Postado em 19 de Dezembro de 2017 às 11h10

Músicas natalinas podem trazer mal à saúde

Bem-estar (49)

Não é só impressão sua: as tradicionais músicas de Natal podem ter um efeito bastante negativo na nossa mente.

“Então é Natal, e o que você fez?”

As tradicionais músicas de Natal podem ter um efeito bastante negativo sobre as pessoas. O problema, é claro, não são as músicas em si. A repetição excessiva das mesmas músicas, porém, pode levar a fadiga cognitiva e stress.

Victoria Williamson, da Universidade de Londres, conduziu uma pesquisa sobre o assunto. Ela descobriu que o apreço pelas músicas natalinas cresce no início da época. À medida que as pessoas continuam ouvindo as mesmas músicas, o prazer em ouvir vai caindo, causando stress.

“Qualquer pessoa que já tenha trabalhado em uma loja durante o período do Natal vai saber do que estou falando”, diz Williamson à NBC News.

Mas como se explicaria o fato de que algumas pessoas parecem gostar dessas músicas?

Williamsom explica que o impacto depende do estado mental anterior à música. Ela explica que muitas pessoas encaram problemas nessa época, o que já diminuir a predisposição a gostar dessas canções.

A falta de dinheiro para comprar um presente para um familiar querido ou a pressão de viajar ou fazer algo de proveitoso acabam por criar uma pressão. A combinação das músicas às preocupações acaba por aumentar a fadiga mental.

Uma pesquisa, um pouco antiga, é verdade, evidencia isso. A Consumer Reports, publicação de varejo americana, descobriu em 2011 que 23% dos americanos via nas músicas natalinas o pior lado da data.

Outra, realizada no Canadá em 2014 por uma empresa de pesquisas, viu que 36% dos entrevistados admitiam deixar uma loja antes do que precisavam por conta da trilha natalina.

Fonte: Exame.com

Veja também

Estudos apontam que pais de meninas tratam filhas de modo diferente19/06/17 Os comportamentos e as atitudes de pais estariam condicionados ao gênero da criança. Um estudo sobre o papel que noções inconscientes de gênero podem ter na criação dos pequenos, feito pela Universidade Emory, nos Estados Unidos, confirmou o que o senso comum já apontava: pais de meninas são mais atentos às suas filhas e atendem mais rapidamente......
Ritos Tibetanos: exercícios físicos revitalizantes12/01/18 Muitos buscam um equilíbrio e uma sensação de paz no seu dia a dia, mas é bem provável que poucos consigam alcançar tal objetivo. Com o foco de promover saúde e vitalidade é que existem os ritos......
8 atitudes para ser mais feliz e aumentar a autoestima23/08/17 Um dia você acorda e acha o cabelo feio, encana com seu sorriso e briga com as gordurinhas laterais. Isso quando não duvida da sua capacidade no trabalho. Calma aí! Esses são sinais típicos de que sua autoestima anda abalada......

Voltar para (NOTÍCIAS)