Postado em 03 de Setembro às 16h16

Importância das fibras no organismo

Alimentação (80)
Dr. Bem Estar - Seu Portal de Saúde! Elas fazem muito mais do que saciar a fome. A melhor opção é escolher alimentos integrais, que contêm esse importante nutriente. Você já ouviu falar que as fibras...

Elas fazem muito mais do que saciar a fome. A melhor opção é escolher alimentos integrais, que contêm esse importante nutriente.

Você já ouviu falar que as fibras alimentares são ótimas para a saúde, certo? Além de manter aquela sensação de saciedade, elas ajudam no trânsito intestinal, são aliadas na redução do colesterol LDL (também conhecido como mau colesterol) e ainda ajudam a equilibrar os níveis de açúcar no sangue. Estudos também mostram que as fibras podem estimular o crescimento de bactérias boas no intestino, como as bifidobactérias e lactobacilos, contribuindo para o equilíbrio da flora e o bom funcionamento intestinal.

Elas estão presentes nas frutas, vegetais, grãos e legumes. Porém, nem todas as fibras são iguais, podendo ser divididas basicamente em dois tipos: solúveis e insolúveis.

As fibras solúveis têm a capacidade de se ligar aos sais biliares, o que pode reduzir o colesterol e consequentemente auxiliar na diminuição do risco de doenças cardiovasculares. Por serem solúveis em água, formam um gel que retarda a absorção dos açúcares pelo tubo digestivo, reduzindo a glicemia pós-alimentar o que é uma ajuda ainda a mais para aqueles indivíduos que tem diabetes.

Elas são encontradas em algumas frutas (principalmente na laranja, maçã e banana) aveia, legumes (ervilha, soja e feijões), outros vegetais como brócolis e cenoura e sementes de psylium.

As fibras insolúveis atuam como laxantes naturais por acelerarem a passagem dos alimentos pelo intestino sendo, portanto, eficientes no auxilio ao tratamento da constipação. Funcionam como uma espécie de esponja, absorvendo líquido, e por isso é fundamental a ingestão de líquidos em quantidade adequada (por volta de dois litros por dia). São encontradas em grãos integrais, como o trigo e vários vegetais como couve-flor, feijões, casca de frutas e batatas.

Recomenda-se o consumo de 20 a 35g de fibras alimentares por dia para um adulto saudável, dependendo de sua ingestão calórica (Exemplo: dieta de 2000 cal/dia deveria incluir 25g de fibras). Para crianças com mais de dois anos, a recomendação é de fazer um cálculo simples para descobrir a quantidade mais indicada. É só somar à idade a cinco gramas de fibras por dia.

Como vimos, as fibras tem grande importância na saúde, mas a média de ingestão da população gira em torno de 15g/dia, ou seja, bem abaixo do recomendado. Segue abaixo alguns exemplos de alimentos ricos em fibras:
Feijão - 7,3g de fibra (1/2 xícara)
Brócolis - 2,2g de fibra (1/2 xícara)
Maça - 3,5g de fibra (com casca)
Ervilha - 4,7g de fibra (1/2 xícara)
Cenoura - 2,3g de fibra (1/2 xícara)
Aveia em flocos - 2,1g de fibra (três colheres de sopa)
Pão de trigo integral - 1,3g de fibra (uma fatia)
Alface - 0,8g de fibra (uma xícara de chá)

Fontes: Assessocor e Segs

Veja também

Saúde Mental: A nutrição do cerébro!09/10/17 Com o objetivo de promover reflexões sobre os problemas de saúde mental que afetam mais de 400 milhões de pessoas em todo o mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), além de disseminar informações que possam contribuir para diminuir este índice, a World Federation for Mental Health instituiu, em 1992, o Dia Mundial da Saúde......
Chás ideias para tomar no Verão!30/11/16 Depois da água, o chá é o líquido mais bebido em todo o mundo. Também, não é para menos. Além de saboroso, ele traz benefícios para seus consumidores. E se no inverno ele consegue aquecer os......
Como melhorar o humor através da postura18/06 Não é novidade para ninguém que uma postura corporal inadequada pode trazer os mais variados tipos de dor, especialmente nas costas. Mas, uma pesquisa recente da San Francisco State University mostrou que, além das tão......

Voltar para (NOTÍCIAS)