Postado em 25 de Junho às 14h58

Saiba como aproveitar a Copa do Mundo com saúde

Boa Forma (54)
Dr. Bem Estar - Seu Portal de Saúde! A ansiedade toma conta dos fanáticos por futebol quando se fala de Copa do Mundo. O cardiologista Thiago Ribeiro, coordenador da Emergência do Hospital São Lucas (RJ),e a nutricionista Ana...

A ansiedade toma conta dos fanáticos por futebol quando se fala de Copa do Mundo. O cardiologista Thiago Ribeiro, coordenador da Emergência do Hospital São Lucas (RJ),e a nutricionista Ana Paula Cruz, do Complexo Hospitalar de Niterói (CHN), foram convocados para mostrar quais são os cuidados necessários com a saúde durante os jogos. Confira:

CORAÇÃO À PROVA DE GOL

Segundo o médico, o cuidado especial deve ser com o coração. “As fortes emoções, como o grito de gol, aumentam a frequência cardíaca, e essa situação pode se agravar para quem é portador de alguma doença cardíaca, como arritmia, angina e hipertensão. Fique atento a sintomas como palpitação, dor no peito, falta de ar e desmaio”, alerta Thiago.

ALIMENTAÇÃO DE CAMPEÃO 

Alimentar-se corretamente é fundamental para manter a energia para acompanhar os jogos. Drible os alimentos gordurosos e as comidas de origem duvidosa. Segundo Ana Paula Cruz, nutricionista do CHN, as refeições devem ser leves para facilitar a digestão, e os pratos condimentados e ricos em sal devem sair pela lateral.

BATENDO UM BOLÃO NA COZINHA

Se a festa vai ser em casa, assuma o papel de técnico e escale alimentos saudáveis para a concentração. Substitua salgadinhos ou churrasco com carnes gordurosas por opções leves.

CARTÃO VERMELHO PARA A INSÔNIA

Segundo o cardiologista Thiago Ribeiro, o transtorno ansioso pode desencadear uma crise de insônia, mas algumas mudanças simples podem ajudar a ganhar a partida. “Deite cedo, mesmo sem sono, e leia um livro, isso ajuda no relaxamento; evite ver televisão, ambientes com música alta ou muitas pessoas conversando, o que pode aumentar a tensão”, aponta o cardiologista.

CONDICIONAMENTO DE CRAQUE
 

A preparação física não pode ficar de fora para um bom torcedor. Ficar horas sentado à frente da TV ou longos períodos em pé na agitação das festas pode trazer desconforto muscular. Um treinamento simples pode ajudar, segundo o médico: “Fique atento à postura; alongue-se sempre que possível, pois auxilia a circulação sanguínea, principalmente das pernas; mexa os braços, as pernas e estique o pescoço; utilize um calçado confortável, assim estará pronto para marcar um golaço na saúde”, aconselha Thiago Ribeiro. 

Fonte: UNIMED

Veja também

Saiba o que fazer para cuidar da pele após os 30 anos19/03 A mulher de trinta anos — talvez o livro mais conhecido de Honoré de Balzac — deu origem ao termo “balzaquiana”, que retrata o momento em que as mulheres se tornam mais maduras. Mas além da maturidade emocional, os 30 podem trazer algumas queixas, decorrentes de perdas metabólicas naturais do organismo, segundo a dermatologista Dra. Claudia Marçal, dermatologista......
Fitoesteróis25/01/16 Os alimentos funcionais ou formas farmacêuticas que apresentam em sua composição fitoesteróis tem sido utilizados para a prevenção e redução de sintomas provocados por doenças relacionadas ao......
Músicas natalinas podem trazer mal à saúde19/12/17 Não é só impressão sua: as tradicionais músicas de Natal podem ter um efeito bastante negativo na nossa mente. “Então é Natal, e o que você fez?” As tradicionais músicas de......

Voltar para (NOTÍCIAS)