Postado em 20 de Março de 2017 às 10h50

Saudável e Bonita! Dicas para Cuidar da Pele no Outono e Inverno!

Beleza (43)
Dr. Bem Estar - Seu Portal de Saúde! O friozinho chega e já é possível sentir o ressecamento da pele, isto porque durante o outono e inverno, o vento frio e a baixa umidade podem ser nocivos à pele. Por isso, existem...

O friozinho chega e já é possível sentir o ressecamento da pele, isto porque durante o outono e inverno, o vento frio e a baixa umidade podem ser nocivos à pele. Por isso, existem alguns cuidados que são essenciais para mantê-la saudável e com uma boa aparência. Além de manter a pele macia e bonita, existem algumas medidas que ajudam a evitar problemas futuros.

Alguns quadros podem ser discretos e, às vezes, muito graves com infecções secundárias por bactérias, devido à coceira e às lesões na pele indica a dermatologista Márcia Grieco.

Os ferimentos podem ocorrer em consequência da desidratação e abuso de banhos muito quentes e demorados, que deixam a pele mais sensível. Segundo a médica, nessas ocasiões, o uso de buchas, esponjas, esfoliantes ou excesso de sabonete danificam o manto lipídico do nosso tegumento, que é uma barreira de gordura natural que não deixa a pele ressecar, perder água e ainda oferece uma flora benigna que protege contra infecções.

Uma das doenças decorrentes desse quadro são os eczemas: a pele fica extremamente ressecada e com áreas de vermelhidão e aspereza, sobretudo nos braços, pernas, e abdômen. É quando ocorrem as coceiras e a irritação.

As crianças, com pele mais delicada, muitas vezes, também apresentam a que denominamos de dermatite atópica (erupções que coçam e apresentam crostas), que surgem em áreas de dobras: cotovelos, joelhos e pescoço. Há ainda a vermelhidão e o ressecamento das bochechas e coceira nos olhos – alerta Márcia.

Outras doenças como psoríase, caracterizada pela presença de placas vermelhas com descamação na pele e no couro cabeludo, a dermatite seborreica, conhecida por caspa, também ganham destaque nessa lista. Para evitar todas essas condições indesejadas, a dermatologista dá preciosas dicas:

1 - Evite banhos muitos quentes e demorados.

2 - Não use buchas, esponjas nem esfoliantes durante o banho.

3 - Não tome banho de banheira e evite prolongar o tempo em baixo da água quente.

4 - Hidrate bem a pele após o banho.

5 - Evite o uso de cremes ou loção com corantes ou perfumes.

6 - Use sempre sabonete neutro.

Fonte: Revista Donna

Veja também

Regime para engordar!!!26/07/17 Ganhar peso nem sempre obtém a mesma divulgação na mídia como dietas para perder peso. Estar abaixo do peso também resulta em problemas de saúde, tais como um metabolismo prejudicado, ossos fracos, articulações com problemas, dentre muitos outros. Seguir uma dieta de ganho de peso rápida pode melhorar sua saúde e sua auto-confiança, se......
Proteína do leite pode ajudar no combate de Zika e Chikungunya!17/10/16 Pesquisadores observaram uma redução de até 80% das ações virais com o uso da substância. Uma pesquisa recente, realizada por estudiosos do Instituto Evandro Chagas, no Pará, e da Universidade Federal do......
Saiba tudo sobre whey protein para a manutenção da boa forma!24/07/17 Dra. Esthela Conde, especialista em nutrologia, fala sobre whey protein e seus benefícios. Os brasileiros buscam, cada vez mais, soluções práticas para alimentação por meio dos suplementos nutricionais. Seja por......

Voltar para (NOTÍCIAS)