Postado em 26 de Novembro de 2018 às 14h36

Entenda a importância de cuidar dos joelhos

Beleza (49)
Dr. Bem Estar - Seu Portal de Saúde! A quantidade de mulheres que aderem ao movimento de saúde e qualidade de vida, através da caminhada e corrida não para de crescer. Aliado a isso, o surgimento de assessorias e campeonatos...

A quantidade de mulheres que aderem ao movimento de saúde e qualidade de vida, através da caminhada e corrida não para de crescer. Aliado a isso, o surgimento de assessorias e campeonatos focados no público feminino impulsionam ainda mais o aumento das corredoras nas ruas.

A triste notícia, é que estudos indicam que as mulheres têm se lesionado mais e em taxas maiores comparadas aos homens. Na corrida de rua, para cada sete mulheres com lesões no joelho, existe apenas um homem, considerando a mesma intensidade e volume de treino.

Alguns estudos feitos com mulheres corredoras mostram que elas levam um tempo de recrutamento de grupos musculares maior do que os homens, o que poderia alterar a dinâmica de diversas articulações, especialmente do joelho.

Isso significa que, em uma aterrissagem em esportes como o vôlei ou basquete, por exemplo, o “comando” que o cérebro envia para que a musculatura se contraia de maneira adequada, chega “atrasado” em alguns músculos, sobretudo nos glúteos médio e mínimo no quadril (músculos que estabilizam pelve) e no vasto medial (musculatura interna da coxa). Isso faz com que o fémur “rode para dentro” e deixe a patela mais lateralizada e em contato diminuído das superfícies articulares. Quanto menor a área de contato, maior a pressão e, logo, maior chance de lesão crônica de tecidos, em particular a cartilagem patelar.

Nos últimos 5 anos, estudiosos comprovaram a propensão das mulheres ao valgo dinâmico – o movimento de rotação interna dos joelhos, e afirmam que o problema das mulheres corredoras é na verdade funcional e não só anatômico, como se pensava há mais de 30 anos.

Isso significa que a cada passo da corrida, a mulher estaria suscetível ao valgo dinâmico. A fase inicial da corrida é chamada de absorção de impacto, – a energia cinética do contato do pé no chão é absorvida pela contração muscular e a flexão do joelho. Na existência do valgo dinâmico, existiria um micro trauma de repetição que, no decorrer do tempo apresentaria sintomas como a dor, desconforto e inchaço no joelho.

Fonte: Webrun

Veja também

Outubro Rosa: autoestima influencia no tratamento de câncer22/10/18 Segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), estão sendo estimados 57.960 novos casos de câncer de mama este ano no Brasil. Em sua maioria, entre as mulheres, com 14.206 ocorrências, contra 181 por parte dos homens. Esse índice nos indica que devemos aumentar os alertas de prevenção desse tipo de doença. Para auxiliar nesse......
A linha de Colágenos PeptgenDerma inovou!02/03/16 A CháMais está sempre inovando em seus produtos, buscando cada vez mais atender as necessidades do consumidor exigente por qualidade de vida e saúde. Após várias pesquisas e testes realizados pelo P&D, foram......
Benefícios do Colágeno!26/01/18 O colágeno é encontrado nos tecidos conjuntivos do corpo, tais como os ossos, tendões, cartilagens, veias, pele, dentes, bem como nos músculos e na camada córnea dos olhos. Porém, com o início da fase adulta, a......

Voltar para (NOTÍCIAS)