Postado em 26 de Setembro de 2016 às 09h37

Confira 10 dicas para tornar a alimentação das crianças mais saudável!

Alimentação (65)
Dr. Bem Estar - Seu Portal de Saúde! O hábito alimentar se forma durante a infância. Por isso, a introdução de novos alimentos deve ser estimulada nessa fase, com adequação à quantidade e qualidade...

O hábito alimentar se forma durante a infância. Por isso, a introdução de novos alimentos deve ser estimulada nessa fase, com adequação à quantidade e qualidade da alimentação das crianças.

Alimentos sem valor nutricional, como biscoitos, refrigerantes e salgadinhos, devem ser evitados ao máximo, pois não fornecem os nutrientes necessários para o crescimento das crianças. Além disso, podem elevar o risco de desenvolvimento de obesidade e complicações futuras, como diabetes e hipertensão arterial.

Confira 10 dicas para tornar a alimentação das crianças mais saudável:

1. Estimule o hábito de tomar café da manhã!

Essa é uma das refeições mais importantes do dia e deve conter todos os grupos de alimentos: carboidratos, como torradas e pães integrais; proteínas, como queijo branco ou leite; e reguladores, como frutas.

2. Ofereça pequenos lanches intermediários!

Como frutas ou vitaminas, para evitar períodos prolongados de jejum.

3. Estabeleça horários fixos para as refeições!
Mantenha uma rotina alimentar. O ideal é oferecer 6 refeições diárias, sendo: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia, se necessário.

4. Use a criatividade!
Monte pratos coloridos ou com desenhos para as crianças. Incentive a descoberta de novos sabores.

5. Evite oferecer líquidos junto com as refeições!
Assim a criança se sentirá saciada com uma pequena quantidade de alimentos.

6. Deve-se ter cuidado com a alimentação!
Crianças com alergia alimentar para que a ela supra as necessidades nutricionais e que a troca dos alimentos seja feita de maneira correta a fim de evitar deficiências nutricionais.

7. Ofereça frutas de sobremesa ao invés de doces!


8. Até o 6º mês de vida, a criança não precisa de outro alimento além do leite materno!

Também não é necessário oferecer água ou chá.

9. Ao iniciar a introdução de novos alimentos, evite batê-los no liquidificador!

O ideal é amassar com o garfo, pois assim o desenvolvimento da musculatura facial é estimulado.

10. Inclua verduras e legumes em todas as refeições!

Assim a criança irá se habituar a esses sabores.

Fonte: Vitafrux

Veja também

CARBless opção saudável para o gerenciamento de peso22/04/16 A obesidade é considerada uma epidemia mundial e encontra-se em constante crescimento. Suas taxas aumentaram de forma alarmante nos últimos anos, principalmente, em países em desenvolvimento, os quais têm vivenciado um estilo de vida com diminuição da prática de atividade física e consumo excessivo de alimentos refinados e de alta densidade......
Algumas práticas para se manter menos estressada no trabalho!05/05/16 Com a correria do dia a dia, muitas pessoas acabam ficando ansiosas e nervosas devido as tarefas que elas tem para realizar em um curto espaço de tempo. Mas isso não faz bem, então o melhor que se tem a fazer é tirar um tempo pra......

Voltar para (NOTÍCIAS)