
Dietas vegetarianas são geralmente heterogêneas em sua composição envolvendo uma ampla variedade de práticas dietéticas e restrições individuais. Na prática, o termo de dieta vegetariana está associado a ausência no consumo de carne.
Há algumas variações nas dietas vegetarianas tais como, dietas que incluem o consumo de laticínios e dietas que incluem o consumo de laticínios e ovos. Há também algumas pessoas que excluem todas as comidas de origem animal.
Outra característica das dietas vegetarianas é o consumo regular de frutas, vegetais, legumes, nozes, grãos e componentes da proteína de soja.
Um estudo feito nos EUA, Alemanha e Reino Unido, ao longo de um período entre 6 a 10 anos, relatou que vegetarianos possuem 24% menos chances na redução de mortalidade por doença vascular comparado com consumidores regulares de carne.
Em um relato com pessoas que adotaram a dieta vegetariana, foi observado baixo consumo de tabaco, álcool e um aumento nos níveis de atividade física. Além disso, foi notado que os níveis de colesterol total, LDL colesterol e triglicerídeos é significativamente menor do que comparado com onívoros.
Vegetarianos apresentam menor peso corporal e menos incidência de obesidade comparado com a população que segue uma dieta normal, sem restrições. O IMC é em média 1-2kg/m2 menor em vegetarianos ao ser comparado com não vegetarianos.
O consumo de carnes vermelhas, processadas ou não, tem relação associada com doença cardiovascular, diabete mellitus e alguns tipos de câncer. Uma revisão sistemática envolvendo 7 grupos concluiu que o consumo de 50g por dia de carne processada está associado a um aumento de 19% no risco de diabetes.
Para os seguidores das dietas vegetarianas, a CháMais apresenta o Vegan Protein Pea&Rice sendo uma excelente opção para complementar não só a dieta de vegetarianos e veganos, mas também de qualquer um que preze por uma alimentação mais natural.
Fonte: CháMais