Postado em 20 de Março de 2017 às 10h50

Saudável e Bonita! Dicas para Cuidar da Pele no Outono e Inverno!

Beleza (49)
Dr. Bem Estar - Seu Portal de Saúde! O friozinho chega e já é possível sentir o ressecamento da pele, isto porque durante o outono e inverno, o vento frio e a baixa umidade podem ser nocivos à pele. Por isso, existem...

O friozinho chega e já é possível sentir o ressecamento da pele, isto porque durante o outono e inverno, o vento frio e a baixa umidade podem ser nocivos à pele. Por isso, existem alguns cuidados que são essenciais para mantê-la saudável e com uma boa aparência. Além de manter a pele macia e bonita, existem algumas medidas que ajudam a evitar problemas futuros.

Alguns quadros podem ser discretos e, às vezes, muito graves com infecções secundárias por bactérias, devido à coceira e às lesões na pele indica a dermatologista Márcia Grieco.

Os ferimentos podem ocorrer em consequência da desidratação e abuso de banhos muito quentes e demorados, que deixam a pele mais sensível. Segundo a médica, nessas ocasiões, o uso de buchas, esponjas, esfoliantes ou excesso de sabonete danificam o manto lipídico do nosso tegumento, que é uma barreira de gordura natural que não deixa a pele ressecar, perder água e ainda oferece uma flora benigna que protege contra infecções.

Uma das doenças decorrentes desse quadro são os eczemas: a pele fica extremamente ressecada e com áreas de vermelhidão e aspereza, sobretudo nos braços, pernas, e abdômen. É quando ocorrem as coceiras e a irritação.

As crianças, com pele mais delicada, muitas vezes, também apresentam a que denominamos de dermatite atópica (erupções que coçam e apresentam crostas), que surgem em áreas de dobras: cotovelos, joelhos e pescoço. Há ainda a vermelhidão e o ressecamento das bochechas e coceira nos olhos – alerta Márcia.

Outras doenças como psoríase, caracterizada pela presença de placas vermelhas com descamação na pele e no couro cabeludo, a dermatite seborreica, conhecida por caspa, também ganham destaque nessa lista. Para evitar todas essas condições indesejadas, a dermatologista dá preciosas dicas:

1 - Evite banhos muitos quentes e demorados.

2 - Não use buchas, esponjas nem esfoliantes durante o banho.

3 - Não tome banho de banheira e evite prolongar o tempo em baixo da água quente.

4 - Hidrate bem a pele após o banho.

5 - Evite o uso de cremes ou loção com corantes ou perfumes.

6 - Use sempre sabonete neutro.

Fonte: Revista Donna

Veja também

CháMais é destaque no Congresso Hi-Nutrition 2016!21/03/16 A CháMais marcou presença no 2º Congresso Hi – Nutrition 2016 de 17 a 19 de março no Centro de Convenções Frei Caneca em São Paulo. Os lançamentos da marca foram destaques no evento. São eles: CARBless em cápsulas, CARBless em sachês, 4 Fiber, Vegan Protein, Mune +, linha de colágenos PeptgenDerma9 e os sabores de Sensylac......
Outubro Rosa: autoestima influencia no tratamento de câncer22/10/18 Segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), estão sendo estimados 57.960 novos casos de câncer de mama este ano no Brasil. Em sua maioria, entre as mulheres, com 14.206 ocorrências, contra 181 por......
Como celular e computador estão prejudicando a sua pele25/09/17 Achou que o sol e a poluição eram os únicos inimigos de uma pele jovem e saudável? Pois enquanto estávamos preocupadas com os danos dos raios UV e UVA e fumaças urbanas, outro inimigo silencioso está......

Voltar para (NOTÍCIAS)