Postado em 28 de Março às 14h11

Para comer sem culpa: Benefícios do chocolate

Boa Forma (52)

As pessoas fazem de tudo para evitar o consumo do chocolate, mas é uma tentação resistir a um pedacinho. Porém, tem também os chocólatras, estes sim, depois de um pedaço querem devorar a 'barra inteira'. A dica é manter o equilíbrio, além da substância trazer uma sensação de prazer e saciedade, ele também pode contribuir com vários benefícios à saúde.

Vantagens para o coração e para o cérebro:

O chocolate amargo é rico em flavonóides, tem grande influência sobre a redução da pressão arterial, a melhora do fluxo sanguíneo, e contribui com a diminuição da tendência de obstrução dos vasos. Este chocolate possui na sua composição a vitamina E, que é importante na anti-formação de placas de gordura nas artérias. Seu consumo ajuda a combater o colesterol ruim (LDL).

Além disso, a substância estimula o cérebro com a produção de serotonina, substância que combate depressão e ansiedade. Por isso que algumas pessoas consomem o chocolate amargo, para amenizar o estresse da rotina. Agora está comprovado, este não é um artifício para degustá-lo.

O chocolate também é composto por cafeína, a teobromina e a tiramina, que estimulam o raciocínio rápido. Segundo algumas pesquisas, o chocolate amargo pode reduzir os danos cerebrais após um acidente vascular cerebral.

Imunidade em alta:

Os chocolates com pelo menos 70% teor de cacau são recheados com antioxidantes. Estes antioxidantes auxiliam na para que as células do corpo se mantenham novas e fortes, inibindo possíveis doenças. No primeiro momento talvez não seja tão agradável ao paladar, mas ao consumir o chocolate amargo você estará inserindo menos açúcar ao organismo.

Ter mais energia:

Com uma rotina agitada e a agenda lotada de compromissos, tem dias que bate um cansaço, que não dá vontade de fazer mais nada. Não deixe esta sensação acabar com o seu dia: coma chocolate. Uma alternativa para dar um 'up' no astral, já que, o chocolate contém cafeína e teobromina, que lhe dá energia, estimulando o cérebro e o sistema nervoso central. Além disso, ele pode trazer ótimas sensações de bem estar, pois ele contém substâncias químicas semelhantes às da felicidade no cérebro.

Rico em vitaminas e minerais:

O cacau é fonte de magnésio, cálcio, ferro, zinco, cobre, potássio e manganês, além das vitaminas essenciais A, B1, B2, B3, C, E e ácido pantotênico.

Fontes: Tudo e Todas

Veja também

Por que consumir chás?01/04/16 As baixas temperaturas registradas no inverno fazem com que as pessoas procurem uma maneira de se aquecer e, o consumo de chás, é uma boa opção. O chá é uma das bebidas mais consumidas e mais antigas do mundo, sendo na literatura referido como uma das melhores fontes de compostos fenólicos. Os primeiros relatos de seu uso datam do século 27 a.C., sendo......
Reta final para inscrições no Concurso!05/07/17 Você já preparou sua receita para o 6º Concurso de Receitas da QuantyVitta? Estamos na reta final para o recebimento das inscrições. O prazo é até às 23h59 do dia 10/07/2017. Prepare sua receita......
Sucesso total no I Congresso Norte/Nordeste!16/05/16 A CháMais foi destaque e marcou presença no I Congresso Norte Nordeste de Nutrição Clínica e Esportiva Funcional. O evento aconteceu de 12 a 14 de maio no Oásis Atlântico em Fortaleza (Ceará).......

Voltar para (NOTÍCIAS)