Postado em 12 de Março às 10h23

Conheça a Medicina Tradicional Chinesa e seus benefícios!

Saúde (101)
Dr. Bem Estar - Seu Portal de Saúde! A aculturação da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) nos países ocidentais a partir da década de 1970, emergiu certo interesse em desenvolver pesquisas sobre o assunto. Desde...

A aculturação da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) nos países ocidentais a partir da década de 1970, emergiu certo interesse em desenvolver pesquisas sobre o assunto. Desde então, há artigos que confirmam sua atuação com um longo percurso futuro.

A Medicina Tradicional Chinesa originou-se ao longo do Rio Amarelo, tendo formado a sua estrutura acadêmica há muito tempo. Ao longo dos séculos, passou por muitas inovações em diferentes dinastias, tendo formado muitos médicos famosos e diferentes escolas. É considerada uma das mais antigas formas de Medicina Oriental.

Mas o que é MTC?

A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) é um modelo de tratamento de saúde milenar, que reconhece a relação entre o corpo, a energia e a natureza e, que considera o homem como integrante das forças naturais.

As formulações e seus ingredientes estão relacionados com elementos, que podem ser entendidos como fases ou movimentos das energias Yin e Yang. Cada elemento faz referência a algum órgão ou parte do corpo humano.

O equilíbrio do Yin-Yang, a base principal da Medicina Tradicional Chinesa, diz respeito ao equilíbrio no corpo e seus órgãos. A maior parte dos médicos chineses acredita na existência de vários tipos de Qi.

O Qi é a energia vital!

O seu fluxo no corpo depende do ambiente e do que acontece com esse corpo: lesões, sofrimento físico e má alimentação provocam uma deficiência de Qi.

Cada pessoa e órgão possui um ponto ideal de equilíbrio de yin e yang para ser saudável, e a ideia geral da medicina chinesa é que podemos alcançá-lo através de técnicas medicinais específicas.

O que os especialistas dizem sobre os cinco elementos:

Segundo a astrologia chinesa, o universo é basicamente formado por cinco elementos: água, terra, metal, fogo e madeira. Estes se alinham em forma de círculo e formam uma estrela que define as relações entre eles: afinidade e repúdio.

MADEIRA: Representa a expansão em todas as direções. Está relacionado ao tratamento da parte esquerda do corpo, que incluem o fígado, vesícula biliar, olhos e músculos e tendões.

FOGO: Ascendência de crescimento e amplitude da alegria e do riso. Está ligado ao tratamento da parte superior, cabeça e região cardiorrespiratória.

TERRA: Estabilidade e equilíbrio das emoções. Está associado à melhoria da região gastrointestinal, baço, pâncreas, estômago e boca.

METAL: Relacionado ao tratamento do lado direito do corpo, como por exemplo, o pulmão, intestino grosso, nariz, pele e pêlos. Representando os sentimentos frios.

ÁGUA: Simboliza descendência, ao contrário do fogo é a interiorização. Está relacionada ao trato da parte geniturinária, rins, bexiga, orelhas, ouvidos e ossos.

É importante notar que cada pessoa tem os cinco elementos, podendo ser encontrados em excessos fortalecidos, com deficiência, enfraquecidos ou saudáveis. O tratamento com as formulações e produtos da MTC tem como objetivo equilibrar os diversos elementos para alcançar bem-estar físico e mental.

No Brasil, os produtos da Medicina Tradicional Brasileira chegaram há poucas décadas, entretanto a produção e a comercialização das formulações é reconhecida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Profissionais, tais como, médicos e farmacêuticos em conjunto com as indústrias estão estudando e aprimorando as formulações e ingredientes na busca de resultados positivos para o consumidor.

Atualmente, a ClinicMais está desenvolvendo pesquisas e fórmulas sobre a Medicina Tradicional Chinesa. Com mais de 20 anos no mercado de produtos naturais e mais de 200 itens em seu portfólio, agora conta também com o lançamento de uma linha exclusiva para MTC.

Essa linha contará com 16 produtos exclusivos da Medicina Tradicional Chinesa, entre eles:

Tribulus Terrestris - bai ji li (Tribulus)
Erva usada como estimulante, podendo ajudar a controlar a pressão arterial, reduzir os níveis de triglicerídeos e ajudar de forma significativa no ganho de massa muscular.

Rhizoma Valerianae - xie cao (Valeriana)
Valeriana officinalis é uma planta medicinal conhecida por ser dotada de propriedades antiespasmódicas, sedativas, calmantes, soníferas e soporíferas. Após estudos, foi comprovada a eficácia do uso de valeriana no combate à insônia, sendo hoje, muito utilizada como medicamento fitoterápico.

Radix Curcumae - jiang huang (Cúrcuma)
Também conhecido como açafrão-da-terra, é uma raiz da família do gengibre e seu uso já se deve há mais de 4000 anos, atuando como um potente fitoterápico. Possui ação anti-inflamatória, estimula o sistema imune, auxilia no alívio de inflamações da pele como eczemas e acnes.

Mas os benefícios da Medicina Tradicional Chinesa não param por aí…

Melhoria da fertilidade e libido;
Função antigripal, antioxidante e antibacteriana;
Auxilia a regular o sono;
Antidepressivo e relaxante;
Redução da fadiga;
Ajuda no tratamento de insuficiência venosa;
Coadjuvante na celulite;

Agora imagine esses benefícios distribuídos em 16 produtos pensados e desenvolvidos com excelência para melhoria da sua vida! Clique aqui e conheça todas as novidades da Medicina Tradicional Chinesa.

Saiba mais em www.clinicmais.com.br e fique por dentro das novidades desta categoria!
 

Veja também

Dia do médico: a importância desse profissional18/10/17 Hoje, dia 18, é comemorado o Dia do Médico. Uma profissão que exige esforço, dedicação e vocação, afinal, lida com a vida. E os serviços podem ser necessários a qualquer hora, pois quem escolheu a medicina como área de atuação sabe que as emergências não escolhem momento. “Poder melhorar a qualidade de......
Junho Vermelho: o que você precisa saber para doar sangue13/06/17 A campanha visa alertar para a importância de manter os estoques de sangue abastecidos nos meses de frio. Durante o inverno, é comum que os bancos de sangue do país fiquem desfalcados, já que essa é a temporada de......
Coronavírus e a imunidade05/02/20 O sistema imunológico do nosso corpo é a defesa do organismo contra agentes infecciosos. É constituído por células especiais, tecidos, proteínas e órgãos que têm o papel de nos defender contra......

Voltar para (NOTÍCIAS)