Postado em 14 de Outubro de 2016 às 12h35

Alimentação e qualidade de vida!

Alimentação (82)
Dr. Bem Estar - Seu Portal de Saúde! Ter uma alimentação saudável é essencial para alcançar uma maior qualidade de vida. O abuso de alimentos ricos em gorduras saturadas, sódio e açúcares...

Ter uma alimentação saudável é essencial para alcançar uma maior qualidade de vida. O abuso de alimentos ricos em gorduras saturadas, sódio e açúcares é um gatilho para doenças como infarto, derrames, hipertensão, obesidade, diabetes e até câncer. Em contrapartida, é fácil incluir no cardápio alimentos heróis da resistência e da longevidade.

1. Não fique sem comer:
Fazer pequenos lanches entre as grandes refeições é fundamental, pois ao restringir energia o metabolismo tende a ficar mais lento, como uma forma de poupar energia que lhe foi fornecida, o que acaba dificultando a perda de peso.

2. Sinta prazer comendo:

Não se torne escravo de dietas e calorias. Estar bem consigo mesmo e cuidar do corpo com atividade física e alimentação saudável são as melhores formas de obter uma boa qualidade de vida.

3. Busque alimentos naturais:
Tente fugir de refeições com muitos produtos industrializados, pois contêm muitas substâncias como corantes e conservantes, que possuem altas quantidades de sódio e podem, em longo prazo, causar hipertensão e sobrecarregar os rins.

4. Faça substituições:
Tente substituir alimentos mais pesados e gordurosos por versões mais leves sempre que possível.

5. Escolha o lugar certo para comer:

Comer bem devagar, sem pensar em compromissos e mastigar muito bem os alimentos fará com que você se sinta saciado mesmo ingerindo uma menor quantidade de comida.

6. Coma de tudo:
O mais importante é perceber que nenhum alimento é proibido, a não ser que a pessoa precise fazer uma dieta restritiva, caso seja paciente de diabetes ou doença celíaca, por exemplo. O famoso "prato colorido", ou seja, aquele que tem uma fonte de fibras, minerais, vitaminas e proteínas é sem dúvida o prato mais saudável.

7. Estabeleça metas para a semana:
Dificilmente a pessoa consegue ingerir todos os alimentos que são fontes de vitaminas que o corpo precisa em um dia. O melhor é fazer as metas para toda a semana. Fica mais fácil distribuir a alimentação adequada nesse período.

8. Seja persistente:

A mudança para uma alimentação adequada não ocorrerá do dia para a noite. Aceite que o paladar deverá ser estimulado. Desistir na primeira tentativa é um erro.

9. Hidrate-se:
Beba pelo menos dois litros de água todos os dias. A água ajuda na hidratação da pele e é fundamental como meio de transporte de algumas vitaminas hidrossolúveis como a vitamina B1, B2, B6, B12 e a vitamina C.

Fonte: Vitafrux

Veja também

Alimentos Termogênicos: O que são e quais seus benefícios15/03 Que tal consumir alimentos naturais e ainda esbanjar um corpo em forma neste verão? Às vezes, basta ter criatividade na elaboração de certos pratos para que possamos inserir os alimentos termogênicos em nossa alimentação. Além de propiciar a perda da gordura, estes alimentos contribuem para o ganho muscular e para o desempenho do exercício de alta......
Descubra o que beber neste verão!25/01/16 Segundo o Programa Hoje em Dia, da Rede Record, a matéria exibida nesta semana, fala da importância de se beber o líquido certo para manter a saúde neste verão. Nas altas temperaturas do verão, beber líquidos......
Chá Verde pode revolucionar tratamento de Síndrome de Down!09/11/16 Um novo estudo espanhol demostrou que um composto extraído do Chá Verde é capaz de melhorar a capacidade intelectual e cognitiva de pessoas com síndrome de Down. Essa é a primeira vez que um tratamento tem resultados......

Voltar para (NOTÍCIAS)