Postado em 18 de Outubro de 2017 às 12h15

Dia do médico: a importância desse profissional

Saúde (84)

Hoje, dia 18, é comemorado o Dia do Médico. Uma profissão que exige esforço, dedicação e vocação, afinal, lida com a vida. E os serviços podem ser necessários a qualquer hora, pois quem escolheu a medicina como área de atuação sabe que as emergências não escolhem momento. “Poder melhorar a qualidade de vida de uma pessoa é muito gratificante.

Ver o sorriso de um paciente por ter conseguido ajudar ele em algum problema de saúde que estava enfrentando é algo que nos motiva cada vez mais a continuar trabalhando”, ressalta o cardiologista Leandro Vieira de Souza.

O dia 18 de outubro foi escolhido como o Dia do Médico, em referência ao Dia de São Lucas, o padroeiro da Medicina. Ele teria estudado medicina, além de ser pintor, músico e historiador. A tradição de ter São Lucas como o patrono dos médicos se iniciou por volta do século XV.

O médico é o profissional responsável por descobrir as enfermidades que atingem determinado paciente, fornecendo suporte e indicações adequadas para que haja a cura. É ele também o responsável por indicar formas de prevenir doenças e orientar o indivíduo para que esse possa ter uma vida mais saudável.

A medicina, sem dúvidas, é uma das áreas do conhecimento que exigem maior comprometimento e responsabilidade por parte do profissional. É fundamental sempre para o profissional um investimento constante em aperfeiçoamento, ficando sempre informado a respeito das novas descobertas científicas, conhecendo novos tratamentos e exames, além de estar atento às novas doenças que surgem a todo tempo.

Atualmente existem 54 especialidades médicas que o profissional pode escolher. São elas: Alergia e Imunologia, Anestesiologia, Angiologia, Cancerologia (oncologia), Cardiologia, Cirurgia Cardiovascular, Cirurgia da Mão, Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Cirurgia do Aparelho Digestivo, Cirurgia Geral, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Plástica, Cirurgia Toráxica, Cirurgia Vascular, Clínica Médica, Coloproctologia, Dermatologia, Endocrinologia e Metabologia, Endoscopia, Gastroenterologia, Genética Médica, Geriatria, Ginecologia e obstetrícia, Hematologia e Hemoterapia, Homeopatia, Infectologia, Mastologia, Medicina de Família e Comunidade, Medicina do Trabalho, Medicina do Tráfego, Medicina Esportiva, Medicina Física e Reabilitação, Medicina Intensiva, Medicina Legal e Perícia Médica, Medicina Nuclear, Medicina Preventiva e Social, Nefrologia, Neurocirurgia, Neurologia, Nutrologia, Obstetrícia, Oftalmologia, Ortopedia e Traumatologia, Otorrinolaringologia, Patologia, Patologia Clínica, Pediatria, Pneumologia, Psiquiatria, Radiologia, Radioterapia, Reumatologia, Urologia. Acupuntura é um ramo da medicina tradicional chinesa e um método de tratamento chamado complementar segundo nova terminologia da Organização Mundial da Saúde.

“Tem um ditado que diz que ser médico é uma paixão sem remédio. Que neste dia e em todos os outros continuemos sem remédio para nossa profissão. Desejo a todos os médicos um feliz dia”, diz o médico, presidente da maior operadora de planos de saúde da região - Unimed, Dr. Luiz Paulo Tostes Coimbra.

Muitos enxergam na medicina como a profissão dos sonhos. Porém, acima de tudo, para Luiz Paulo, o que leva a pessoa a escolher a Faculdade de Medicina é a vocação. “E quando existe isso, tem um propósito claro. A grande totalidade dos médicos é de pessoas que atendem uma vocação muito especial, tem como princípio cuidar das pessoas”, fala o Dr Luiz.

Fontes: A voz da cidade e Canal Içara

Veja também

Dias dos Pais: Conheça 7 receitas incríveis para você almoçar com o seu herói!11/08/17 Nos dia dos pais, nossos heróis merecem muito mais do que uma bela gravata de presente. Eles precisam de carinho, amor e atenção. Por isso, nada melhor do que fazer um almoço completo para celebrar a data, afinal, cozinha é amor! Veja 7 sugestões deliciosas de receitas saudáveis para tornar o momento ainda mais especial! Dia dos Pais! É tempo de......
Chimarrão: Beneficios e Maleficios para a saúde05/09/17 Especialistas reconhecem propriedades medicinais no consumo da bebida, mas também alertam para outros riscos que a ingestão em excesso pode provocar. Ele é o companheiro de muitas pessoas do sul do país desde o começo do......

Voltar para (NOTÍCIAS)