Postado em 22 de Abril de 2016 às 07h50

Benefícios do Mel

Alimentação (69)
Dr. Bem Estar - Seu Portal de Saúde! Com a vinda do outono, é comum o organismo humano estar mais propenso a resfriados, para isso é preciso fazer a prevenção com alimentos que fornecem nutrientes necessários...

Com a vinda do outono, é comum o organismo humano estar mais propenso a resfriados, para isso é preciso fazer a prevenção com alimentos que fornecem nutrientes necessários para garantir a qualidade de vida e deixar o sistema imunológico forte.

O mel é um dos produtos fornecidos pelas abelhas mais conhecidos e disseminados pelo mundo, o mesmo se produz a partir do néctar das flores, e possui um alto valor nutricional.

Quimicamente o mel é composto por açúcares (70-80%), com predominância de glicose e frutose, água (10-20%) e outros constituintes em proporções mínimas como sais minerais, ácidos orgânicos, vitaminas, compostos fenólicos, proteínas e aminoácidos livres.

O mel é um ótimo alimento natural para crianças e pessoas debilitadas, dada a digestibilidade dos seus açúcares redutores. Assim, o mel é utilizado como fonte energética, apresentando reconhecido efeito laxante. Por ser um alimento de alto valor nutritivo é indicado para sarar fadigas físicas e mentais, no tratamento de tosse e como agente tópico apresenta atividade antimicrobiana. O mel também é eficaz contra lesões gástricas agudas e crônicas e possui efeito antioxidante.

O mel de abelhas tem demonstrado através de estudos que possui atividade antibacteriana e facilita a cicatrização de feridas, queimaduras, atuando como barreira viscosa, impedindo a entrada de substâncias e a perda de fluido para o meio externo.

O sabor e o aroma do mel estão essencialmente ligados a cor, quanto mais escuro mais rico em minerais e consequentemente terá um sabor e aroma mais forte.

Por fim vale lembrar que o mel apresenta efeito imunológico, possui atividade antimicrobiana, antiinflamatória, sedativa, analgésica e expectorante contribuindo para a garantia da saúde e do bem estar. Para saber mais acesse a fan page da VitaFrux.

Fonte: VitaFrux

Veja também

Você já tomou um Chá hoje?!12/01/17 Todos nós já tomamos uma xícara de chá alguma vez na vida. Os benefícios de um chá são inúmeros desde aliviar um desconforto, relaxar a dormir melhor. Muitas pessoas já tem como hábito tomar uma xícara de chá todos os dias. Incluir o consumo de chá em sua dieta diária é saudável e regado de propriedades......
Saúde Mental: A nutrição do cerébro!09/10/17 Com o objetivo de promover reflexões sobre os problemas de saúde mental que afetam mais de 400 milhões de pessoas em todo o mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), além de disseminar......
Conheça o que são Peptídeos de Colágeno!21/03/16 O colágeno é a proteína mais abundante do corpo humano, representando 25% do total de proteína, sendo o maior constituinte do tecido conectivo (pele, tendões, cartilagem e ossos). Os peptídeos de colágeno......

Voltar para (NOTÍCIAS)