Algumas mudanças à mesa fazem muita diferença no seu bem-estar – e no do bebê também!
Você está grávida! Agora, não é só o tamanho da sua barriga que vai mudar. Por dentro, seu corpo já começou a funcionar de um modo diferente. Para manter sob controle todas essas alterações, a nutricionista esportiva Ana Fornari, da Camomila Nutrição, de São Paulo, ensina o que a gestante deve comer e beber durante essa fase.
Coma menos e com mais frequência:
Azia, enjoo e mal-estar parecem ser sensações corriqueiras no dia a dia de uma grávida, principalmente no primeiro trimestre. Mas não precisa ser assim! Reduza o tamanho das refeições para evitar que esses desconfortos se tornem comuns e se alimente em intervalos mais curtos, como a cada duas horas.
Ganhe peso de forma saudável:
Esqueça a preocupação em manter o abdômen rasgado. A prioridade agora é o bebê. Só que quem já tem o IMC elevado (acima de 30) deve se segurar um pouco com os desejos para não somar mais de 9 kg nos nove meses. Já as mulheres com 18% de gordura podem engordar até 18 kg de forma saudável: com verduras, frutas, integrais, hortaliças. Aliás, os nutrientes e vitaminas são mais importantes que as calorias. Invista em gorduras boas (abacate, coco, peixe) e arroz e feijão, que são ricos em aminoácidos.
Você não precisa ultrapassar os dois litros a que estava acostumada a ingerir. Mas tenha em mente que, durante a gestação, a hidratação se torna ainda mais importante: evita infecção urinária, ajuda a diminuir o inchaço e melhora a circulação (o volume de sangue aumenta nessa fase, assim como a pressão arterial).
Olhe o rótulo:
Evitar industrializados é um bom caminho para diminuir o inchaço, por causa da quantidade de sódio nesses alimentos. Já o açúcar deve ser controlado para evitar diabetes gestacional, que acontece até em mulheres que eram saudáveis antes da gravidez.
Reforce as vitaminas:
Além do ácido fólico (importante para o desenvolvimento neural da criança), a futura mamãe deve reforçar o consumo de ferro – lembra que o volume sanguíneo aumenta? – e de cálcio, por causa da formação dos ossos do bebê. Converse com seu médico sobre o assunto porque a suplementação deve ser personalizada.
10 Dicas para uma Alimentação Saudável na Gravidez!19/Jan/201719/01/17há 4 anos Quinta-feira, 19 de Janeiro de 201719/01/2017Na gravidez é essencial manter uma alimentação saudável e balanceada, porque o bebê irá precisar dos nutrientes para poder se desenvolver. Então não basta apenas sair comendo tudo o que dá vontade, porque além de engordar mais do que o indicado, você pode não estar se alimentando com tudo o que é necessário. Separamos......
Boa Nutrição é aliada da Estética!02/Mar/201602/03/16há 5 anos Quarta-feira, 02 de Março de 201602/03/2016Uma alimentação saudável e equilibrada fornece todos os nutrientes necessários para um correto funcionamento do organismo. Essa saúde reflete também na pele, nos cabelos, nas unhas. Tratamentos estéticos......
Vegetarianismo!18/Out/201618/10/16há 4 anos Terça-feira, 18 de Outubro de 201618/10/2016O vegetarianismo abrange ampla variedade de práticas dietéticas com diferentes implicações para a saúde. Assim, há diferentes definições e fundamentações das práticas vegetarianas,......