os frutos do mar também têm alto índice de cálcio. Para vegetarianos, veganos e intolerantes a lactose, recomenda-se o consumo de vegetais verdes folhosos, leguminosas, gergelim, algas, amêndoas, couve-flor e peixes.

O mais importante de tudo, porém, é a absorção do cálcio no organismo, e isso depende do estilo de vida de cada um. Existem fatores que aumentam ou diminuem essa absorção. Por exemplo, consumir o cálcio com alimentos ricos em vitamina D, expor-se ao sol e praticar atividade física são formas de aumentar a fixação do elemento e evitar a perda de massa óssea. A vitamina D é essencial para essa captação porque regula as proteínas que sintetizam o cálcio. É assim que acontece a passagem do mineral através das mucosas até chegar ao fígado, de onde é distribuído para o corpo. Não é só o alimento: para se ter a função desejada, o cálcio deve ser absorvido, fixado e processado.

Para aferir as necessidades individuais, só mesmo com o acompanhamento de um especialista. Alguns sintomas da ausência de cálcio são: espasmos incontroláveis, dificuldade de coagulação do sangue e excesso de fraturas. Manter uma dieta balanceada entre alimentos de alta e baixa absorção de cálcio nem sempre é suficiente. É aí que entra a suplementação externa à base de carbonato de cálcio, citrato de cálcio e fosfato de cálcio. Compreender todos esses aspectos ajuda muito a evitar futuros problemas de saúde. 

Fonte: Vitafrux

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