Postado em 22 de Novembro de 2016 às 10h32

Ação da faseolamina no organismo Feminino!

Saúde (86)
Dr. Bem Estar - Seu Portal de Saúde! Alguns efeitos do envelhecimento que são prejudiciais à saúde, são maiores no sexo feminino em função da menopausa. Dentre esses efeitos, encontram-se aqueles de...

Alguns efeitos do envelhecimento que são prejudiciais à saúde, são maiores no sexo feminino em função da menopausa. Dentre esses efeitos, encontram-se aqueles de ordem metabólica, funcional e morfológica, e que provocam alterações no metabolismo, na composição corporal, na taxa metabólica de repouso, na capacidade funcional osteomuscular afetando a qualidade de vida e, consequentemente, a saúde.

Evidências indicam que o uso de Feijão Branco é uma das possibilidades para reduzir essas alterações metabólicas provenientes do envelhecimento e da menopausa, principalmente por prevenir e tratar doenças crônicas oriundas do metabolismo glicídico.

Para a fase da menopausa não existem recomendações nutricionais específicas, sendo que a intervenção dietética para essas mulheres baseia-se nas recomendações já conhecidas, de acordo com as especificações para idade e sexo.

Atualmente uma série de medicamentos anti obesidade estão em fase de desenvolvimento clínico, incluindo aqueles de ação central (ex: Radafaxine e Oleoil-estrona), drogas visando sinais de saciedade (ex: Rimonabant e APD 356) e drogas que bloqueiam a absorção de gordura (Orlistat e AOD9604).

Uma variedade de compostos naturais incluindo compostos ativos isolados a partir de plantas, pode promover redução de peso e prevenir a obesidade induzida pela dieta. Dentre esses compostos, um que tem sido utilizado é o Feijão Branco, (Phaseolus Vulgaris), que possui a capacidade de bloquear a enzima alfa amilase. Os inibidores de alfa amilase estão presentes em grãos, incluindo trigo e arroz, entretanto, a maioria das pesquisas foram realizadas com o Feijão Branco, que possui em sua composição a glicoproteína faseolamina, cuja função é inibir a enzima alfa amilase e bloquear a digestão completa do amido.

Com a inibição enzimática, o processo de transformação dos carboidratos complexos para açúcares simples, absorvíveis, não acontece. Com isso, a disponibilidade de calorias provenientes desses alimentos é reduzida e a rápida absorção desacelerada, influenciando o sistema glicose-insulina que, por sua vez, levaria a um acúmulo menor de gordura.

Assim, diante dos efeitos causados pelo envelhecimento na composição corporal e também a escassez de estudos que associem a suplementação de Feijão Branco, (Phaseolus Vulgaris), com treinamento concorrente, fez-se necessário a realização de investigações que buscassem evidências sobre os efeitos dessa associação sobre a composição corporal de mulheres pós-menopausa.

No presente estudo ficou evidente que apesar dos benefícios descritos na literatura sobre o uso dessa substância isolada e a prática do treino concorrente, a sua associação também pode ser de grande valia para promover alterações na composição corporal de mulheres pós-menopausa, reduzindo a massa de gordura, tanto total como de tronco, e aumentando a massa corporal magra.

Diante do exposto é possível concluírmos que a suplementação com Feijão Branco torna-se um aliado ao planejamento dietético da paciente, fazendo assim que os resultados obtidos sejam mais rápidos e eficazes.

Fonte: CháMais

Veja também

Confira 7 dicas para uma Páscoa Saudável!11/04/17 Páscoa sem culpa! Sim, é possível se render ao chocolate no próximo domingo. Mas calma! Também não precisa comer uma caixa de bombom sozinha ou devorar um ovo mega calórico em cinco minutos. Uma porção de chocolate e uma pitada de equilíbrio parece ser a receita perfeita. A pedido do blog, a nutricionista Karen Schlösser preparou sete......
A grande necessidade de atenção das gerações atuais16/07 Todo mundo precisa de atenção, como precisamos comer. Isso não é controverso, nem é difícil de entender. Mas a ideia deve ser escorregadia, porque não vai ficar. Se pudéssemos ter em mente que as pessoas......
Dicas para Manter o Bronzeado!25/01/17 Depois dessa época de praia e piscina, quem não quer exibir a pele bronzeada por mais tempo? Se você tomou todas as precauções antes de se estirar na areia  usou protetor solar, ingeriu muito líquido,......

Voltar para (NOTÍCIAS)