Postado em 25 de Junho de 2018 às 14h58

Saiba como aproveitar a Copa do Mundo com saúde

Boa Forma (59)
Dr. Bem Estar - Seu Portal de Saúde! A ansiedade toma conta dos fanáticos por futebol quando se fala de Copa do Mundo. O cardiologista Thiago Ribeiro, coordenador da Emergência do Hospital São Lucas (RJ),e a nutricionista Ana...

A ansiedade toma conta dos fanáticos por futebol quando se fala de Copa do Mundo. O cardiologista Thiago Ribeiro, coordenador da Emergência do Hospital São Lucas (RJ),e a nutricionista Ana Paula Cruz, do Complexo Hospitalar de Niterói (CHN), foram convocados para mostrar quais são os cuidados necessários com a saúde durante os jogos. Confira:

CORAÇÃO À PROVA DE GOL

Segundo o médico, o cuidado especial deve ser com o coração. “As fortes emoções, como o grito de gol, aumentam a frequência cardíaca, e essa situação pode se agravar para quem é portador de alguma doença cardíaca, como arritmia, angina e hipertensão. Fique atento a sintomas como palpitação, dor no peito, falta de ar e desmaio”, alerta Thiago.

ALIMENTAÇÃO DE CAMPEÃO 

Alimentar-se corretamente é fundamental para manter a energia para acompanhar os jogos. Drible os alimentos gordurosos e as comidas de origem duvidosa. Segundo Ana Paula Cruz, nutricionista do CHN, as refeições devem ser leves para facilitar a digestão, e os pratos condimentados e ricos em sal devem sair pela lateral.

BATENDO UM BOLÃO NA COZINHA

Se a festa vai ser em casa, assuma o papel de técnico e escale alimentos saudáveis para a concentração. Substitua salgadinhos ou churrasco com carnes gordurosas por opções leves.

CARTÃO VERMELHO PARA A INSÔNIA

Segundo o cardiologista Thiago Ribeiro, o transtorno ansioso pode desencadear uma crise de insônia, mas algumas mudanças simples podem ajudar a ganhar a partida. “Deite cedo, mesmo sem sono, e leia um livro, isso ajuda no relaxamento; evite ver televisão, ambientes com música alta ou muitas pessoas conversando, o que pode aumentar a tensão”, aponta o cardiologista.

CONDICIONAMENTO DE CRAQUE
 

A preparação física não pode ficar de fora para um bom torcedor. Ficar horas sentado à frente da TV ou longos períodos em pé na agitação das festas pode trazer desconforto muscular. Um treinamento simples pode ajudar, segundo o médico: “Fique atento à postura; alongue-se sempre que possível, pois auxilia a circulação sanguínea, principalmente das pernas; mexa os braços, as pernas e estique o pescoço; utilize um calçado confortável, assim estará pronto para marcar um golaço na saúde”, aconselha Thiago Ribeiro. 

Fonte: UNIMED

Veja também

5 Maneiras de Evitar as Doenças de Outono!27/03/17 A transição entre o verão e o outono é marcada pela queda brusca da temperatura e pela baixa na umidade relativa do ar. Segundo a pneumologista Dra. Andrea Sette, do Hospital e Maternidade Rede D’Or São Luiz, estes fatores dificultam a dispersão de partículas, o que compromete o sistema respiratório e cardiovascular. Os resultados são quadros de......
Como melhorar o humor através da postura18/06/18 Não é novidade para ninguém que uma postura corporal inadequada pode trazer os mais variados tipos de dor, especialmente nas costas. Mas, uma pesquisa recente da San Francisco State University mostrou que, além das tão......
Saiba a importância da suplementação alimentar!14/11/17 Muitas pessoas se perguntam o porquê do consumo do suplemento alimentar. A resposta é simples, o suplemento alimentar fornece nutrientes essenciais ao bom funcionamento do corpo humano, oferecendo nas doses adequadas compostos nutricionais que......

Voltar para (NOTÍCIAS)