Postado em 11 de Junho às 08h20

Qual a idade ideal para as crianças começarem a fazer esportes?

Boa Forma (57)

Qual deve ser a idade correta para uma criança iniciar as atividades esportivas?

Essa pergunta é feita por muitos pais e educadores. A Sociedade Brasileira de Pediatria aconselha que elas comecem a prática entre 5 e 7 anos de idade, mas classifica como o mais importante respeitar as vontades e as características de cada criança. Não adianta forçar um garoto a se tornar um craque de futebol, se o que ele quer praticar é basquete ou vôlei.

A criança deve gostar do que vai fazer, ter habilidade para fazer e as características para se desenvolver, ou não, no esporte que ela for inserida.

“É de consenso mundial que a realização de atividades físicas na infância ajuda a manter o peso ideal, reduzindo índices de obesidade e suas consequências, como diabetes, hipertensão e dislipidemias, por exemplo”, conforme explicação do Dr. José Gabel, secretário do Departamento de Pediatria Ambulatorial e Cuidados Primários da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP).

Mas o doutor também alerta para possíveis exageros: “Pais desejam criar atletas mirins, com agendas sobrecarregadas e sem descanso. Esse ritmo é prejudicial, resulta em sintomas diversos como criar motivos para não frequentar as aulas, fadiga, cansaço, perda de concentração, alterações no humor, irritabilidade, insônia, dores musculares e articulares, além do grande risco de lesões”, finaliza do Dr. Gabel.

Fonte: GreenMe

Veja também

CARBless opção saudável para o gerenciamento de peso22/04/16 A obesidade é considerada uma epidemia mundial e encontra-se em constante crescimento. Suas taxas aumentaram de forma alarmante nos últimos anos, principalmente, em países em desenvolvimento, os quais têm vivenciado um estilo de......
Como melhorar o humor através da postura18/06 Não é novidade para ninguém que uma postura corporal inadequada pode trazer os mais variados tipos de dor, especialmente nas costas. Mas, uma pesquisa recente da San Francisco State University mostrou que, além das tão......

Voltar para (NOTÍCIAS)