Postado em 09 de Abril de 2018 às 09h16

Fatos importantes sobre alimentos sem Glúten

Alimentação (88)

Com tantas patologias, hoje sabe-se que a alimentação é a grande influenciadora do bem-estar trazido ao corpo e que de acordo com o que se come, é possível estar mais saudável ou não. Uma dieta equilibrada visa não somente estimular o corpo de forma positiva, mas também promover a boa resistência, qualidade de vida, disposição e reparo nas deficiências do organismo.

Muito se ouve falar dos produtos com e sem glúten, mas você entende bem sobre esses alimentos?

O que é glúten?

O glúten é uma proteína que está presente em diversos tipos diferentes de alimentos que são consumidos e encontrados com facilidade. Existe muitos estudos que fazem alusão aos efeitos maléficos dessa substância.

Muita gente come glúten, e por isso passa mal ou desenvolve algum tipo de sintoma que maltrata a saúde.

Indivíduos com doença celíaca correm sério risco de passar mal e ter problemas sérios, pois o glúten costuma prejudicar a absorção de certos nutrientes, causando assim, uma inflamação no organismo e atuando com sensações muito desconfortáveis.

O glúten pode desencadear a doença celíaca – que é justamente quando o organismo não tolera essa substância e reage de maneira negativa, causando anemia e até óbito do portador.

Mas os prejuízos do glúten não são expostos somente aos portadores da doença celíaca. Há pessoas sensíveis ao consumo dessa proteína, mesmo que não apresente a patologia, esse é outro fator que precisa de devida atenção, já que da mesma forma traz problemas sérios à saúde.

Quais são os alimentos que contém glúten?

É comum ser encontrado em massas, pães e até em molhos. Também é possível encontrar em alimentos empanados, doces, sopas prontas, salsinha, cereais matinais, entre outros.

Embora a lista seja grande, hoje no mercado existe muitas opções de alimentos sem glúten. Uma dieta sem glúten ajuda a emagrecer e também quanto a diminuição das inflamações no organismo que é o grande atuante para o surgimento de complicações na saúde.

Por que comer alimentos sem glúten?

É simples, pelos grandes benefícios trazidos por essa alimentação que trazem vantagens com:

- Prevenção e combate de inflamações.
- Estimulação a aceleração do metabolismo.
- Diminuição na retenção de líquidos no corpo e redução de inchaços.
- Melhora e maior absorção dos nutrientes.
- Combate dos problemas cardíacos.
- A promoção de um maior bem-estar físico e mental.

Para uma vida mais saudável é preciso tomar algumas providências e ter consumos mais qualitativos. O esforço nesse sentido é sempre válido, afinal de contas, ninguém deseja passar mal ou permanecer doente porque não fez uso de alimentos nutritivos e recomendados.

Fonte: LeManjue

Veja também

Riscos do exagero nas ceias de final de ano!15/12/17 As ceias de Natal e de final de ano, para muitas pessoas, são sinônimos de exagero alimentar, de bebidas alcoólicas e muitas festividades. Tudo isso pode resultar em prejuízo para a saúde além de promover redução da regularidade das atividades físicas e também da qualidade do sono. A endocrinologista, Myrna Campagnoli, alerta que existem riscos......
Benefícios do Chá de Erva-Doce03/08/17 Ele é conhecido por ajudar a acalmar os ânimos, assim como a camomila. Mas o Chá de Erva-Doce tem diversas outras utilidades. Ele é conhecido como um santo remédio natural para diversos males. Todo mundo tem – ou......
Você está Comendo Vegetais Suficiente?17/04/17 A preocupação com uma alimentação saudável, balanceada e rica em nutrientes tem crescido cada vez mais, mas ainda assim vejo muitas pessoas com dificuldades em se adaptar a este novo estilo de vida e também escolher......

Voltar para (NOTÍCIAS)