
A ansiedade toma conta dos fanáticos por futebol quando se fala de Copa do Mundo. O cardiologista Thiago Ribeiro, coordenador da Emergência do Hospital São Lucas (RJ),e a nutricionista Ana Paula Cruz, do Complexo Hospitalar de Niterói (CHN), foram convocados para mostrar quais são os cuidados necessários com a saúde durante os jogos. Confira:
CORAÇÃO À PROVA DE GOL
Segundo o médico, o cuidado especial deve ser com o coração. “As fortes emoções, como o grito de gol, aumentam a frequência cardíaca, e essa situação pode se agravar para quem é portador de alguma doença cardíaca, como arritmia, angina e hipertensão. Fique atento a sintomas como palpitação, dor no peito, falta de ar e desmaio”, alerta Thiago.
ALIMENTAÇÃO DE CAMPEÃO
Alimentar-se corretamente é fundamental para manter a energia para acompanhar os jogos. Drible os alimentos gordurosos e as comidas de origem duvidosa. Segundo Ana Paula Cruz, nutricionista do CHN, as refeições devem ser leves para facilitar a digestão, e os pratos condimentados e ricos em sal devem sair pela lateral.
BATENDO UM BOLÃO NA COZINHA
Se a festa vai ser em casa, assuma o papel de técnico e escale alimentos saudáveis para a concentração. Substitua salgadinhos ou churrasco com carnes gordurosas por opções leves.
CARTÃO VERMELHO PARA A INSÔNIA
Segundo o cardiologista Thiago Ribeiro, o transtorno ansioso pode desencadear uma crise de insônia, mas algumas mudanças simples podem ajudar a ganhar a partida. “Deite cedo, mesmo sem sono, e leia um livro, isso ajuda no relaxamento; evite ver televisão, ambientes com música alta ou muitas pessoas conversando, o que pode aumentar a tensão”, aponta o cardiologista.
CONDICIONAMENTO DE CRAQUE
A preparação física não pode ficar de fora para um bom torcedor. Ficar horas sentado à frente da TV ou longos períodos em pé na agitação das festas pode trazer desconforto muscular. Um treinamento simples pode ajudar, segundo o médico: “Fique atento à postura; alongue-se sempre que possível, pois auxilia a circulação sanguínea, principalmente das pernas; mexa os braços, as pernas e estique o pescoço; utilize um calçado confortável, assim estará pronto para marcar um golaço na saúde”, aconselha Thiago Ribeiro.
Fonte: UNIMED