Postado em 18 de Julho de 2017 às 08h54

Um grande aliado da boa forma: os benefícios do coco para a saúde!

Saúde (74)
Dr. Bem Estar - Seu Portal de Saúde! Não é à toa que o Coco está entre os três melhores alimentos do mundo. Rico em nutrientes de grande importância para nossa vida (proteínas, vitaminas, gorduras...

Não é à toa que o Coco está entre os três melhores alimentos do mundo. Rico em nutrientes de grande importância para nossa vida (proteínas, vitaminas, gorduras saturadas, ácido láurico, carboidratos, minerais), pode-se confirmar que se trata de um alimento completo.

Ele está presente hoje na nossa mesa de várias maneiras: coco em polpa, coco ralado, leite de coco, agua de coco, óleo de coco. Enfim, opções não faltam para que você possa consumi-lo e com certeza seu consumo diário trará inúmeros benefícios ao organismo.

O coco em polpa é uma ótima fonte de minerais como ferro, magnésio, zinco, cálcio e potássio. É riquíssimo em flavonóides que possuem ação anti-inflamatória, hormonal, antialérgica e anticâncer.

A água do coco também é rica em minerais, por isso muito bem recomendada como hidratante natural em diversas situações, como pós-treino.

O óleo de coco (o queridinho do momento), muito falado e envolvido em polêmicas, é uma ótima fonte de energia (por causa dos triglicerídeos de cadeia média), acelera a queima de gorduras e naturalmente diminui a fome.

Ele também ajuda no sistema imunológico e melhora o funcionamento da tireoide. Além disso é um potente hidratante para cabelos e pele.

Contudo, analisando todos esses benefícios, por que quando recomendo que o coco seja consumido, geralmente vejo faces de espanto? Comumente seguidas de perguntas como: mas ele não é supercalórico?

O que acontece é que o coco é rico em gordura saturada e a maioria das pessoas ainda tem medo de consumir essa fruta, pelo mito criado em torno da relação de gordura saturada com doenças cardiovasculares e aumento do colesterol. Mito mesmo!

Os estudos mais atuais mostram exatamente o contrário, que a gordura saturada deve sim estar presente num plano alimentar, pois os ácidos graxos nos quais o coco é tão rico vão para o fígado e lá são usados como fonte de energia rápida ou transformado em corpos cetônicos, inclusive surtindo efeito em doenças como Alzheimer. Além disso as gorduras são essenciais para produção de hormônios sexuais e participam do transporte de diversas vitaminas (A, E, D e K).

Portanto, não precisa temer consumir esse alimento tão rico, tão nutritivo e tão (tão, tão) saboroso que é o coco! Converse com seu médico e/ou nutricionista sobre ele, entenda seus benefícios, aprenda qual melhor momento do dia, baseado na sua rotina, para consumi-lo.

E lembre-se, as quantidades são sempre avaliadas individualmente!

Fonte: Revista Marie Claire

Veja também

4 palavras para dizer todos os dias: conheça a técnica havaiana Ho'oponopono10/11/17 Você sabe o que é a técnica Ho’Oponopono? O que é e como funciona a antiga prática de cura havaiana? Como praticá-la para superar os conflitos na sua vida? Habitualmente praticada por sacerdotes curadores, esta prática foi "reformulada" pela filha da última Kahea kahuna La'au (sacerdotisa que cura com palavras), Morrnah Nalamaku......
Dia internacional do Diabético!27/06/17 Hoje, dia 27 de junho é um dia de conscientização, é o Dia Internacional do Diabético. A Diabetes mellitus é uma doença metabólica, responsável pelo aumento anormal do açúcar no......
Alimentos termogênicos ajudam a emagrecer26/11/15 Você sabia que todas as atividades realizadas pelo corpo consomem energia? Isso inclui o processo digestivo, que pode ser usado a seu favor para emagrecer quando o que está em questão são os alimentos termogênicos. Esses......

Voltar para (NOTÍCIAS)