Postado em 22 de Abril de 2016 às 07h50

Benefícios do Mel

Alimentação (91)
Dr. Bem Estar - Seu Portal de Saúde! Com a vinda do outono, é comum o organismo humano estar mais propenso a resfriados, para isso é preciso fazer a prevenção com alimentos que fornecem nutrientes necessários...

Com a vinda do outono, é comum o organismo humano estar mais propenso a resfriados, para isso é preciso fazer a prevenção com alimentos que fornecem nutrientes necessários para garantir a qualidade de vida e deixar o sistema imunológico forte.

O mel é um dos produtos fornecidos pelas abelhas mais conhecidos e disseminados pelo mundo, o mesmo se produz a partir do néctar das flores, e possui um alto valor nutricional.

Quimicamente o mel é composto por açúcares (70-80%), com predominância de glicose e frutose, água (10-20%) e outros constituintes em proporções mínimas como sais minerais, ácidos orgânicos, vitaminas, compostos fenólicos, proteínas e aminoácidos livres.

O mel é um ótimo alimento natural para crianças e pessoas debilitadas, dada a digestibilidade dos seus açúcares redutores. Assim, o mel é utilizado como fonte energética, apresentando reconhecido efeito laxante. Por ser um alimento de alto valor nutritivo é indicado para sarar fadigas físicas e mentais, no tratamento de tosse e como agente tópico apresenta atividade antimicrobiana. O mel também é eficaz contra lesões gástricas agudas e crônicas e possui efeito antioxidante.

O mel de abelhas tem demonstrado através de estudos que possui atividade antibacteriana e facilita a cicatrização de feridas, queimaduras, atuando como barreira viscosa, impedindo a entrada de substâncias e a perda de fluido para o meio externo.

O sabor e o aroma do mel estão essencialmente ligados a cor, quanto mais escuro mais rico em minerais e consequentemente terá um sabor e aroma mais forte.

Por fim vale lembrar que o mel apresenta efeito imunológico, possui atividade antimicrobiana, antiinflamatória, sedativa, analgésica e expectorante contribuindo para a garantia da saúde e do bem estar. Para saber mais acesse a fan page da VitaFrux.

Fonte: VitaFrux

Veja também

Boa alimentação durante a menopausa09/07/18 A única certeza de que nós, mulheres, podemos ter é que essa hora vai chegar. Para umas mais cedo, infelizmente, para outras no tempo certo que tem que acontecer. A menopausa é um período fisiológico caracterizado pela declínio dos hormônios reprodutivos, progesterona e estrógeno. Infelizmente acompanhado de sintomas bem temidos e......
Os 5 melhores alimentos ricos em proteínas15/01 A proteína é muito importante para diversas funções: está em todas as células, tecidos e hormônios. Protege e regula as reações químicas do organismo e repara tecidos e......
Alimentação saudável na meia-idade10/06/19 Manter uma alimentação e rotina saudáveis deve ser uma preocupação para qualquer faixa etária. Entretanto, na faixa da meia-idade, período entre 40 e 65 anos, a atenção para isso costuma redobrar,......

Voltar para (NOTÍCIAS)