Postado em 05 de Abril de 2016 às 14h41

Como enriquecer a goma da tapioca?

Alimentação (53)
Dr. Bem Estar - Seu Portal de Saúde! Você é fã de tapioca? Pois saiba que, feita a partir da fécula da mandioca, ela é rica essencialmente em carboidrato, que dá energia para as atividades do cotidiano e...

Você é fã de tapioca? Pois saiba que, feita a partir da fécula da mandioca, ela é rica essencialmente em carboidrato, que dá energia para as atividades do cotidiano e ativa os meios transmissores da serotonina, substância responsável pelo bom humor e pela sensação de felicidade. “Ela é um carboidrato simples, como o pão branco, mas a vantagem é que pode ser consumida por pessoas com alergia ou intolerância ao glúten”, afirma Daniela Pane, nutricionista.

No entanto, a iguaria, herança de nossa ancestralidade indígena, pode ficar ainda mais saudável se misturarmos à massa alguns ingredientes, como grãos e cereais. “Podemos acrescentar à goma aveia ou quinoa em flocos, além de gergelim, sementes de chia e linhaça, por exemplo”, exemplifica a especialista”. E a boa notícia é que “a aveia tem fibras que ajudam a reduzir o colesterol, a quinoa adiciona proteína ao alimento, o gergelim é uma fonte de cálcio e a chia e a linhaça são ricas em ômega-3 e ômega-6, que ajudam a proteger o coração”, complementa.

É possível, ainda, misturar oleaginosas, como a castamnha-do-pará ou a de caju . “Hoje, muita gente faz leite vegetal com as castanhas e sobram os resíduos. Eles também pode ser acrescentados na goma e levados ao fogo”, indica Daniela.

Outra forma de dar mais sustância para a tapioca é acrescentar um ovo a duas colheres de sopa da goma para preparar a crepioca. “O ovo é rico em proteínas, tem todos os aminoácidos de que precisamos e algumas vitaminas, como a D e a B12. Mas, se a pessoa tiver que controlar o colesterol, é necessário que use apenas a clara no preparo”, conclui Pane.

Fonte: Daqui Dali

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