Postado em 02 de Junho de 2016 às 10h29

Aspectos funcionais das catequinas do Chá Verde!

Boa Forma (62)
Dr. Bem Estar - Seu Portal de Saúde! O Chá Verde contém componentes polifenólicos, que incluem flavanóis, flavandióis, flavonóides e ácidos fenólicos, que totalizam cerca de 30% do peso...

O Chá Verde contém componentes polifenólicos, que incluem flavanóis, flavandióis, flavonóides e ácidos fenólicos, que totalizam cerca de 30% do peso seco das folhas. A maioria dos polifenóis do Chá Verde se apresentam como flavanóis, e dentre estes, predominam as catequinas. As quatro principais catequinas do Chá Verde são epicatequina, 3-galato de epicatequina, epigalocatequina e 3-galato de epigalocatequina.

Vários estudos recentes, além de revelarem o papel do Chá Verde na diminuição de gordura corporal, têm atribuído também uma série de benefícios à saúde a esta bebida.

Uma típica bebida de Chá Verde, preparada em uma proporção de 1 grama de folhas para 100mL de água por 3 minutos de fervura, geralmente, contém cerca de 35-45 mg/100mL de catequinas e 6 mg/100mL de cafeína, dentre outros constituintes.

Entre uma variedade de efeitos benéficos do Chá Verde, grande atenção tem sido dada à redução da gordura corporal. Evidências sugerem que o extrato do Chá Verde contendo 25% de galato de epigalocatequina possa colaborar na redução do apetite e aumentar o catabolismo de gorduras.

A redução de gordura corporal tem sido relatada como fator importante para a melhora do quadro de obesidade, e dentre os fatores envolvidos neste processo, a utilização do Chá Verde tem se mostrado partícipe. Os possíveis efeitos benéficos do consumo do Chá Verde para a saúde tem sido sugeridos em alguns estudos experimentais e epidemiológicos. Adicionalmente, ainda não existe um consenso quanto à dose e ao modo de administração ideal da utilização deste tipo de chá para o tratamento ou a prevenção de obesidade.

Finalmente, com o objetivo de obter redução de gordura corporal torna-se importante aliar o consumo do Chá Verde a um plano alimentar equilibrado, além da prática frequente de atividade física, consideradas condutas favoráveis para acelerar o metabolismo energético. 

Fonte: Chá Verde

Veja também

Por que apostar no Whey Protein mesmo quando você não Treina!17/03/17 Ainda não conhece bem os efeitos do suplemento no seu corpo? Descubra por que você deve tomá-lo após treinar. Longe dos exercícios, o Whey proporciona outros benefícios. No meio da tarde, ele é ótimo para amansar aquela fome voraz por doce, uma mão na roda para quem quer perder peso ajuda a economizar no consumo de calorias e ainda deixa você......
Fuja das doenças no Inverno!17/06/17 Em diversas partes do País o friozinho já chegou e o inverno está perto de começar, no próximo dia 21. Junto com as temperaturas mais frias chegam alguns problemas de saúde, normalmente relacionados à alergias......
Como melhorar o humor através da postura18/06/18 Não é novidade para ninguém que uma postura corporal inadequada pode trazer os mais variados tipos de dor, especialmente nas costas. Mas, uma pesquisa recente da San Francisco State University mostrou que, além das tão......

Voltar para (NOTÍCIAS)