Postado em 29 de Maio de 2017 às 08h20

Corrida: Mulheres que praticam devem ficar Atentas ao Quadril!

Boa Forma (57)
Dr. Bem Estar - Seu Portal de Saúde! A corrida traz vários benefícios para a saúde da mulher. Além de acelerar o metabolismo, ela aumenta a capacidade cardiorrespiratória, tonifica os músculos, melhora o...

A corrida traz vários benefícios para a saúde da mulher. Além de acelerar o metabolismo, ela aumenta a capacidade cardiorrespiratória, tonifica os músculos, melhora o humor e diminui o estresse. Entretanto ao praticar a corrida é preciso tomar cuidado com o quadril, as lesões nesta parte do corpo variam de 3 a 11% do total de ferimentos nos membros inferiores e geralmente são causadas por microtraumas de repetição, gerando sobrecarga excessiva nos tecidos sem que eles tenham tempo suficiente para cicatrização.

Para compensar a fraqueza a sobrecarga é imposta aos outros músculos, o tensor da fáscia lata e o trato iliotibial, aumentando o atrito na bursa com o osso lateral do quadril. “Com a continuidade da fricção, podem ocorrer dor, inflamação e degeneração dos músculos laterais e posteriores ao quadril”, afirma o médico e cirurgião ortopedista, especialista em cirurgia do quadril, Giancarlo Polesello.

De acordo com o especialista, um estudo demonstrou que o aumento repentino na distância semanal percorrida por mais de 30% ao longo de um período de 2 semanas pode aumentar o risco de desenvolvimento de lesões relacionadas a corrida. Menores taxas de lesões foram encontradas em corredores que não ultrapassam o aumento de 10% na distância semanal em um período de 2 semanas. Dessa forma, recomenda-se que o aumento de distância semanal percorrida não ultrapasse 10%.

Antes de começar a correr, o médico indica realizar uma boa avaliação funcional e preparar seu corpo para a atividade que está por vir. Estes cuidados vão contribuir para a longevidade da corrida e evitar afastamento por lesões. Confira as dicas de Giancarlo Polesello, desenvolvidas junto com a fisioterapeuta, Andreza Maroneze, para evitar lesões:

Dicas de Exercícios que Fortalecem o Quadril:

Ponte: deitar de barriga para cima com os braços esticados e joelhos dobrados. Contrair o abdômen e elevar o quadril, mantendo suspenso por 10 segundos e retornar. Repetir 3 vezes.

Prancha ventral: deitar de barriga para baixo com os cotovelos e antebraços posicionados no chão na largura dos ombros e pernas estendidas com a ponta do pé apoiada no solo. Contrair o abdômen e elevar o tronco com o corpo alinhado e paralelo ao chão, manter suspenso por 10 segundos e retornar. Repetir 3 vezes.

Perdigueiro: Iniciar o movimento em 4 apoios, tocando as 2 mãos e os 2 joelhos no solo. Retirar uma das mãos do chão, esticando o braço a frente e a perna oposta para trás. Manter membros suspensos por 10 segundos e retornar. Repetir 3 vezes.

Fonte: Vitafrux

Veja também

Benefícios do Cálcio26/11/15 O cálcio é um elemento químico fundamental, que ajuda a equilibrar o organismo, e deve ser ingerido diariamente. A dosagem diária recomendada de cálcio pode variar de 1.000 a 1.300mg para indivíduos adultos. A deficiência de cálcio no corpo pode causar diversos problemas para a saúde, como: osteoporose (fraqueza nos ossos, podendo ocasionar fraturas),......
8 atitudes para ser mais feliz e aumentar a autoestima23/08/17 Um dia você acorda e acha o cabelo feio, encana com seu sorriso e briga com as gordurinhas laterais. Isso quando não duvida da sua capacidade no trabalho. Calma aí! Esses são sinais típicos de que sua autoestima anda abalada......
Como conquistar um bronzeado saudável27/11/15 Dermatologista dá dicas e ensina o que fazer quando a vermelhidão aparecem Aproveitar o verão para conquistar a pele bronzeada dos sonhos parece uma ideia ótima. Contudo é preciso tomar cuidado com a......

Voltar para (NOTÍCIAS)