Postado em 28 de Maio às 09h47

Perigos do sedentarismo

Bem-estar (44)

A obesidade está associada a diversas doenças cardiovasculares, colesterol, artrite, autoimunes, além de diabetes e problemas psicossociais.

“Não se movimentar e buscar um estilo de vida saudável é extremamente prejudicial. Atualmente, já é possível fazer uma conexão de que, quanto mais tempo a pessoa passa sentada, maior é o risco de mortalidade por doenças ligadas ao peso e à falta de exercícios”, afirmou a Profa. Dra. Rita Raman, médica pediatra pela Universidade de Oklahoma, em palestra no Congresso Brasileiro de Nutrologia, que é realizado em São Paulo.

A obesidade está associada a diversas doenças, como diabetes, doenças cardiovasculares, colesterol, artrite e doenças nas articulações, doenças autoimunes e problemas psicossociais, e paralelamente o sedentarismo é um dos piores fatores.

Os problemas psicossociais e as dificuldades na farmacoterapia antiobesidade também foram abordados pelo Prof. Dr. Durval Ribas Filho, médico nutrólogo e presidente da Associação Brasileira de Nutrologia. “Alguns governos ainda não compreendem a importância do tratamento de uma doença crônica, como a obesidade, através de agentes farmacológicos. Uma pessoa hipertensa sem o devido remédio terá crise de pressão alta. O obeso sem o remédio engorda e sofre discriminações”, pontua.

Para a Prof. Dra. Maria Cristina Jimenez, presidente da Sociedad Paraguaya de Nutrición, o principal é compor uma equipe multidisciplinar para o combate da obesidade. “Médicos nutrólogos, endocrinologistas, cardiologistas, psicólogos e nutricionistas devem compor uma equipe para combater a doença. Uma pessoa que reduz de 5% a 10% promove uma melhora corporal em curto prazo, porém nunca a homeostase energética – o gasto energético que é a interação metabólica que mantém a energia do corpo para sobrevivência em curto e longo prazo – será a mesma entre ex-obesos e magros”, diz.

Fonte: Alagoas 24horas

Veja também

Tudo sobre a Cafeína!18/08/17 Muita gente está afim de perder aqueles quilinhos extras que adquire e que não querem sair por nada desse mundo. Você já deve ter tentando inúmeras dietas, mas o resultado foi infrutífero e frustrante. Existe um grupo de alimentos chamados de termogênicos que podem te ajudar a turbinar a perda de peso. Entre eles temos a pimenta, o gengibre, o chá verde e uma......
Proteína do leite pode ajudar no combate de Zika e Chikungunya!17/10/16 Pesquisadores observaram uma redução de até 80% das ações virais com o uso da substância. Uma pesquisa recente, realizada por estudiosos do Instituto Evandro Chagas, no Pará, e da Universidade Federal do......
Dia do médico: a importância desse profissional18/10/17 Hoje, dia 18, é comemorado o Dia do Médico. Uma profissão que exige esforço, dedicação e vocação, afinal, lida com a vida. E os serviços podem ser necessários a qualquer hora, pois......

Voltar para (NOTÍCIAS)