Postado em 17 de Dezembro de 2018 às 10h14

Dietas que bombaram em 2018, mas que você deve passar longe no próximo ano

Alimentação (83)
Dr. Bem Estar - Seu Portal de Saúde! A British Dietetic Association - associação britânica que reúne mais de 8.500 especialistas em dieta e alimentação - costuma receber diversas dúvidas sobre a...

A British Dietetic Association - associação britânica que reúne mais de 8.500 especialistas em dieta e alimentação - costuma receber diversas dúvidas sobre a dieta das famosas. Anualmente, a entidade reúne o que de mais maluco foi dito no ano e faz uma lista em tom de alerta.

Em 2018, teve dieta das famosas defendendo beber o próprio xixi e dizendo que o ideal é basear a alimentação no tipo sanguíneo. Segundo os especialistas da associação, essas e outras dietas não devem ser seguidas e podem até trazer riscos à saúde.

Dieta do tipo sanguíneo

Segundo a associação britânica, tal prática é seguida por celebridades como a modelo Hailey Baldwin, noiva de Justin Bieber, e a cantora Cheryl Cole. Segundo essa dieta, os alimentos seriam tolerados e digeridos pelo corpo de maneira diferente, de acordo com o tipo sanguíneo de cada um.

De acordo com os especialistas da associação britânica, não há qualquer evidência científica para essa dieta. Eles ressaltam que quem diz que conseguiu perder peso com essa prática é porque, com há uma série de restrições, acaba-se ingerindo menos calorias.

Cortar grupos alimentares [como o sugerido nessa dieta] nunca é uma boa ideia, a não ser que seja orientado e supervisionado por um profissional. Substituições são necessárias para manter a dieta balanceada.

Beber o próprio xixi

A BDA diz que o boxeador mexicano Juan Manuel Marquez e conhecida professora de ioga entre os britânicos Kayleigh Oakley bebem o próprio xixi. A razão para isso seria se hidratar e ainda promover uma limpeza no corpo. Outros benefícios seriam ganho de energia e melhora na imunidade.

Segundo a associação, definitivamente essa não é uma boa ideia. Eles defendem que além de, mais uma vez, não ter nenhuma comprovação científica desses benefícios, beber a urina pode ser prejudicial e trazer riscos de infecções. Além disso, os rins já fazem o trabalho de eliminar as toxinas do corpo justamento onde? Isso mesmo, na urina.

Dieta da água alcalina

A lista de famosos que são adeptos da água alcalina é longa e inclui nomes como Donald Trump, Barak Obama, Beyoncé, Madonna e Robert Downey Jr.
A água alcalina tem um PH maior que a água "normal" e ainda conteria compostos como cálcio, sílica, potássio, magnésio e bicarbonato. Graças a essas características, acredita-se que tam produto ajude o corpo a metabolizar melhor os ingredientes e eliminar mais toxinas que a água normal.

Mais uma dieta das famosas que não passa de besteira, segundo os especialistas britânicos. Eles dizem que, sim, é importante ingerir água para uma boa saúde, mas que não vale a pena gastar mais com uma água especial.

O relatório explica também que o corpo já é capaz de, sozinho, regular o seu PH - ingerir água alcalina não irá influenciar nisso. "E a maioria das pessoas tem fígado e rins em perfeitas condições de eliminar as toxinas do corpo", completa Kaitlin Colucci, porta-voz dos médicos britânicos.

Para completar, o relatório ainda faz um alerta. Como afirma Duane Mellor, membro do conselho da BDA, muitos produtos divulgados por aí só representam gastos a mais no final do mês.

"Parece que todo ano mais e mais produtos chegam às prateleiras envoltos em promessas de emagrecimento rápido e ganho de energia, mas as evidências científicas pr trás desses produtos são muito limitadas. E mesmo assim eles continuam com o preço lá no alto", analisa Mellor.

"A verdade, entretanto, é que há muitos e muitos jeitos de fazer uma alimentação saudável e muitas das maneiras de melhorar a sua dieta não incluem acabar com a conta bancária", completa o especialista da associação britânica.

Melhor do que seguir uma dieta das famosas ou apostar em produtos milagrosos é procurar um especialista para montar um cardápio individualizado, de acordo com as suas necessidades e objetivos, seja emagrecer, ganhar massa ou melhorar a qualidade de vida.

Fonte: Delas

Veja também

5 coisas que podem estar dificultando sua dieta30/07/18 Até quando achamos que estamos fazendo tudo certo, estragamos nossa rotina alimentar com pequenas atitudes, tornando nossos objetivos ainda mais distantes. Acredite, até uma simples balinha pode mudar completamente o seu organismo naquele dia. 1. Ficar beliscando pequenas coisas com açúcar ao longo do dia: Quando as nutricionistas montam um programa alimentar, além dos......
Conheça o que são Peptídeos de Colágeno!21/03/16 O colágeno é a proteína mais abundante do corpo humano, representando 25% do total de proteína, sendo o maior constituinte do tecido conectivo (pele, tendões, cartilagem e ossos). Os peptídeos de colágeno......

Voltar para (NOTÍCIAS)