Postado em 19 de Dezembro de 2017 às 11h10

Músicas natalinas podem trazer mal à saúde

Bem-estar (48)

Não é só impressão sua: as tradicionais músicas de Natal podem ter um efeito bastante negativo na nossa mente.

“Então é Natal, e o que você fez?”

As tradicionais músicas de Natal podem ter um efeito bastante negativo sobre as pessoas. O problema, é claro, não são as músicas em si. A repetição excessiva das mesmas músicas, porém, pode levar a fadiga cognitiva e stress.

Victoria Williamson, da Universidade de Londres, conduziu uma pesquisa sobre o assunto. Ela descobriu que o apreço pelas músicas natalinas cresce no início da época. À medida que as pessoas continuam ouvindo as mesmas músicas, o prazer em ouvir vai caindo, causando stress.

“Qualquer pessoa que já tenha trabalhado em uma loja durante o período do Natal vai saber do que estou falando”, diz Williamson à NBC News.

Mas como se explicaria o fato de que algumas pessoas parecem gostar dessas músicas?

Williamsom explica que o impacto depende do estado mental anterior à música. Ela explica que muitas pessoas encaram problemas nessa época, o que já diminuir a predisposição a gostar dessas canções.

A falta de dinheiro para comprar um presente para um familiar querido ou a pressão de viajar ou fazer algo de proveitoso acabam por criar uma pressão. A combinação das músicas às preocupações acaba por aumentar a fadiga mental.

Uma pesquisa, um pouco antiga, é verdade, evidencia isso. A Consumer Reports, publicação de varejo americana, descobriu em 2011 que 23% dos americanos via nas músicas natalinas o pior lado da data.

Outra, realizada no Canadá em 2014 por uma empresa de pesquisas, viu que 36% dos entrevistados admitiam deixar uma loja antes do que precisavam por conta da trilha natalina.

Fonte: Exame.com

Veja também

Atividades físicas reduzem a vontade por comida gordurosa!17/08/17 Segundo estudos em uma universidade inglesa, fazer exercícios regularmente diminui a vontade por guloseimas. Você já sentiu a sensação de perder a vontade de comer comidas gordurosas depois de fazer atividades físicas? Um novo estudo criado por pesquisadores na Universidade de Leeds, no Reino Unido, está sugerindo que esse sentimento realmente pode acontecer, e......
Como manter seu Corpo Hidratado durante o Verão?17/02/17 Durante o verão, com o aumento da temperatura torna-se importante um cuidado maior com a hidratação do corpo, uma vez que as perdas de água pelo organismo tornam-se maiores. A desidratação, tão comum nesse......
7 motivos para buscar ajuda do profissional de nutrição27/08/18 A nutrição é uma área da saúde completamente voltada para as necessidades nutricionais do ser humano. O nutricionista, no caso, é responsável por levar a informação aos seus pacientes sobre a......

Voltar para (NOTÍCIAS)