Postado em 29 de Julho de 2020 às 16h48

Como combater a ansiedade em meio a pandemia?

Alimentação (92)
Dr. Bem Estar - Seu Portal de Saúde! A pandemia mexeu com a rotina das pessoas e aflorou nelas a ansiedade, causando apreensão, medo, nervosismo e preocupação. Com o home office e períodos mais longos dentro de casa,...

A pandemia mexeu com a rotina das pessoas e aflorou nelas a ansiedade, causando apreensão, medo, nervosismo e preocupação. Com o home office e períodos mais longos dentro de casa, naturalmente muitos estão comendo mais e, muitas vezes, nem dando atenção à qualidade do que estão consumindo, prejudicando a saúde. Confira abaixo algumas dicas da nutricionista Ana Carolina Andretti para você combater a ansiedade em meio à pandemia.

Equilibre a serotonina

No cenário atual, a serotonina é essencial para diminuir a ansiedade. A serotonina é um neurotransmissor cerebral responsável pela sensação de bem-estar, que regula o sono e o humor. Ela é produzida a partir do triptofano, um aminoácido essencial que o organismo não é capaz de produzir, mas está presente em peixes, ovo, nozes, castanhas, leguminosas e queijo.

O triptofano também é encontrado em suplementos alimentares, como o Ansiozen. A suplementação é indicada para potencializar a falta de alguma vitamina ou nutriente. Ana Caroline destaca que, em alguns casos, a suplementação é aplicada na dieta de pessoas que não conseguem comer algum alimento por intolerância, como o leite no caso do cálcio, por exemplo. “As pessoas são fisiologicamente diferentes e, antes de sair fazendo a suplementação, é necessário avaliar o que a pessoa precisa para ter os melhores resultados”.

Evite carboidratos em excesso

A alimentação saudável é a base da saúde. Por mais que a correria do dia a dia limite a elaboração de pratos complexos, a orientação é fugir de alimentos ultraprocessados. A nutricionista alerta para o excesso de carboidrato na dieta e conta que dá sim para ter uma alimentação equilibrada, com frutas, verduras e fibras, por exemplo.

“Quanto mais carboidrato na sua dieta alimentar, há a diminuição do nível de serotonina no organismo e a pessoa tem tendência à ansiedade, desencadeando a vontade de comer doces e ainda mais carboidratos. O zinco tende a aumentar o apetite, principalmente de comida saudável, mas é importante tomar zinco sozinho, para potencializar o efeito”.

Junte proteína ao prato

O consumo de proteína ajuda a gerenciar a ansiedade de forma natural. Agregar proteína ao lanche faz com que a glicose seja liberada lentamente no organismo. Faça escolhas melhores, no café da manhã, por exemplo, um ovo cozido esmagado e misturado com azeite para passar no pão é uma dica simples e que ajuda a controlar a ansiedade durante o dia.

À noite, a preocupação com a alimentação tem ligação com um sono tranquilo. Opte por alimentos que gastem mais energia para serem digeridos. Comece com uma salada, pois exige mais mastigação e isso sinaliza o cérebro de que o corpo está se alimentando e o intestino libera enzimas que ajudam na digestão.

Ana Carolina também explica que um whey de qualidade, por conta da sua qualidade nutricional, é perfeito para quem tem ansiedade. Mas atenção à quantidade de suplemento. Quem fazia o uso regular antes da pandemia deve diminuir agora, principalmente se está menos ativo.

Coma devagar

Quanto mais rápido você come, mais o cérebro demora a perceber que o corpo está recebendo alimento e é o estômago que vai avisar que você chegou ao seu limite. “Coma devagar para sentir a saciedade antes. Preste atenção no que você está comendo. A mastigação é o início do processo de digestão do corpo. Parece bobo, mas é extremamente importante”, finaliza a nutricionista.

Fonte: ClinicMais

Veja também

CARBless opção saudável para o gerenciamento de peso22/04/16 A obesidade é considerada uma epidemia mundial e encontra-se em constante crescimento. Suas taxas aumentaram de forma alarmante nos últimos anos, principalmente, em países em desenvolvimento, os quais têm vivenciado um estilo de vida com diminuição da prática de atividade física e consumo excessivo de alimentos refinados e de alta densidade......
Inscreva-se 5º Concurso de Receitas QuantyVitta!06/07/16 Já preparou sua receita para participar do 5º Concurso de Receitas QuantyVitta? As inscrições seguem até domingo, dia 10. É a sua chance de fazer a receita que gosta, mostrar sua criatividade e ainda ganhar......
Importância das fibras no organismo03/09/18 Elas fazem muito mais do que saciar a fome. A melhor opção é escolher alimentos integrais, que contêm esse importante nutriente. Você já ouviu falar que as fibras alimentares são ótimas para a......

Voltar para (NOTÍCIAS)