Postado em 13 de Março de 2017 às 07h54

Vitamina D: Conheça os Benefícios e como adquiri-la sem precisar pegar Sol!

Saúde (82)
Dr. Bem Estar - Seu Portal de Saúde! Quando você ouve “Vitamina D”, imediatamente já se lembra de pegar um solzinho, porque alguém te contou que é a principal fonte e faz bem, etc. Mas faz bem mesmo? E se...

Quando você ouve “Vitamina D”, imediatamente já se lembra de pegar um solzinho, porque alguém te contou que é a principal fonte e faz bem, etc. Mas faz bem mesmo? E se eu não tenho tempo de pegar sol, o que eu faço? Essas são as respostas que você vai ter, agora.

Antes de tudo, uma curiosidade revelada pelo Dr. Wilmar Accursio, Endocrinolgista e Nutrólogo, Presidente da Sociedade Brasileira para Estudos do Envelhecimento e Diretor da Sociedade Brasileira de Medicina Estética: “até poucos anos atrás a medicina brasileira pensava que nós não precisávamos de Vitamina D, porque moramos em um país com sol. Mas há uns dez anos fizeram um estudo da população e descobriram essa deficiência”. A partir daí, começou a luta!

A recomendação médica é tomar sol, com metade do corpo nu, trêz vezes por semana ao meio dia por meia hora. Isso é o ideal pra a ter a quantidade adequada de Vitamina D. “Mas como alcançar essa realidade? Tudo depende dos efeitos colaterais de pegar o sol, da cidade em que se mora, do tipo de trabalho (exposto a ele ou não). Em resumo, você não tem que escolher entre ter câncer, rugas, envelhecimento precoce ou Vitamina D. Tome sol nos horários regulares quando for possível”, sugere o especialista.

Ele ainda explica que os níveis são diferentes para cada pessoa: “A Ciência ainda não definiu exatamente quais as quantidades ideais de Vitamina D para cada fase da vida e as opiniões são muito contraditórias. A Vitamina D é um hormônio esteroide, ou seja, e a quantidade varia de uma pessoa para outra e só um profissional pode fazer essa avaliação”.

Tenha os Benefícios!


O médico explica que o mais importante é a qualidade do osso. “Não vale apenas ter a estrutura dura, a parte interna, onde fica a matriz óssea, tem que ter uma qualidade para evitar fraturas. O nosso esqueleto fica o tempo todo se remodelando, ou seja, os ossos estão sempre se renovando. Para todo esse processo de formação da matriz e calcificação corretas, a Vitamina D é importante”.

Protege os Músculos e o Cérebro!

Quando você envelhece a tendência é que os músculos diminuam e percam a força. “Mesmo na terceira idade, com a presença de Vitamina D no corpo, esse processo é desacelerado, você prolonga a força muscular e ainda mantém a resistência no trabalho aeróbico”, diz o profissional. Ele complementa: “ela também é uma das responsáveis pela neuroproteção, ou seja, retarda o envelhecimento do cérebro”.

Combate a Diabetes!

Ter Vitamina D em quantidades adequadas ao seu organismo faz com que todo o seu metabolismo do açúcar e insulina funcione melhor. “Isso diminui os riscos de você se tornar diabética, e se já for, faz com que os tratamentos funcionem melhor. Lembrando que esse nível adequado é descoberto consultando um profissional”, afirma Accursio.

Não tenho tempo para pegar Sol! 

Segundo o Dr. Wilmar, “O único jeito de ter a Vitamina D adequadamente sem pegar sol é por suplementação, que pode ser feita através de cápsulas manipuladas, comprimidos ou cápsulas oleaginosas. E ela só é absorvida com a gordura da comida, logo é imprescindível tomar com uma refeição”.

Em relação aos alimentos, há poucos que possuem Vitamina D, “como alguns peixes (atum, sardinha), ovo, queijos mais amarelos como cheddar, e a quantidade não é suficiente. Embora os nutrientes sejam melhor absorvidos via alimentação (biodisponibilidade) do que suplementação, a quantidade disponível é muito pouca. Então aposte na suplementação!”, diz o médico.

Fonte: DaquiDali

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