Postado em 20 de Outubro de 2017 às 08h10

O exercício ideal para quem tem osteoporose

Boa Forma (52)

Não faltam pesquisas atestando a importância de mexer o esqueleto para ter uma vida saudável.

Mas e se a osteoporose, doença crônica que deixa o tecido ósseo frágil e poroso, dá as caras? Nesses casos, será que os exercícios não gerariam fraturas graves? Desde que bem realizadas, as atividades físicas na verdade evitam que o quadro piore. Isso porque recompõem parte da massa óssea perdida em decorrência da doença.

A fragilidade nos ossos não precisa ser motivo para ficar longe da atividade física. Basta ter alguns cuidados em mente.

Como em outras doenças, o mais importante é passar por uma avaliação médica antes de adotar uma rotina de treinos. Entre os profissionais, uma das principais preocupações na hora de prescrever a malhação é mesmo o risco de ossos quebrados.

Práticas com impacto, principalmente nos quadros mais avançados, exigem cuidado redobrado — qualquer tipo de sobrecarga deve ser encarado com cautela. Os experts sugerem que o ideal é combinar exercícios de força, como musculação, com modalidades aeróbicas de baixo impacto, caso da caminhada ou da dança.

E não é só o osso que precisa de atenção. A osteoporose abala também o funcionamento dos músculos, o que compromete a agilidade, a postura e o equilíbrio. E, vale lembrar, muitas das fraturas entre os pacientes com osteoporose ocorrem porque eles tropeçam e caem no chão. Mais um motivo para investir na musculação ou em atividades similares.

Fonte: Saúde Abril

Dr. Bem Estar - Seu Portal de Saúde! Não faltam pesquisas atestando a importância de mexer o esqueleto para ter uma vida saudável. Mas e se a osteoporose, doença crônica que deixa o tecido ósseo...

Veja também

Benefícios das Fibras no Organismo!24/04/17 O papel da ingestão das fibras tornou-se mais estudado nos últimos anos. O consumo adequado de fibras na dieta usual parece reduzir o risco de desenvolvimento de algumas doenças. Os efeitos fisiológicos das fibras variam, conforme estudos experimentais relatados, desde a modulação da função gastrointestinal e morfologia a alterações do metabolismo......
Agora somos Amais!07/02 O mundo está em constante evolução e nós também. E para acompanhar as mudanças do seu mundo a marca CháMais agora também é Amais. Nossa receita foi unir paixão e tecnologia à......

Voltar para (NOTÍCIAS)