Postado em 13 de Dezembro de 2017 às 14h29

Biofeedback: técnica para obter equilíbrio emocional

Bem-estar (49)
Dr. Bem Estar - Seu Portal de Saúde! A evolução tecnológica tem permitido que as pessoas tenham mais acesso à informação e tem proporcionado grandes transformações em vários...

A evolução tecnológica tem permitido que as pessoas tenham mais acesso à informação e tem proporcionado grandes transformações em vários setores.

As pessoas vivem cada vez mais, mas não necessariamente com uma boa qualidade de vida. Em parte, a dependência da tecnologia é cada vez maior e a sociedade em geral deve estar preparada para enfrentar grandes desafios.

Por outro lado, podemos afirmar que os avanços da tecnologia têm trazido grandes benefícios de forma a melhorar a vida das pessoas, principalmente em relação à saúde. São aparelhos eletrônicos, aplicativos digitais, softwares... sobretudo no que diz respeito ao diagnóstico e tratamentos, de maneira a prevenir e evitar o agravamento de doenças e problemas.

E hoje, em especial, vamos abordar uma técnica, que é resultado de pesquisas de psicofisiologia, para aumentar o equilíbrio emocional: o biofeedback cardiovascular. O Biofeedback cardiovascular é uma ferramenta auxiliar na gestão do stress utilizada de modo complementar para verificação do nível de stress e tensão momentâneos. É um instrumento que ensina a desenvolver a capacidade de autorregulação.

É possível identificar as reações aos estímulos das pessoas através de sensores eletrônicos que avaliam os processos fisiológicos tais como: frequência cardíaca, temperatura periférica, resposta galvânica da pele, tensão muscular, pressão arterial e atividade cerebral.

O biofeedback nos permite visualizar, na tela do computador, reações emocionais que ocorrem quando uma pessoa revive momentos de tensão, por meio de jogos interativos no computador e exercícios de respiração. O objetivo é alcançar a coerência cardíaca, que é o equilíbrio entre o corpo e a mente, resultando em uma vida com mais qualidade.

Pode ser utilizado como auxiliar em tratamentos médicos e terapêuticos e proporciona grandes benefícios, tais como:

- aumento da consciência e da percepção das reações e sensações do corpo;

- aumento do controle emocional;

- redução de dores crônicas e tensões físicas;

- redução do stress, da ansiedade e da depressão;

- redução da insônia e hiperatividade;

- aumento da concentração de pacientes com TDAH

- auxilio nos tratamentos tratamentos como enxaquecas, reabilitação após lesões, derrames, incontinência, asma.

No Espaço Meus Miolos, em Belo Horizonte já existe essa ferramenta disponível para complementar e elevar os resultados dos programas individuais e em grupo para gestão do stress e aumento da qualidade de vida.

Isabela Capelão - Gestão do stress e qualidade de vida.

Isabela Capelão é especialista em gestão do stress e uma estudiosa do comportamento humano, criadora do Programa anti-stress Levemente.

Coach, terapeuta, palestrante e treinadora, utiliza jogos, dinâmicas e metodologias diversas com fundamentos da programação neurolinguística, coaching, psicologia positiva, hipnose, neurociência, terapia ericksoniana, mindfulness e outras para proporcionar desenvolvimento de habilidades e estratégias para a gestão do stress e melhoria da qualidade de vida e bem-estar do indivíduo, grupos, equipes ou organizações.

www.meusmiolos.com.br

Contato: isabelacapelao@meusmiolos.com.br

Linkedin: /isabelacapelao                                 Youtube: /isabelacapelao

Facebook: @meusmiolos/isabelacapelao        Instagram: @frasesisabelacapelao

Veja também

6 dicas para exercitar seu cérebro12/11/18 Que é preciso manter o corpo em forma para envelhecer bem, todos sabem. Já o esforço para manter o cérebro em forma, também essencial nessa jornada, acaba ficando um pouco de lado para a maioria das pessoas. A neuróbica, assim como a ginástica para o corpo, é uma série de exercícios desenvolvidos pensando na manutenção da......
8 atitudes para ser mais feliz e aumentar a autoestima23/08/17 Um dia você acorda e acha o cabelo feio, encana com seu sorriso e briga com as gordurinhas laterais. Isso quando não duvida da sua capacidade no trabalho. Calma aí! Esses são sinais típicos de que sua autoestima anda abalada......
Reclamar pode fazer muito mal para seu cérebro!23/10/17 Pesquisas mostram que reclamações corriqueiras fazem mal não só para o clima ao seu redor como trazem malefícios para o cérebro e toda a saúde. Falar sobre a falta de ânimo das segundas-feiras, a......

Voltar para (NOTÍCIAS)