Com tantas patologias, hoje sabe-se que a alimentação é a grande influenciadora do bem-estar trazido ao corpo e que de acordo com o que se come, é possível estar mais saudável ou não. Uma dieta equilibrada visa não somente estimular o corpo de forma positiva, mas também promover a boa resistência, qualidade de vida, disposição e reparo nas deficiências do organismo.
Muito se ouve falar dos produtos com e sem glúten, mas você entende bem sobre esses alimentos?
O que é glúten?
O glúten é uma proteína que está presente em diversos tipos diferentes de alimentos que são consumidos e encontrados com facilidade. Existe muitos estudos que fazem alusão aos efeitos maléficos dessa substância.
Muita gente come glúten, e por isso passa mal ou desenvolve algum tipo de sintoma que maltrata a saúde.
Indivíduos com doença celíaca correm sério risco de passar mal e ter problemas sérios, pois o glúten costuma prejudicar a absorção de certos nutrientes, causando assim, uma inflamação no organismo e atuando com sensações muito desconfortáveis.
O glúten pode desencadear a doença celíaca – que é justamente quando o organismo não tolera essa substância e reage de maneira negativa, causando anemia e até óbito do portador.
Mas os prejuízos do glúten não são expostos somente aos portadores da doença celíaca. Há pessoas sensíveis ao consumo dessa proteína, mesmo que não apresente a patologia, esse é outro fator que precisa de devida atenção, já que da mesma forma traz problemas sérios à saúde.
Quais são os alimentos que contém glúten?
É comum ser encontrado em massas, pães e até em molhos. Também é possível encontrar em alimentos empanados, doces, sopas prontas, salsinha, cereais matinais, entre outros.
Embora a lista seja grande, hoje no mercado existe muitas opções de alimentos sem glúten. Uma dieta sem glúten ajuda a emagrecer e também quanto a diminuição das inflamações no organismo que é o grande atuante para o surgimento de complicações na saúde.
Por que comer alimentos sem glúten?
É simples, pelos grandes benefícios trazidos por essa alimentação que trazem vantagens com:
- Prevenção e combate de inflamações. - Estimulação a aceleração do metabolismo. - Diminuição na retenção de líquidos no corpo e redução de inchaços. - Melhora e maior absorção dos nutrientes. - Combate dos problemas cardíacos. - A promoção de um maior bem-estar físico e mental.
Para uma vida mais saudável é preciso tomar algumas providências e ter consumos mais qualitativos. O esforço nesse sentido é sempre válido, afinal de contas, ninguém deseja passar mal ou permanecer doente porque não fez uso de alimentos nutritivos e recomendados.
Alimentação saudável na meia-idade10/Jun/201910/06/19há 1 ano e 8 meses Segunda-feira, 10 de Junho de 201910/06/2019Manter uma alimentação e rotina saudáveis deve ser uma preocupação para qualquer faixa etária. Entretanto, na faixa da meia-idade, período entre 40 e 65 anos, a atenção para isso costuma redobrar, já que uma atitude errada pode tornar o corpo mais propício ao desenvolvimento de doenças comuns nessa idade. A prática de......
Benefícios do Cálcio26/Nov/201526/11/15há 5 anos Quinta-feira, 26 de Novembro de 201526/11/2015O cálcio é um elemento químico fundamental, que ajuda a equilibrar o organismo, e deve ser ingerido diariamente. A dosagem diária recomendada de cálcio pode variar de 1.000 a 1.300mg para indivíduos adultos. A......
Hábitos alimentares que devem ser adotados na época da gravidez!18/Set/201718/09/17há 3 anos Segunda-feira, 18 de Setembro de 201718/09/2017Algumas mudanças à mesa fazem muita diferença no seu bem-estar – e no do bebê também! Você está grávida! Agora, não é só o tamanho da sua barriga que vai mudar. Por dentro,......