Postado em 13 de Julho às 08h29

Rock faz bem a saúde!

Bem-estar (44)
Dr. Bem Estar - Seu Portal de Saúde!  Hoje é dia do Rock bebê!  O dia 13 de julho é reconhecido no Brasil como o Dia Mundial do Rock. A data celebra anualmente o rock e foi escolhida em homenagem ao Live Aid,...

 Hoje é dia do Rock bebê! 

O dia 13 de julho é reconhecido no Brasil como o Dia Mundial do Rock. A data celebra anualmente o rock e foi escolhida em homenagem ao Live Aid, megaevento que aconteceu nesse dia em 1985.

E para comemorar esse dia separamos 5 benefícios a saúde que o bom e velho Rock nos proporciona:

1 - Ouvir Heavy Metal deixa as pessoas mais felizes:

Um estudo realizado em 2015 para o jornal “Self and Identity” examinou como o crescimento de fãs de heavy metal influenciou na sua vida de adultos. Nos anos 80 havia muita controvérsia em relação ao estilo heavy metal, até grupos religiosos – principalmente nos Estados Unidos – conectavam a cultos satânicos.

Claramente uma teoria infundada e sem sentido ainda mais que agora sabemos dos impactos positivos em ouvir Rock. Em um grupo de 377 adultos que participaram da pesquisa, os que disseram ser fãs de Heavy Metal eram mais felizes e tinham menos arrependimentos na vida, em comparação aos outros particiantes que gostavam de outros tipos de música, ou que não eram fãs de música em geral.

2 - Recuperação de exercicios:

Um estudo feito pelo “Journal of Strength and Conditioning Research” descobriu que os ouvintes de música também se beneficiam na hora do desaquecimento do exercício. Dez dos participantes foram escolhidos para serem monitorados durante o desaquecimento com e sem música. Enquanto estavam ouvindo música, atingiram maior distância no mesmo período de tempo e os seus exames de sangue mostraram que os níveis de lactato baixaram mais rápido.

3 - Relaxamento e combate ao estresse:

A natureza bate-cabeça do Rock pode nos levar a pensar que esse estilo musical nos induz ao estresse ao invés de relaxar, mas um estudo Australiano prova que é exatamente o contrário que acontece. A Universidade de Queensland em Brisbane comprovou que o Rock agressivo “combina e ajuda a processar a raiva”, deixando os ouvintes se sentindo mais ativos e energizados.

De fato, qualquer estilo musical tem o poder de relaxar e desestressar. Desde que você curta a música que está ouvindo, não importa se é Metallica ou Mozart, ela terá o poder de reduzir a sensação de estresse e ansiedade.

4 - Redução da sensação de dor:

O Rock nos envolve emocionalmente e isso acaba tirando a nossa atenção da dor. Inúmeros estudos demonstraram o poder da música em reduzir a sensação de dor. Um ensaio realizado em 2012 demonstrou que pacientes com dor crônica se beneficiaram de duas sessões diárias de musicoterapia.

A música também se demonstrou eficaz em reduzir a necessidade do uso de opióides em pacientes se recuperando de operações. Assim como músicas que são associadas a memórias positivas podem alterar o nosso humor positivamente e, também, a nossa tolerância a dor.

5 - Rock faz bem ao coração:

De acordo com um estudo feito pelo Instituto de Cardiologia, na Universidade de Nis, na Sérvia, ouvir a música que gostamos libera endorfinas pelo cérebro. Isso estimula a nossa saúde vascular, com pesquisas sugerindo que a música assim pode aumentar o fluxo sanguíneo em até 26%. Um bom aparelho circulatório significa pressão arterial reduzida, o que diminui a possibilidade de problemas cardíacos.

Fonte: Lottoland

Dr. Bem Estar - Seu Portal de Saúde!

Veja também

O efeito da suplementação de Creatina!17/06/16 Inúmeros estudos têm investigado a combinação nutricional da suplementação com o objetivo de melhorar a performance do atleta. A creatina é o suplemento mais popular usado com o intuito de melhorar a força e desempenho durante o exercício físico. Pesquisas demonstraram que o uso da creatina pode aumentar significativamente a força e a......
Quais os benefícios e os riscos do consumo de cafeína?01/02 Quando atletas e desportistas pensam em usar algum tipo de suplemento que proporcione aumento da performance física e cognitiva, a cafeína se apresenta praticamente como primeira escolha. Além de ser encontrada em alguns alimentos como o......
7 motivos para buscar ajuda do profissional de nutrição27/08 A nutrição é uma área da saúde completamente voltada para as necessidades nutricionais do ser humano. O nutricionista, no caso, é responsável por levar a informação aos seus pacientes sobre a......

Voltar para (NOTÍCIAS)