Postado em 08 de Março às 08h28

Saúde e nutrição da Mulher: 7 cuidados na alimentação para manter a Boa Forma

Boa Forma (54)

Nos últimos tempos, a saúde da mulher vem despertando a atenção de muitos pesquisadores da área médica, o mesmo, vem ocorrendo no campo da Nutrição.

A dieta exerce um papel importante na manutenção da saúde e na qualidade de vida. Procure uma Nutricionista e saiba se beneficiar de uma alimentação mais saudável e equilibrada. Atualmente, uma parte significante da população brasileira está acima do peso ou é obesa. Para as mulheres, as estatísticas, em relação ao sobrepeso e a obesidade, não estão favoráveis, pois dentro do percentual, 40% das mulheres estão obesas.

Já se sabe que, a Obesidade está associada com o surgimento de diversas doenças, como: Diabetes, Dislipidemias (alteração nos níveis de colesterol e triglicérides), Hipertensão Arterial, Síndrome metabólica, Doenças coronarianas, infarto, baixa-estima e até endometriose , que pode evoluir para uma infertilidade.

Para se prevenir de tais doenças, é de extrema importância que haja uma revisão de estilo de vida e hábitos alimentares diários. Duas são as razões: Existem alimentos que são desnecessários para nossa saúde e, ao mesmo tempo, existem alguns nutrientes que são importantes para a saúde da mulher. Por exemplo, sintomas como fadiga, perda de memória e ansiedade podem ser deficiências alimentares, comuns nas mulheres.

Em seguida, encontram-se alguns dos principais nutrientes para a saúde feminina e as suas fontes alimentares.

Fique atento a eles:

1- Proteínas: São responsáveis pela formação e manutenção dos tecidos, são fontes de energia e constituintes de hormônios, enzimas e anticorpos.

Fonte Alimentar: Principais fontes são aquelas de origem animal, como a carne, ovo, leite e derivados.

2- Betacaroteno: É um antioxidante, prevenindo o envelhecimento, beneficia a visão noturna, aumenta a imunidade, dá elasticidade à pele, aumenta o brilho dos cabelos e o fortalecimento das unhas, além de atuar no metabolismo de gorduras. Natural, é uma das formas de se obter indiretamente a vitamina A. Ajuda na sintese de tecidos do corpo e possuem indóis que previnem de cancês de mama.

Fonte Alimentar: Presentes em frutas e vegetais alaranjados: cenoura, abóbora moranga, manga, mamão e folhas verdes escuras, como: brócolis, espinafre e couve.

3- Soja: É uma planta pertencente à família das leguminosas, rica em proteínas, lipídeos, fibras e vitaminas e minerais. Contém, também, uma classe de fito-hormônios conhecidos como isoflavonas ou isoflavonóides.

As isoflavonas colaboram com a diminuição do colesterol, principalmente do LDL, atuam como antioxidantes. Além disso, exercem controle sobre a atividade hormonal equilibrando a quantidade do hormônio estrógeno no organismo feminino.

Fonte Alimentar: Semente de Soja e derivados: Leite de soja, tofu (queijo de soja).

4- Fibras: A constipação intestinal é uma queixa frequente das mulheres, para solucionar esse problema deve ser fazer o consumo de fibras alimentares e boa hidratação. O consumo adequado de fibras também auxilia no controle do colesterol e da glicose sanguínea.

Fontes Alimentares: Verduras, legumes, frutas, cereais, grãos integrais.

5- Ferro: É um mineral importante para a mulher e seu consumo é essencial devido a sua perda referente ao período menstrual, podendo causar anemias, cansaço, falta de memória, unhas quebradiças e queda de cabelo em algumas mulheres.

Fonte Alimentar: Carne de boi, fígado, feijão e lentilha, frutos secos e vegetais verdes escuros: couve, espinafre, acelga.

6- Cálcio: É um dos minerais mais importantes para as mulheres, pois previne a osteoporose, que é uma doença caracterizada pela perda de massa óssea com aumento de fratura, frequente em mulheres.

Fonte Alimentar: Lacticínios: leite, iogurte e queijo ou substitutos (leite de soja),vegetais verde escuros, gergelim, amêndoas e peixes.

7- Ácido fólico: Participa na formação de células vermelhas e a sua carência está na origem da anemia. Participa no desenvolvimento dos tecidos do sistema nervoso. A falta dessa vitamina provoca má formações no feto. A suplementação com ácido fólico durante a gestação de cadelas parece ter um efeito muito benéfico ao reduzir a incidência de fenda palatina em filhotes.

Fonte Alimentar: Espinafres, agriões, ervilhas, arroz integral, banana e leite.

Fonte do Artigo: Diabetes e você

Veja também

Agora somos Amais!07/02 O mundo está em constante evolução e nós também. E para acompanhar as mudanças do seu mundo a marca CháMais agora também é Amais. Nossa receita foi unir paixão e tecnologia à nutrição para lhe oferecer algo a mais! A nova marca Amais é mais resultados, mais inovação, mais tecnologia, mais saúde e......
CháMais se prepara para a 2ª Hi-Nutrition!02/02/16 A CháMais trará muitas novidades para o 2º Congresso Hi-Nutrition que acontece de 17 a 19 de Março no Centro de Convenções Frei Caneca em São Paulo, SP. A marca participa desde a primeira edição e......
O exercício ideal para quem tem osteoporose20/10/17 Não faltam pesquisas atestando a importância de mexer o esqueleto para ter uma vida saudável. Mas e se a osteoporose, doença crônica que deixa o tecido ósseo frágil e poroso, dá as caras? Nesses casos,......

Voltar para (NOTÍCIAS)