Postado em 13 de Janeiro de 2017 às 08h06

O que sua Fome Revela?

Alimentação (87)
Dr. Bem Estar - Seu Portal de Saúde! Sentir fome é natural e saudável. Nosso corpo experimenta sinais de fome e saciedade ao longo do dia. Funciona como uma motivação para comer e paramos o que estamos fazendo para ir...

Sentir fome é natural e saudável. Nosso corpo experimenta sinais de fome e saciedade ao longo do dia. Funciona como uma motivação para comer e paramos o que estamos fazendo para ir em busca do alimento. O Mindful Eating, alimentação consciente, nos ajuda a despertar para os sinais que o corpo apresenta neste sentido e a respeitá-los.

Você tem Fome de Quê?

Você tem fome de quê? Repense a sua relação com a comida e sua forma de lidar com emoções.
Esse é o primeiro passo. Aprender a perceber seus sinais de fome e sentir quando estão se aproximando, de forma lenta e progressiva, é vital. Alguns podem sentir algo na barriga, o estômago começando a roncar, ou um certo vazio nesta região. Se não nos damos conta disso e não nos direcionamos para comer, rapidamente os sinais vão ficando mais intensos e outros começam a aparecer, como tontura, dor de cabeça, mau humor, irritação, fraqueza, falta de concentração, roncos fortes no estômago, etc.

Quanto antes notarmos as sensações que aparecerem, melhor. Assim, teremos tempo para decidir o que iremos comer, de forma mais tranquila. Se ficarmos com muita fome (ou famintos), as decisões pelo o que comer tendem a ser mais confusas e, com isso, acabamos ingerindo o que tiver pela frente, por ser mais fácil, e não uma escolha consciente.

Alimentação deve ser programada na sua rotina!


Programar seu dia e incluir a alimentação nesta organização é interessante. Por exemplo: você visitará um cliente fora do escritório e, sabendo disso, pode planejar uma ida a um restaurante de qualidade próximo ao horário do almoço. Também funciona quando for agendar as reuniões e programar os intervalos que terá para fazer seu lanche, ou, ainda, levar consigo opções para comer quando estiver fora do escritório. Isso lhe permite escolher o que vai comer, ao invés de ficar refém das opções que existem no momento, ou até de ficar com fome, pois não tem nada para comer.

O que você está Preenchendo com a Comida?

Além disso, há um outro tipo de fome que é importante ser notado. Sabe quando queremos uma distração, dar uma pausa no dia ou uma recompensa, e buscamos a comida para preencher esse espaço? Neste cenário, o melhor a se fazer é notar que você não está com fome, mas sim ansioso para terminar alguma tarefa e precisando dar uma pausa para refrescar a cabeça e poder continuar. Quando conseguimos perceber o que está acontecendo fica mais fácil decidir o caminho que devemos escolher, como dar uma volta do quarteirão, conversar com um colega, parar dez minutos e respirar, fazer um alongamento... Cuidar de você!

A fome do coração, aquela que é mais emocional, busca criar uma conexão com algo. Muitas vezes levamos isso para o alimento, no intuito de não precisar olhar muito para o que nos incomoda."A fome do coração, aquela que é mais emocional, busca criar uma conexão com algo. Muitas vezes levamos isso para o alimento, no intuito de não precisar olhar muito para o que nos incomoda."

Assim, fica mais fácil abrir um chocolate e comer assistindo TV. Os desejos vêm para suprir a necessidade de olhar o que estamos sentindo.

Parar um momento, notar como está seu corpo, o que está sentindo e olhar para você com carinho pode auxiliar na escolha do que fazer e encontrar de forma acolhedora o que está precisando.

"Quando separamos um tempo para cuidar de nossas emoções com consciência plena e compaixão, podemos simplesmente comer. Podemos desfrutar de nossa comida sem transformá-la em desejo. Podemos desenvolver um relacionamento saudável e positivo com o ato de comer", Thich Nhat Hanh, em "A Arte de Comer" (Ed. Agir).

Fonte: Personare

Veja também

Quer emagrecer sem engordar novamente?27/11/15 Dietas, regimes, exercícios mirabolantes, esforços sem medidas… todas as formas possíveis para perder peso são tentativas válidas desde que os quilinhos perdidos não sejam recuperados. Uma reeducação alimentar que siga algumas dicas como: comer de 3 em 3 horas em pequenas quantidades, incluir mais frutas, legumes e verduras e cortar frituras, doces e......
Alimentos Termogênicos: O que são e quais seus benefícios15/03/18 Que tal consumir alimentos naturais e ainda esbanjar um corpo em forma neste verão? Às vezes, basta ter criatividade na elaboração de certos pratos para que possamos inserir os alimentos termogênicos em nossa......
Saudável e Bonita! Dicas para Cuidar da Pele no Outono e Inverno!20/03/17 O friozinho chega e já é possível sentir o ressecamento da pele, isto porque durante o outono e inverno, o vento frio e a baixa umidade podem ser nocivos à pele. Por isso, existem alguns cuidados que são essenciais para......

Voltar para (NOTÍCIAS)