Postado em 24 de Março de 2017 às 09h58

Alimentos da Moda: Será que eles Ajudam na sua Dieta?

Alimentação (83)
Dr. Bem Estar - Seu Portal de Saúde! Alguns alimentos sempre estiveram ali, ao nosso alcance, mas, de repente, viraram super-heróis da dieta. Ou supervilões. Mas, afinal, será que eles são mesmo tudo aquilo que andam...

Alguns alimentos sempre estiveram ali, ao nosso alcance, mas, de repente, viraram super-heróis da dieta. Ou supervilões. Mas, afinal, será que eles são mesmo tudo aquilo que andam dizendo por aí?

"Não existe nenhum alimento que por si só vai exercer o efeito emagrecedor. Emagrecimento é um processo de reeducação alimentar. É necessário ativar o metabolismo com um combinado de alimentos certos", adianta a nutricionista funcional e esportiva Luciana Harfenist.

Listamos, abaixo, quatro alimentos que vêm sendo incluídos ou excluídos da dieta, com promessas de emagrecimento. Confira:

Goji Berry

"Goji berry promete emagrecer até 5 kg em 1 mês." "Goji berry tem poder rejuvenescedor." "Goji berry elimina celulite." Mas não é exatamente assim, e Luciana Harfenist esclarece como o goji berry atua no organismo, em função desses benefícios.

"O goji berry tem carotenóides, responsáveis por proteger a fruta do tempo e eles têm o mesmo efeito no nosso organismo. Por isso dizem que rejuvenesce, mas isso é a ação antioxidante, ou seja, apenas retarda o envelhecimento", explica.

A fruta não emagrece ou elimina a celulite, exatamente. "O que ela faz é reduzir a produção das substâncias inflamatórias. Celulite é a inflamação nas células de gordura", avisa.

Chia

Emagrece e reduz a gordura? Hum, ajuda. Mas não adianta nada se não estiver aliada a uma alimentação saudável. "A chia é fonte de fibra. A fibra gera saciedade, melhora o trânsito intestinal, ajuda a absorver melhor os nutrientes e melhorar a detoxicação hepática (retirada de substâncias tóxicas do organismo, que ocorre principalmente pelo intestino e fígado)".

Luciana explica que essas sementes têm fibra solúvel, o que aumenta pelo menos 10x o tamanho dela, por isso sacia tanto. "Mas a chia, ao contrário do que muitos pensam, tem bastante caloria. Não é alface!", alerta.

Glúten

Muita gente pensa que tirar o glúten da alimentação é sinônimo de emagrecimento. E, de fato, como ele está presente em pães e biscoitos, quando se exclui esse grupo de alimentos, consomem-se menos calorias. Mas não pelo glúten, exatamente.

"O glúten interfere na permeabilidade da membrana intestinal, responsável pela absorção dos nutrientes. Se eu tenho alteração nesse metabolismo, passo a absorver o que não preciso, facilito a entrada de toxinas", explica Luciana.

A especialista lembra, ainda, que para uma dieta sem ele é preciso recomendação médica."Mas não é todo mundo que precisa. Se o paciente não tem nenhum problema de intestino, substituir o pão normal pelo integral funciona na dieta", avisa.

Para a desintoxicação, avalia a especialista, é preciso tirar o glúten da rotina alimentar porque ele interefe na digestão. "Mas existe um periodo de desintoxicação. Meu detox dura 21 dias, no máximo", alerta.

Tapioca

A tapioca é uma alternativa ao glúten, ao pão do dia a dia, conta a nutricionista. "Mas ela não tem nada de emagrecedor e nem nutricionalmente é melhor do que qualquer outra farinha. A tapioca tem alto índice glicêmico e engorda bem", alerta.

Segundo ela, 2 colheres e meia possuem 140 calorias, o equivalente a uma porção de pão, quatro torradas ou uma batata doce de 100g. A grande diferença é que a digestão é mais fácil que a de glúten, explica.

Fonte: GNT

Veja também

Para que serve e como usar a Chia!17/06/16 A Chia, ou Sálvia Hispânica, é uma planta originária da região andina do México e da Guatemala, com sementes ovais e pequenas de coloração variada (preta, marrom escura, branca ou cinza). Reza a lenda que os guerreiros Maias consumiam apenas um punhado de semente de chia e guerreavam por dois dias por essa razão o nome chia, que significa força.......
DEPRESSÃO: saiba mais sobre essa doença!!!28/08/17 A depressão é uma doença psicológica causada por uma série de transtornos psicológicos que podem ter inúmeras origens desde problemas físicos como sociais. Hoje existe cerca de 121 milhões de......
Como conquistar um bronzeado saudável27/11/15 Dermatologista dá dicas e ensina o que fazer quando a vermelhidão aparecem Aproveitar o verão para conquistar a pele bronzeada dos sonhos parece uma ideia ótima. Contudo é preciso tomar cuidado com a......

Voltar para (NOTÍCIAS)