Hoje, dia 18, é comemorado o Dia do Médico. Uma profissão que exige esforço, dedicação e vocação, afinal, lida com a vida. E os serviços podem ser necessários a qualquer hora, pois quem escolheu a medicina como área de atuação sabe que as emergências não escolhem momento. “Poder melhorar a qualidade de vida de uma pessoa é muito gratificante.
Ver o sorriso de um paciente por ter conseguido ajudar ele em algum problema de saúde que estava enfrentando é algo que nos motiva cada vez mais a continuar trabalhando”, ressalta o cardiologista Leandro Vieira de Souza.
O dia 18 de outubro foi escolhido como o Dia do Médico, em referência ao Dia de São Lucas, o padroeiro da Medicina. Ele teria estudado medicina, além de ser pintor, músico e historiador. A tradição de ter São Lucas como o patrono dos médicos se iniciou por volta do século XV.
O médico é o profissional responsável por descobrir as enfermidades que atingem determinado paciente, fornecendo suporte e indicações adequadas para que haja a cura. É ele também o responsável por indicar formas de prevenir doenças e orientar o indivíduo para que esse possa ter uma vida mais saudável.
A medicina, sem dúvidas, é uma das áreas do conhecimento que exigem maior comprometimento e responsabilidade por parte do profissional. É fundamental sempre para o profissional um investimento constante em aperfeiçoamento, ficando sempre informado a respeito das novas descobertas científicas, conhecendo novos tratamentos e exames, além de estar atento às novas doenças que surgem a todo tempo.
Atualmente existem 54 especialidades médicas que o profissional pode escolher. São elas: Alergia e Imunologia, Anestesiologia, Angiologia, Cancerologia (oncologia), Cardiologia, Cirurgia Cardiovascular, Cirurgia da Mão, Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Cirurgia do Aparelho Digestivo, Cirurgia Geral, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Plástica, Cirurgia Toráxica, Cirurgia Vascular, Clínica Médica, Coloproctologia, Dermatologia, Endocrinologia e Metabologia, Endoscopia, Gastroenterologia, Genética Médica, Geriatria, Ginecologia e obstetrícia, Hematologia e Hemoterapia, Homeopatia, Infectologia, Mastologia, Medicina de Família e Comunidade, Medicina do Trabalho, Medicina do Tráfego, Medicina Esportiva, Medicina Física e Reabilitação, Medicina Intensiva, Medicina Legal e Perícia Médica, Medicina Nuclear, Medicina Preventiva e Social, Nefrologia, Neurocirurgia, Neurologia, Nutrologia, Obstetrícia, Oftalmologia, Ortopedia e Traumatologia, Otorrinolaringologia, Patologia, Patologia Clínica, Pediatria, Pneumologia, Psiquiatria, Radiologia, Radioterapia, Reumatologia, Urologia. Acupuntura é um ramo da medicina tradicional chinesa e um método de tratamento chamado complementar segundo nova terminologia da Organização Mundial da Saúde.
“Tem um ditado que diz que ser médico é uma paixão sem remédio. Que neste dia e em todos os outros continuemos sem remédio para nossa profissão. Desejo a todos os médicos um feliz dia”, diz o médico, presidente da maior operadora de planos de saúde da região - Unimed, Dr. Luiz Paulo Tostes Coimbra.
Muitos enxergam na medicina como a profissão dos sonhos. Porém, acima de tudo, para Luiz Paulo, o que leva a pessoa a escolher a Faculdade de Medicina é a vocação. “E quando existe isso, tem um propósito claro. A grande totalidade dos médicos é de pessoas que atendem uma vocação muito especial, tem como princípio cuidar das pessoas”, fala o Dr Luiz.
Saiba como prevenir-se do Coronavírus!19/Mar/202019/03/20há 2 anos Quinta-feira, 19 de Março de 202019/03/2020Com o aumento significativo de casos confirmados de Coronavírus, também houve um grande número de notícias e informações falsas sobre o assunto. Sendo assim, avaliamos todas as medidas de higiene e sugestões médicas e reunimos as principais recomendações para você se prevenir. Os Coronavírus são uma grande família......
Fique alerta aos sintomas da Dengue!12/Abr/201612/04/16há 6 anos Terça-feira, 12 de Abril de 201612/04/2016Depois da picada do mosquito com o vírus, os sintomas se manifestam normalmente do 3º ao 15º dia. Esse período é chamado de incubação. O tempo médio de duração da doença é de......
O que é o Novembro Azul e como ele começou?01/Nov/201701/11/17há 4 anos Quarta-feira, 01 de Novembro de 201701/11/2017Durante o mês de Outubro rolou a Campanha Outubro Rosa (que já explicamos por aqui). Agora no mês de novembro as coisas mudam de cor e passar a ficar azuis. O Novembro Azul é uma campanha super importante de combate ao câncer......