Postado em 24 de Agosto de 2017 às 07h45

Ágar-ágar ajuda no emagrecimento e substitui a gelatina em receitas

Boa Forma (53)

De origem vegetal, o ágar garante às preparações boa consistência, além de ser saudável e ajudar no emagrecimento.

Também conhecido simplesmente como ágar ou agarose, ágar-ágar é um composto gelatinoso extraído de diferentes algas marinhas vermelhas. Acredita-se que seu uso seja antigo e que ele tinha sido descoberto no Japão, em 1658. Hoje, porém, é uma substância utilizada em todo o mundo, e que tem ganhado muito destaque especialmente na culinária vegetariana e vegana (em substituição à gelatina animal) em inúmeras preparações.

O nome ágar significa gelatina; mas, com propriedades bem diferentes das gelatinas comumente encontradas por aí, o ágar-ágar destaca-se por oferecer inúmeros benefícios à saúde e, além disso, por ser versátil, podendo ser incluído facilmente na alimentação.

Benefícios do ágar-ágar:

A nutricionista Gabriela Rebello destaca como principais benefícios do ágar-ágar:

- Regula o funcionamento do intestino, prevenindo intestino preso e infecções;
- Atua como um bom desintoxicante;
- Aumenta a elasticidade da pele, ajudando a evitar rugas e acne;
- Auxilia no emagrecimento e controle do apetite.
- Além disso, vale lembrar: o ágar-ágar pode ser utilizado em diversas receitas – especialmente nas vegetarianas – e possui poucas calorias.

Ágar-ágar X Gelatina comum:

São várias as diferenças entre esses dois produtos. A começar pelo fato de que a gelatina comum é de origem animal, enquanto o ágar é de origem vegetal.

Gabriela destaca ainda como vantagens do ágar-ágar em relação à gelatina comum:

- Ajuda no emagrecimento;
- Não altera o sabor dos alimentos e pode ser utilizado tanto em receitas doces como salgadas;
- Rende muito mais (melhor custo benefício);
- Não derrete em temperatura ambiente;
- É composto quase que totalmente de fibras;
- É um produto livre de corantes, aditivos químicos, açúcares ou adoçantes.

Apesar das quantidades e da forma de preparo serem diferentes (entre o ágar-ágar e a gelatina comum), os resultados são muito próximos, sendo que o ágar só tem uma consistência mais resistente.

O ágar-ágar pode, sim, ser um aliado no processo de emagrecimento. Com seu consumo, ocorrem melhoras no funcionamento do intestino (devido às fibras) e na absorção de nutrientes. “Pode ocorrer redução de peso pela saciedade que esse tipo de ‘gelatina’ proporciona, melhora na aparência da pele, além de que o produto possui poucas calorias. Mas, atenção: suas fibras podem causar efeito laxativo”, diz Priscila Amadio, nutricionista da clínica Chiquetá.

Agora você já sabe: versátil, o ágar-ágar é uma ótima opção para quem deseja emagrecer, substituir a gelatina de origem animal, ou, simplesmente, ter uma dieta mais saudável!

Fonte: Dicas de mulher

Veja também

Consciência negra para que e para quem?20/11/17 Nesses 120 anos de história, quase nunca se viu um deputado, governador ou senador negro, juiz, desembargadores, médicos, professores universitários, jornalistas de televisão, os donos das grandes empresas, dos bancos, dos meios de comunicação e o alto escalão das forças armadas são integralmente formados por brancos, com uma ou outra raríssima......
Motivos para começar a dançar regularmente!08/09/17 Quem dança os males espanta. O ditado original não é exatamente assim, mas esse também é verdadeiro. Ludmila Quaresma Aguiar é formada em Educação Física e atua como professora de dança......
Homem, invista na sua saúde!15/07/16 Hoje o post é para eles. Pois, no dia 15 de julho é comemorado o Dia do Homem. E por isso resolvemos fazer uma homenagem especial com uma matéria informativa sobre a saúde masculina. É muito mais do que uma simples......

Voltar para (NOTÍCIAS)