Postado em 17 de Setembro às 09h52

Saiba como a qualidade do seu sono pode afetar sua vida!

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Dr. Bem Estar - Seu Portal de Saúde! Mesmo com a nova modalidade home office para alguns, um processo muito difícil para a maioria continua sendo a qualidade do sono e como ela pode afetar o desempenho de tarefas básicas do dia a...

Mesmo com a nova modalidade home office para alguns, um processo muito difícil para a maioria continua sendo a qualidade do sono e como ela pode afetar o desempenho de tarefas básicas do dia a dia.

É muito importante destacar que a qualidade do sono é essencial principalmente para a saúde!

Noites mal dormidas resultam em uma série de problemas e também mudanças no organismo, e que fazem com que o indivíduo tenha a sua carreira e dia a dia afetados. Quanto menos se dorme, mais lenta a pessoa fica para realizar tarefas ou atividades, seja em qualquer âmbito da vida.

Como exemplo das consequências de noites mal dormidas, podemos citar:
- Fraqueza do sistema imunológico;
- Perda de memória de curto prazo;
- Dificuldade em concentrar-se;
- Envelhecimento precoce;
- Perda de massa muscular;
- Falta de apetite;

Os sintomas citados acima podem afetar diretamente tanto sua vida profissional quanto pessoal, fazendo com que você perca o estímulo das atividades diárias.

Existem 4 fases do sono, geralmente pessoas com insônia possuem dificuldades para chegar na quarta fase, saiba quais são:
- Fase 1: Sono leve com possibilidade de espasmos musculares;
- Fase 2: Ondas cerebrais mais lentas e corpo mais frio;
- Fase 3: Início do sono profundo;
- Fase 4: A mais importante pois é nela que o organismo se recompõe para o dia seguinte.

Por isso, separamos algumas dicas para que você tenha uma noite de sono reparadora e esteja pronto para a rotina com mais disposição e saúde, confira:

- Antes de dormir, faça um lanche leve pois a fome diminui a qualidade do sono;
- Atividades físicas são necessárias na rotina mas devem ser praticadas pelo menos 4h antes do horário que você costuma dormir;
- Durma o necessário e crie uma rotina pois é muito importante para que o ciclo do sono fique regulado e ainda mais saudável;
- Lembre-se: 2h antes de dormir, diminua o ritmo e mantenha-se relaxado.

Uma boa pedida também é tomar chás com propriedades calmantes como melissa, maracujá, cidreira e erva-doce!

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