Postado em 27 de Novembro de 2015 às 10h09

Evite dores de cabeça com alimentação equilibrada

Bem-estar (43)
Dr. Bem Estar - Seu Portal de Saúde! Selênio Presente principalmente em salmão, ostras cruas, castanha do Pará, fígado de boi e farelo de trigo, o selênio é um mineral capaz de retirar os metais...

Selênio
Presente principalmente em salmão, ostras cruas, castanha do Pará, fígado de boi e farelo de trigo, o selênio é um mineral capaz de retirar os metais tóxicos do corpo. Esses metais tóxicos, quando se depositam em nosso organismo, não só contribuem para o aumento dos radicais livres como podem causar sintomas de enxaqueca, além de elevar o risco de doenças neurológicas, como Alzheimer e Parkinson. A recomendação mínima diária de ingestão desse nutriente é de cerca de 34mcg para adultos, que é o equivalente a menos de uma castanha.

Magnésio para relaxar
A concentração de magnésio em nosso corpo afeta os receptores de serotonina – substância responsável por regular a percepção a dor e disposição – bem como outros receptores e neurotransmissores relacionados à enxaqueca. O magnésio em ação relaxante, o que pode amenizar a dor de cabeça quando a causa for por estresse, ansiedade ou tensão pré menstrual. A recomendação diária é de 400mg para homens adultos e 350mg para mulheres adultas, o mesmo que ingerir três conchas cheias de feijão preto ou 300g de espinafre, por exemplo.

Omega 3 e combate a ação anti inflamatória
O consumo em excesso de alimentos inflamatórios, como carboidratos refinados, gorduras e embutidos, provoca a produção de substâncias que causam a dor de cabeça. Nesse caso, o ômega3 é o melhor remédio. Ele tem ação anti-inflamatória, combatendo essas substâncias causadoras de enxaqueca. Entre as fontes de ômega3 estão salmão, sardinha, arenque, atum e semente de linhaça.

Vitamina B12 mantem o cérebro funcionando!
A vitamina B12 é fundamental para o pleno funcionamento do sistema nervoso, evitando alterações de sensibilidade no corpo, que podem causar crises de enxaqueca. O sistema nervoso pode ser comparado com um sistema elétrico, onde os nervos são os cabos por onde a eletricidade passa. Ao redor dos nossos nervos, existe uma “capa de gordura”, chamada bainha de mielina, que é fundamental para a passagem do estímulo nervoso e a proteção do nervo. Na falta de B12, ocorre a desmielinização, que é uma espécie de defeito na bainha de mielina. São boas fontes de vitamina B2: fígado de boi, mariscos, ostras cruas, atum, ovos e leite. A recomendação diária é de 2,4mcg em adultos.

Invista nos antioxidantes
As substâncias antioxidantes têm o poder de fazer a varredura do excesso de radicais livres e outras substâncias tóxicas em nosso organismo. Essa ação contribui para o melhor funcionamento da circulação, além de ser anti-inflamatória.Essas propriedades funcionais podem amenizar o sintoma de dor, interferindo indiretamente, na incidência de enxaquecas. Os antioxidantes estão presentes em diversos alimentos naturais, portanto frutas, legumes e verduras devem estar presentes no cardápio. Cenoura, mamão, abobrinha, vegetais e frutas alaranjadas, germe de trigo, óleos vegetais, vegetais de folhas verdes, oleaginosas e frutas vermelhas são ótimas fontes.

Modere nos carboidratos
Os carboidratos são a principal fonte de energia do nosso corpo. Tanto a falta quanto o excesso desse nutriente podem ser um gatilho para disfunções metabólicas, tendo como um dos sintomas a dor de cabeça. Por isso, nada de cortar os carboidratos da dieta – mas, sim, maneirar na ingestão.  De preferência aos integrais, que fornecem mais fibras.

Veja também

Saiba a importância da suplementação alimentar!14/11/17 Muitas pessoas se perguntam o porquê do consumo do suplemento alimentar. A resposta é simples, o suplemento alimentar fornece nutrientes essenciais ao bom funcionamento do corpo humano, oferecendo nas doses adequadas compostos nutricionais que auxiliam no metabolismo como, por exemplo, vitaminas, minerais, fibras, ácidos graxos, proteínas ou aminoácidos. Esses nutrientes......
Dietas com restrição de sódio20/07 O sódio é um mineral presente em diversos alimentos, mas é constituinte principal do sal de cozinha (cloreto de sódio NaCl). Em quantidades excessivas, este mineral pode prejudicar a saúde. Mas você sabe porque? O......
Crianças e Sedentarismo03/08 Crianças e adolescentes de 0 a 19 anos devem praticar atividade física diariamente e passar o menor tempo possível em frente a telas de tablets, computadores ou televisão. A recomendação está no guia......

Voltar para (NOTÍCIAS)