Postado em 14 de Maio de 2018 às 09h58

Saiba quais são diferenças entre diet, light, zero e integral!

Alimentação (88)

Com a variedade de opções nas prateleiras dos supermercados as dúvidas sobre os alimentos crescem a cada dia. Saiba um pouco sobre os alimentos Diet, Light, Zero e Integral:

DIET: 

Alimentos Diet são aqueles que possuem isenção de açúcar, proteína e/ou gorduras. Eles podem ter valor calórico maior que os tradicionais. Nem sempre são úteis para perda de peso. Devem ser usados com indicação de um nutricionista.

LIGHT: 

Algumas pessoas ainda pensam que os alimentos light são aqueles que apresentam apenas menos gordura em sua composição. A grande vantagem do alimento light é que ele muitas vezes contém menos gordura, açúcar ou sódio. 

Segundo o Regulamento do Ministério de Saúde, os alimentos light devem ter no máximo 40kcal/100g em produtos sólidos. No caso de bebidas, a proporção é de até 20kcal/100ml. Ou, para que um alimento seja considerado light, a redução deve ser de no mínimo 25% no teor dedeterminado nutriente ou teor calórico em relação ao similar convencional. O produto ao qual o alimento é comparado deve ser indicado no rótulo.

Nem todo alimento light é próprio para emagrecimento. A redução calórica em certos alimentos é muito pequena. Além disso, é importante saber a quantidade e o momento em que pode ser consumido. O consumo em excesso pode ser prejudicial se comparado ao consumo moderado de algo que não é light.

ZERO:

Ele indica isenção de algum nutriente em comparação com a versão tradicional. Se a isenção for de açúcares, o produto ainda deve apresentar valor calórico reduzido.

De modo geral, é semelhante ao dos alimentos light. Somente quando o alimento é zero por isenção de açúcares ele pode ser consumido por portadores de diabetes.

INTEGRAL: 

Os alimentos integrais por não passarem pelo processo de refinamento, mantem suas características originais. São muito ricos em fibras, vitaminas (especialmente as do complexo B) e minerais (ferro, selênio, fósforo e magnésio).

Fonte: Papo de Esquinas

Veja também

15 Opções de Lanches Gostosos e Nutritivos para seu Filho levar à Escola!16/05/17 O que não pode faltar na lancheira do seu filho? Em primeiro lugar, é preciso levar em conta o período em que a criança estuda e a refeição que fez antes de ir à escola. “De uma maneira geral, ela deve levar um alimento de cada grupo alimentar, ou seja, uma fonte de proteína (iogurte, queijo, leite), uma fruta (tanto in natura quanto o suco sem......
Novidade. O Chá 30 Ervas está maior e de cara nova!04/06 O Chá 30 Ervas está maior e de cara nova. Agora ele vem com 60 sachês para você desfrutar da mistura mais completa do mercado. E o legal é que em apenas 1 sachê, você aproveita dos benefícios de mais de 30......
Alimentação saudável na meia-idade10/06 Manter uma alimentação e rotina saudáveis deve ser uma preocupação para qualquer faixa etária. Entretanto, na faixa da meia-idade, período entre 40 e 65 anos, a atenção para isso costuma redobrar,......

Voltar para (NOTÍCIAS)