Postado em 22 de Abril de 2016 às 07h50

Benefícios do Mel

Alimentação (92)
Dr. Bem Estar - Seu Portal de Saúde! Com a vinda do outono, é comum o organismo humano estar mais propenso a resfriados, para isso é preciso fazer a prevenção com alimentos que fornecem nutrientes necessários...

Com a vinda do outono, é comum o organismo humano estar mais propenso a resfriados, para isso é preciso fazer a prevenção com alimentos que fornecem nutrientes necessários para garantir a qualidade de vida e deixar o sistema imunológico forte.

O mel é um dos produtos fornecidos pelas abelhas mais conhecidos e disseminados pelo mundo, o mesmo se produz a partir do néctar das flores, e possui um alto valor nutricional.

Quimicamente o mel é composto por açúcares (70-80%), com predominância de glicose e frutose, água (10-20%) e outros constituintes em proporções mínimas como sais minerais, ácidos orgânicos, vitaminas, compostos fenólicos, proteínas e aminoácidos livres.

O mel é um ótimo alimento natural para crianças e pessoas debilitadas, dada a digestibilidade dos seus açúcares redutores. Assim, o mel é utilizado como fonte energética, apresentando reconhecido efeito laxante. Por ser um alimento de alto valor nutritivo é indicado para sarar fadigas físicas e mentais, no tratamento de tosse e como agente tópico apresenta atividade antimicrobiana. O mel também é eficaz contra lesões gástricas agudas e crônicas e possui efeito antioxidante.

O mel de abelhas tem demonstrado através de estudos que possui atividade antibacteriana e facilita a cicatrização de feridas, queimaduras, atuando como barreira viscosa, impedindo a entrada de substâncias e a perda de fluido para o meio externo.

O sabor e o aroma do mel estão essencialmente ligados a cor, quanto mais escuro mais rico em minerais e consequentemente terá um sabor e aroma mais forte.

Por fim vale lembrar que o mel apresenta efeito imunológico, possui atividade antimicrobiana, antiinflamatória, sedativa, analgésica e expectorante contribuindo para a garantia da saúde e do bem estar. Para saber mais acesse a fan page da VitaFrux.

Fonte: VitaFrux

Veja também

Vegetarianismo!18/10/16 O vegetarianismo abrange ampla variedade de práticas dietéticas com diferentes implicações para a saúde. Assim, há diferentes definições e fundamentações das práticas vegetarianas, como, por exemplo: a dieta vegan, que não contém nenhum produto de origem animal; a lactoovovegetariana, que inclui produtos lácteos e ovos;......
Receitas: Travessa de frutas da bruxa30/10/18 Preparo: 10 min Rendimento: uma travessa média Ingredientes 20 Mini mexericas Mirtilos e Amoras à gosto Talo do Salsão Modo de preparo Descasque as mexericas tomando cuidado para não soltar os gominhos. Em......
7 truques para uma dieta eficaz (e realmente saudável)!30/10/17 Existe a dieta dos sumos, do ovo, do guerreiro e até de emergência para noivas. A verdade é que estão sempre a surgir novas dietas e são várias as pessoas que as seguem, à procura de resultados rápidos e......

Voltar para (NOTÍCIAS)