Postado em 22 de Agosto de 2016 às 10h34

O sabor e o poder das frutas cítricas!

Saúde (91)
Dr. Bem Estar - Seu Portal de Saúde! O que vem à sua cabeça quando falamos em frutas cítricas? Se a memória fica na dupla famosa, o limão e a laranja, lembre-se de que existe variedade o bastante para agradar a...

O que vem à sua cabeça quando falamos em frutas cítricas? Se a memória fica na dupla famosa, o limão e a laranja, lembre-se de que existe variedade o bastante para agradar a todo tipo de paladar:

Os citros compreendem um grande grupo de plantas do gênero Citrus, originárias principalmente das regiões subtropicais e tropicais do sul e sudeste da Ásia. No Brasil, elas chegaram pelas mãos dos portugueses, no século XVI. E, o melhor de tudo, é que essas frutas são ricas não apenas no quesito sabor, mas também em benefícios para a saúde. A nutricionista Carla Pelliciari, em contribuição para o Nutrição Prática & Saudável, detalha melhor:

“Os frutos são ricos em vitamina C, denominada cientificamente ácido ascórbico e de característica hidrossolúvel”, ela aponta. “Possuem também betacaroteno, substância precursora de vitamina A, e complexo B, além de sais minerais, principalmente cálcio, magnésio, potássio, sódio, fósforo, ferro e selênio”.

Carla explica que nós, seres humanos, não conseguimos sintetizar por conta própria o ácido ascórbico, então é preciso obtê-lo a partir da dieta. “Os primeiros sintomas de deficiência de vitamina C no organismo são fadiga e equimoses (pequenas manchas arroxeadas na pele), podendo chegar até a anormalidades psicológicas, como histeria e depressão”, conta. Nas crianças, Carla explica que a falta de vitamina C pode causar problemas no crescimento e na ossificação, além de hemorragias e anemias.

Mas quais são os benefícios em se ter uma dieta rica em vitamina C?


Carla destaca que o ácido ascórbico é “importante na formação do colágeno e pode aumentar a biodisponibilidade do ferro, aumentando sua absorção”. Além disso, a vitamina C é uma poderosa aliada contra o envelhecimento precoce: ela atua como “agente antioxidante, inativando o radical livre hidroxila e protegendo células, proteínas e DNA dos danos oxidativos e a formação de espécies reativas de oxigênio e nitrogênio, que estão associados ao aparecimento de diversas doenças degenerativas.

E aí, já se convenceu do quanto essas frutas são importantes?

Então veja mais essa: Carla lembra que outra substância abundante nas frutas cítricas, o betacaroteno, possui “ação antioxidante protetora contra doenças cardiovasculares e atua inibindo o processo de oxidação da lipoproteína de baixa densidade, o LDL”, também conhecido como mau colesterol.

Estar fora de casa não é desculpa para deixar de aproveitar todos esses benefícios, hein? Uma grande variedade de sabores de sucos está disponível no mercado, inclusive em opções super práticas, on the go: é só ter na bolsa e beber.

Fonte: Nutrição Prática e Saudável

Veja também

Saiba a importância da suplementação alimentar!14/11/17 Muitas pessoas se perguntam o porquê do consumo do suplemento alimentar. A resposta é simples, o suplemento alimentar fornece nutrientes essenciais ao bom funcionamento do corpo humano, oferecendo nas doses adequadas compostos nutricionais que auxiliam no metabolismo como, por exemplo, vitaminas, minerais, fibras, ácidos graxos, proteínas ou aminoácidos. Esses nutrientes......
Pesquisadores dizem que composto no Chá Verde inibe Vírus da Zika!28/09/16 Pesquisadores de São José do Rio Preto (SP) e do Mato Grosso dizem que chegaram a um composto que conseguiu inibir o vírus da zika, transmitido pelo mesmo mosquito da dengue e chikungunya, o Aedes aegypti. O trabalho é......
Mas afinal stress engorda ou emagrece?21/02/18 Uma nova dieta mais restrita, treinos intensos, insónias ou trabalhos por turnos — há vários motivos que podemos associar ao aumento de peso. E um dos mais comuns tem a ver com o stress. Estamos a falar do cortisol ou, se preferir,......

Voltar para (NOTÍCIAS)