Postado em 20 de Novembro de 2017 às 11h20

UMA OUTRA VISÃO PARA O ENVELHECIMENTO

Bem-estar (43)

Crédito da foto: Isabela Machado e Flavia Martins Fotografia.

Jornalista Roberta Zampetti trata de forma leve e bem-humorada da importância da perseverança, determinação e atitude positiva após os 60 anos.


Belo Horizonte, novembro de 2017 – É fato: a população está envelhecendo. Mas como lidar com essa evolução que provoca mudanças significativas nas rotinas das famílias e das cidades, que influencia diretamente a economia, assim como a forma como lidamos com a vida e também com a morte? E para quem chega à velhice, como transformar essa mutação natural em uma experiência prazerosa?

Em 2015, prestes a chegar aos 60 anos, Roberta Zampetti decidiu mergulhar nesse assunto. Utilizando sua profissão, o jornalismo, como instrumento de autoconhecimento, ela entrevistou centenas de idosos no Brasil e no exterior, estudou teorias e participou de eventos sobre o tema.

Essas descobertas e histórias são apresentadas em seu primeiro livro “Sou 60 - Diário de uma jornalista em busca de respostas sobre envelhecimento e a vida” (178 páginas, Editora Libretteria, R$ 30).

Com prefácio do médico Alexandre Kalache, presidente do Centro Internacional de Longevidade Brasil, o livro é um convite a enxergar a velhice de forma positiva, como todas as fases da vida. A começar assumindo o uso da palavra “velhice”, em detrimento de termos como “melhor idade”, embora a autora defenda que a maturidade deve ser vista como motivo de orgulho e de transformação.

“Quatorze porcento da população brasileira atual possui mais de 60 anos. A expectativa é que em 2050 essa taxa ultrapasse 30%. Estamos vivendo uma revolução da longevidade e do cuidado, que começa a influenciar todos os setores da sociedade: saúde, educação, economia e segurança. Envelhecer é um privilégio e pode ser muito bom. Para isso, precisamos olhar no espelho, nos reconhecer e nos aceitar”, destaca.

“Sou 60” traz um convite àqueles que alcançaram a velhice para refletir sobre suas experiências, e, para aqueles que ainda não chegaram a essa fase, a pensar e planejar a velhice. Na obra, os leitores encontrarão depoimentos de profissionais de diversas áreas, além de histórias de idosos que encantam com sua força, perseverança e determinação, no Brasil e no exterior.

Além disso, são abordados temas como a convivência entre gerações, sexualidade, moda e beleza, diálogo e perdão, a busca pela espiritualidade, empregabilidade e promoção da saúde.


SOBRE A AUTORA

Roberta Zampetti tem 62 anos e é avó de dois meninos. Há mais de 30 anos trabalha com jornalismo, com passagens por diversas emissoras, o que lhe proporcionou conviver com incontáveis pessoas e colecionar histórias. Mineira, valoriza o bom papo e se propõe a levar ideias para o grande público.

Há dois anos, prestes a chegar aos 60, ela se incomodou com o seu próprio futuro. Transformou sua crise em oportunidade. Criou um novo programa na TV dedicado ao envelhecimento e passou a se dedicar ao tema. “Sou 60” é seu novo projeto de vida.


ÁRVORE GESTÃO DE RELACIONAMENTO
Árvore Gestão de Relacionamento (31) 3194-8700
Direção: Rafael Araújo

ATENDIMENTO:
Mariana Castello Branco – mariana@aquitemarvore.com.br
(31) 3194-8718 / 9 7473-1969

Dr. Bem Estar - Seu Portal de Saúde! Crédito da foto: Isabela Machado e Flavia Martins Fotografia. Jornalista Roberta Zampetti trata de forma leve e bem-humorada da importância da perseverança, determinação...

Veja também

4 palavras para dizer todos os dias: conheça a técnica havaiana Ho'oponopono10/11/17 Você sabe o que é a técnica Ho’Oponopono? O que é e como funciona a antiga prática de cura havaiana? Como praticá-la para superar os conflitos na sua vida? Habitualmente praticada por sacerdotes curadores, esta prática foi "reformulada" pela filha da última Kahea kahuna La'au (sacerdotisa que cura com palavras), Morrnah Nalamaku......
Inscreva-se para o XII Congresso VP 2016!28/06/16 A CháMais espera você no XII Congresso Internacional de Nutrição Funcional 2016. Por isso, aproveite para se inscrever. As inscrições encerram dia 30 de junho, quinta-feira. Confira o prazo para o 2º lote de......
Ter filhos prolonga a vida?09/08/17 Ter filhos prolonga a vida. Esta é a conclusão de um estudo sueco publicado no Journal of Epidemiology and Community Health em março deste ano. E os pais vivem mais tempo, uma boa notícia para os que comemoram o Dia dos Pais no......

Voltar para (NOTÍCIAS)