Nos últimos tempos, a saúde da mulher vem despertando a atenção de muitos pesquisadores da área médica, o mesmo, vem ocorrendo no campo da Nutrição.
A dieta exerce um papel importante na manutenção da saúde e na qualidade de vida. Procure uma Nutricionista e saiba se beneficiar de uma alimentação mais saudável e equilibrada. Atualmente, uma parte significante da população brasileira está acima do peso ou é obesa. Para as mulheres, as estatísticas, em relação ao sobrepeso e a obesidade, não estão favoráveis, pois dentro do percentual, 40% das mulheres estão obesas.
Já se sabe que, a Obesidade está associada com o surgimento de diversas doenças, como: Diabetes, Dislipidemias (alteração nos níveis de colesterol e triglicérides), Hipertensão Arterial, Síndrome metabólica, Doenças coronarianas, infarto, baixa-estima e até endometriose , que pode evoluir para uma infertilidade.
Para se prevenir de tais doenças, é de extrema importância que haja uma revisão de estilo de vida e hábitos alimentares diários. Duas são as razões: Existem alimentos que são desnecessários para nossa saúde e, ao mesmo tempo, existem alguns nutrientes que são importantes para a saúde da mulher. Por exemplo, sintomas como fadiga, perda de memória e ansiedade podem ser deficiências alimentares, comuns nas mulheres.
Em seguida, encontram-se alguns dos principais nutrientes para a saúde feminina e as suas fontes alimentares.
Fique atento a eles:
1- Proteínas: São responsáveis pela formação e manutenção dos tecidos, são fontes de energia e constituintes de hormônios, enzimas e anticorpos.
Fonte Alimentar: Principais fontes são aquelas de origem animal, como a carne, ovo, leite e derivados.
2- Betacaroteno: É um antioxidante, prevenindo o envelhecimento, beneficia a visão noturna, aumenta a imunidade, dá elasticidade à pele, aumenta o brilho dos cabelos e o fortalecimento das unhas, além de atuar no metabolismo de gorduras. Natural, é uma das formas de se obter indiretamente a vitamina A. Ajuda na sintese de tecidos do corpo e possuem indóis que previnem de cancês de mama.
Fonte Alimentar: Presentes em frutas e vegetais alaranjados: cenoura, abóbora moranga, manga, mamão e folhas verdes escuras, como: brócolis, espinafre e couve.
3- Soja: É uma planta pertencente à família das leguminosas, rica em proteínas, lipídeos, fibras e vitaminas e minerais. Contém, também, uma classe de fito-hormônios conhecidos como isoflavonas ou isoflavonóides.
As isoflavonas colaboram com a diminuição do colesterol, principalmente do LDL, atuam como antioxidantes. Além disso, exercem controle sobre a atividade hormonal equilibrando a quantidade do hormônio estrógeno no organismo feminino.
Fonte Alimentar: Semente de Soja e derivados: Leite de soja, tofu (queijo de soja).
4- Fibras: A constipação intestinal é uma queixa frequente das mulheres, para solucionar esse problema deve ser fazer o consumo de fibras alimentares e boa hidratação. O consumo adequado de fibras também auxilia no controle do colesterol e da glicose sanguínea.
5- Ferro: É um mineral importante para a mulher e seu consumo é essencial devido a sua perda referente ao período menstrual, podendo causar anemias, cansaço, falta de memória, unhas quebradiças e queda de cabelo em algumas mulheres.
Fonte Alimentar: Carne de boi, fígado, feijão e lentilha, frutos secos e vegetais verdes escuros: couve, espinafre, acelga.
6- Cálcio: É um dos minerais mais importantes para as mulheres, pois previne a osteoporose, que é uma doença caracterizada pela perda de massa óssea com aumento de fratura, frequente em mulheres.
Fonte Alimentar: Lacticínios: leite, iogurte e queijo ou substitutos (leite de soja),vegetais verde escuros, gergelim, amêndoas e peixes.
7- Ácido fólico: Participa na formação de células vermelhas e a sua carência está na origem da anemia. Participa no desenvolvimento dos tecidos do sistema nervoso. A falta dessa vitamina provoca má formações no feto. A suplementação com ácido fólico durante a gestação de cadelas parece ter um efeito muito benéfico ao reduzir a incidência de fenda palatina em filhotes.
Fonte Alimentar: Espinafres, agriões, ervilhas, arroz integral, banana e leite.
Ágar-ágar ajuda no emagrecimento e substitui a gelatina em receitas24/Ago/201724/08/17há 4 anos Quinta-feira, 24 de Agosto de 201724/08/2017De origem vegetal, o ágar garante às preparações boa consistência, além de ser saudável e ajudar no emagrecimento. Também conhecido simplesmente como ágar ou agarose, ágar-ágar é um composto gelatinoso extraído de diferentes algas marinhas vermelhas. Acredita-se que seu uso seja antigo e que ele tinha sido descoberto no......
Alimentos que ajudam no crescimento dos músculos!11/Mai/201611/05/16há 6 anos Quarta-feira, 11 de Maio de 201611/05/2016Em busca do corpo perfeito, muitas mulheres gastam horas na academia para perderem os quilos extras e também ganharem músculos. Mas o que muitas delas não sabem, é que existem alguns alimentos que podem ser muito úteis para......
1 hora de movimento contrasta 8 horas de sedentarismo10/Dez/201810/12/18há 3 anos Segunda-feira, 10 de Dezembro de 201810/12/2018Qualquer pessoa que passe 8 horas sentado por dia, seja por motivo de trabalho ou de estudo, deve tomar medidas para preservar a sua saúde. Devemos fazer pelo menos uma hora de atividade física ao dia para diminuir as consequências de um......