Postado em 26 de Novembro de 2015 às 12h01

Benefícios do Cálcio

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Dr. Bem Estar - Seu Portal de Saúde! O cálcio é um elemento químico fundamental, que ajuda a equilibrar o organismo, e deve ser ingerido diariamente. A dosagem diária recomendada de cálcio pode variar de 1.000...

O cálcio é um elemento químico fundamental, que ajuda a equilibrar o organismo, e deve ser ingerido diariamente. A dosagem diária recomendada de cálcio pode variar de 1.000 a 1.300mg para indivíduos adultos. A deficiência de cálcio no corpo pode causar diversos problemas para a saúde, como: osteoporose (fraqueza nos ossos, podendo ocasionar fraturas), raquitismo (deformação óssea na infância) e osteomalácia (deformação nos ósseos na fase adulta). A falta de cálcio também pode desencadear aumento de peso, pois o organismo fica desequilibrado e os tecidos de gordura começam a inchar.

Dentre seus benefícios podemos citar: auxilia no processo de contração e relaxamento dos músculos e na transmissão dos estímulos nervosos, regula os batimentos do coração e ajuda a combater a hipertensão. Nos anos 90, uma pesquisa feita por estudiosos da Universidade de Tennessee, localizada nos Estados Unidos, revelou que existe uma relacão entre a perda de peso e o mineral cálcio, pois ele é capaz de interferir na formação das células adiposas, além de criar uma espécie de barreira, fazendo com que toda a gordura da comida não seja absorvida pelo organismo.

Apesar de todos esses benefícios, não é necessário ingerir uma quantidade exagerada de cálcio, pois o corpo geralmente absorve entre 10% a 30% do cálcio que é consumido. A ingestão muito acima do aconselhado pode provocar calcificação em excesso dos ossos, dificuldade para o organismo absorver ferro, falência renal e até mesmo distúrbio psicológicos.

É importante ingerir alimentos ricos em cálcio durante toda a fase da vida e indivíduos adultos devem tomar atenção extra a partir dos 50 anos, pois é neste período que se começa a perder massa óssea, especialmente nas mulheres. Durante a gestação e a lactação, é preciso que se acentue o cálcio nas refeições (em média 1.300 mg por dia), o mesmo é válido para os adolescentes, por causa da formação da estrutura óssea.

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