Postado em 01 de Agosto de 2017 às 13h28

Dia Mundial da Amamentação

Saúde (91)
Dr. Bem Estar - Seu Portal de Saúde! Hoje, dia 01/07, comemora-se o Dia Mundial da Amamentação. A data é comemorada dentro da Semana Mundial de Aleitamento Materno, que ocorre em 120 países anualmente entre os dias...

Hoje, dia 01/07, comemora-se o Dia Mundial da Amamentação. A data é comemorada dentro da Semana Mundial de Aleitamento Materno, que ocorre em 120 países anualmente entre os dias 1º e 07 de agosto.

Instituições como a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) aproveitam a data para reforçar a importância da prática para os bebês. Amamentação é a forma ‘mais simples, inteligente e barata’ de alimentar o bebê, afirma UNICEF.

“A amamentação imediata na primeira hora de nascimento poderia evitar a morte desnecessária de uma em cada cinco crianças. Esse número significa mais do que 500 mil crianças a cada ano. Mais de 1.500 crianças todos os dias”, disse o diretor-executivo do Fundo das Nações Unidas para a Infância, Anthony Lake.

O aleitamento materno é a melhor maneira de prover aos recém-nascidos os nutrientes que eles precisam. A OMS recomenda a amamentação exclusiva a partir de uma do nascimento até os seis meses do bebê. Após esse período, a Organização recomenda que as mães continuem a dar leite materno junto com outros tipos de dieta até os dois anos ou incluso mais.

O Dia Mundial da Amamentação é fundamental para conscientizar as mulheres a respeito da necessidade do aleitamento materno. Apesar de muitas pessoas afirmarem que o leite de uma pessoa pode ser fraco, esse fato não é realidade. Todas as mulheres apresentam leite capaz de nutrir e proteger sua criança, portanto, não é necessário adicionar nenhum produto à alimentação no início da vida de um bebê. Vale destacar ainda que o leite da mãe já está na temperatura ideal para a criança, não necessita de esterilização e pode ser usado sem medo.

No leite materno, a criança encontra não só as substâncias necessárias para a sua nutrição, mas também anticorpos fundamentais para protegê-la no início da vida. Estudos comprovam que a mortalidade por doenças infecciosas é menor em crianças que são amamentadas. O leite materno também garante proteção contra infecções respiratórias, evita casos de diarreia e o seu agravamento, além de diminuir os riscos de alergia.

No que diz respeito aos benefícios a médio e longo prazo, a amamentação faz com que as crianças apresentem pressões arteriais mais baixas, menores níveis de colesterol e uma redução do risco de desenvolver obesidade e diabetes tipo 2. Nesse último caso, podemos destacar o fato de que a mulher que amamenta também apresenta esse risco reduzido.

Para a mulher, o aleitamento também traz benefícios, merecendo destaque a proteção contra o câncer de mama e de ovários, bem como a diminuição dos riscos de morte por artrite reumatoide. Nos primeiros seis meses, o ato de amamentar pode garantir uma proteção contra uma nova gestação. Estudos indicam que a ovulação está relacionada com o número de mamadas diárias do bebê, sendo assim, ela ocorre mais antecipadamente em mulheres que amamentam menos vezes. Podemos destacar ainda que a amamentação cria um maior vínculo afetivo entre a mãe e o bebê.

Para aquelas mulheres que por algum motivo não podem amamentar, o leite materno pode ser conseguido nos chamados Bancos de Leite Humano. Esses bancos são mantidos graças às mulheres na fase de amamentação que apresentam excesso de leite e realizam a doação, garantindo, assim, qualidade de vida para outras crianças.

Veja também

Almoçar de forma certa é o Segredo para Emagrecer com Saúde!26/04/17 No dia a dia cada refeição tem a sua devida importância, isso porque fornecem nutrientes diferentes e em quantidades variadas para que a alimentação do dia fique balanceada. Dentre as refeições, o almoço é a segunda mais importante do dia. É o almoço que vai fornecer energia para que possa seguir o dia desenvolvendo as atividades......
5 chás para melhorar a digestão11/03 Problemas muito comuns hoje em dia são os relacionados ao sistema digestivo. Desde prisão de ventre, refluxo gástrico, diarreia e paragens de digestão, são imensos os problemas que acabam por afetar o organismo. Para......
Como melhorar o humor através da postura18/06/18 Não é novidade para ninguém que uma postura corporal inadequada pode trazer os mais variados tipos de dor, especialmente nas costas. Mas, uma pesquisa recente da San Francisco State University mostrou que, além das tão......

Voltar para (NOTÍCIAS)