Postado em 25 de Janeiro de 2016 às 10h43

Fitoesteróis

Saúde (58)
Dr. Bem Estar - Seu Portal de Saúde! Os alimentos funcionais ou formas farmacêuticas que apresentam em sua composição fitoesteróis tem sido utilizados para a prevenção e redução de sintomas...

Os alimentos funcionais ou formas farmacêuticas que apresentam em sua composição fitoesteróis tem sido utilizados para a prevenção e redução de sintomas provocados por doenças relacionadas ao envelhecimento. O uso destes compostos é mais frequente para o tratamento de dislipidemias, uma vez que está cientificamente comprovado que os fitoesteróis promovem a redução dos níveis de colesterol. 

Os esteróis são componentes essenciais às membranas das células, e podem ser produzidos por animais e plantas. Os fitoesteróis são compostos esteróis oriundos dos óleos vegetais e apresentam grande similaridade estrutural com o colesterol. Podem ser encontrados em alimentos ricos em lipídeos, como nozes, amendoim, sementes de gergelim, além de legumes, frutas e grãos, em geral.

A manutenção de níveis plasmáticos baixos de colesterol LDL em humanos é importante, pois o LDL elevado é o principal fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Intervenções dietéticas e farmacêuticas vêm sendo utilizadas com esse propósito ao longo dos anos.
Estudos tem evidenciado a redução dos níveis sanguíneos de colesterol total e colesterol LDL em cerca de 10% com a suplementação com fitosteróis. O mecanismo de ação na diminuição da colesterolemia se deve, possivelmente, à sua semelhança estrutural com o colesterol, o que favorece uma competição na absorção intestinal, entre ésteres de esterol e o colesterol. 

Outro fator importante dos fitoesteróis é que eles podem ser empregados para a prevenção da aterosclerose por interferirem sobre o estresse oxidativo, o qual está relacionado com o desenvolvimento dessa doença.

A análise geral das pesquisas evidenciou que os fitoesteróis são eficientes e seguros para a prevenção de doenças cardiovasculares, porém para obter maiores resultados é sempre necessário aliar hábitos de vida saudáveis e a prática regular de exercícios físicos.
Conheça as cápsulas de Fitoesteróis da marca CháMais. Conheça também nosso catálogo de produtos ou curta nossa fanpage.

Fonte: COKER, Robert H. et al. Nutritional Supplementation with Essential Amino Acids and Phytosterols May Reduce Risk for Metabolic Syndrome and Cardiovascular Disease in Overweight Individuals with Mild Hyperlipidemia. HHS Public Access, abr, 2015. Disponível em: Acesso em: 19 jan. 2016.
BREDA, Manoela Cristina. Fitoesteróis e os benefícios na prevenção de doenças: uma revisão. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010. Disponível em: Acesso em: 19 jan. 2016.

Veja também

Maneiras de Usar Óleo de Coco na Pele!17/05 O óleo de coco é um dos óleos vegetais que mais se destacam quando se trata de cuidados com a beleza e até mesmo com a saúde. Se você gosta de usar produtos e métodos naturais para se cuidar, pode comemorar, você vai conhecer agora 15 maneiras de usar óleo de coco na pele, cabelo e para emagrecer. 1. Hidrate o seu Rosto: O óleo de coco......
Alimentos que ajudam no crescimento dos músculos!11/05/16 Em busca do corpo perfeito, muitas mulheres gastam horas na academia para perderem os quilos extras e também ganharem músculos. Mas o que muitas delas não sabem, é que existem alguns alimentos que podem ser muito úteis para......

Voltar para (NOTÍCIAS)