Postado em 28 de Março às 14h11

Para comer sem culpa: Benefícios do chocolate

Boa Forma (53)

As pessoas fazem de tudo para evitar o consumo do chocolate, mas é uma tentação resistir a um pedacinho. Porém, tem também os chocólatras, estes sim, depois de um pedaço querem devorar a 'barra inteira'. A dica é manter o equilíbrio, além da substância trazer uma sensação de prazer e saciedade, ele também pode contribuir com vários benefícios à saúde.

Vantagens para o coração e para o cérebro:

O chocolate amargo é rico em flavonóides, tem grande influência sobre a redução da pressão arterial, a melhora do fluxo sanguíneo, e contribui com a diminuição da tendência de obstrução dos vasos. Este chocolate possui na sua composição a vitamina E, que é importante na anti-formação de placas de gordura nas artérias. Seu consumo ajuda a combater o colesterol ruim (LDL).

Além disso, a substância estimula o cérebro com a produção de serotonina, substância que combate depressão e ansiedade. Por isso que algumas pessoas consomem o chocolate amargo, para amenizar o estresse da rotina. Agora está comprovado, este não é um artifício para degustá-lo.

O chocolate também é composto por cafeína, a teobromina e a tiramina, que estimulam o raciocínio rápido. Segundo algumas pesquisas, o chocolate amargo pode reduzir os danos cerebrais após um acidente vascular cerebral.

Imunidade em alta:

Os chocolates com pelo menos 70% teor de cacau são recheados com antioxidantes. Estes antioxidantes auxiliam na para que as células do corpo se mantenham novas e fortes, inibindo possíveis doenças. No primeiro momento talvez não seja tão agradável ao paladar, mas ao consumir o chocolate amargo você estará inserindo menos açúcar ao organismo.

Ter mais energia:

Com uma rotina agitada e a agenda lotada de compromissos, tem dias que bate um cansaço, que não dá vontade de fazer mais nada. Não deixe esta sensação acabar com o seu dia: coma chocolate. Uma alternativa para dar um 'up' no astral, já que, o chocolate contém cafeína e teobromina, que lhe dá energia, estimulando o cérebro e o sistema nervoso central. Além disso, ele pode trazer ótimas sensações de bem estar, pois ele contém substâncias químicas semelhantes às da felicidade no cérebro.

Rico em vitaminas e minerais:

O cacau é fonte de magnésio, cálcio, ferro, zinco, cobre, potássio e manganês, além das vitaminas essenciais A, B1, B2, B3, C, E e ácido pantotênico.

Fontes: Tudo e Todas

Veja também

Diferença entre Sucralose e Estévia?12/12/16 Você já deve ter ouvido falar sobre estévia e sucralose. Muitas vezes utilizamos estes adoçantes e não sabemos a diferença entre eles. Hoje em dia, a estévia e a sucralose, são os adoçantes mais recomendados por nutricionistas, dependendo de cada caso. O consumo excessivo de açúcar estimula o aparecimento da obesidade, o crescimento de......
O que é Dengue?24/02/16 A dengue é uma doença febril aguda causada por um vírus, sendo um dos principais problemas de saúde pública no mundo. O seu principal vetor de transmissão é o mosquito Aedes aegypti, que se desenvolve em......
O que é o Novembro Azul e como ele começou?01/11/17 Durante o mês de Outubro rolou a Campanha Outubro Rosa (que já explicamos por aqui). Agora no mês de novembro as coisas mudam de cor e passar a ficar azuis. O Novembro Azul é uma campanha super importante de combate ao câncer......

Voltar para (NOTÍCIAS)