Postado em 23 de Janeiro de 2017 às 08h22

Vitaminas do Complexo B, Conheça e saiba os Benefícios!

Alimentação (83)
Dr. Bem Estar - Seu Portal de Saúde! As vitaminas são elementos que o nosso corpo não consegue fabricar de maneira suficiente e desempenham importantes papeis no funcionamento do metabolismo. As vitaminas do Complexo B são...

As vitaminas são elementos que o nosso corpo não consegue fabricar de maneira suficiente e desempenham importantes papeis no funcionamento do metabolismo. As vitaminas do Complexo B são solúveis em água e estão presentes em vários alimentos.

São oito vitaminas ao todo, entre elas a B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B3 (niacina), B5 (ácido pantotênico), B6 (piridoxina), B7 (biotina), B9 (ácido fólico), B12 (cobalamina).

Quais os benefícios das Vitaminas do Complexo B?

As vitaminas do Complexo B têm benefícios distintos e algumas complementares, por exemplo, a vitamina B1 ajuda o organismo a metabolizar a glicose, os ácidos graxos e os aminoácidos. Ela está presente na formação das fibras nervosas.

A falta dela pode causar fraqueza dos músculos, a perda de memória e depressão. Já a vitamina B2 é antioxidante e ajuda a combater os radicais livres. A falta dela causa vertigem, tonturas, inflamação dos lábios e dermatite.

A vitamina B3 ajuda no processo de transformar nutrientes em energia para o corpo, também ajuda a diminuir o colesterol do corpo. A falta dela pode causar insônia, cansaço, irritabilidade, manchas na pele, diarreia, inflamação na pele e confusão mental.

A vitamina B5 ajuda na fabricação de hormônios da glândula suprarrenal e no funcionamento correto do fígado. A sua falta pode ocasionar cansaço, dores nos músculos, queda de cabelo, alergias, retardo de crescimento, entre outros sintomas.

No que Ajudam as Vitaminas do Complexo B?

A vitamina B6 ajuda na produção de glóbulos vermelhos e também auxilia na síntese da principal antioxidante do organismo, a glutationa. A falta dela pode causar anemia, dermatite, lesões nervosas e em crianças, convulsões.

Já a vitamina B7 ajuda no metabolismo de gorduras, carboidratos e proteínas, influenciando na saúde da pele, cabelos e unhas. A sua falta causa perda de cabelos, pele seca e afeta também as unhas.

A vitamina B9 está relacionada à manutenção do sistema imunológico, circulatório e nervoso. Ela reduz o risco de infarto, câncer de mama e de cólon, fortalece o sistema imunológico e o nervoso central. Para mulheres grávidas, o ácido fólico é muito importante, porque ajuda no fechamento do tubo neural do feto. A vitamina B12 é essencial na produção de das células vermelhas do sangue, sendo muito importante para desenvolvimento do sistema nervoso. Sua falta pode causar tontura, falta de concentração e memória, entre outros sintomas.

As principais fontes de vitamina B1, B2, B3 e B5 são carnes, leites, ovos, legumes e cereais integrais e leguminosas como feijão e grão de bico. Da B2, também se incluem brócolis, cereais integrais como ervilhas, e oleaginosas, como amendoim e castanhas.

A B3 também é encontrada em oleaginosas, frutas secas, tomate e cenoura. A B5 em leguminosas, cogumelos e gérmen de trigo. A B6 é encontrada em peixes, como atum, salmão, truta, arenque, em oleaginosas, em gérmen de trigo, em milho, em cereais integrais e em frutas, como bananas.

A B7 tem sua fonte em amendoim, nozes, tomate, cebola, cenoura, gema de ovo, carne vermelha, leite e fruta. A B9 é encontrada em folhas verde escuras como brócolis e espinafre, grãos, ervilhas, feijão, laranja e ovos, além do fígado. A B12 é encontrada em peixes como salmão e atum, em fígado, carne de porco, leite e derivados, ovos e ostras.

Acesse a loja virtual NetNature e adquira suas Vitaminas em Cápsulas.

Fonte: Boa Forma

Veja também

Confira 7 dicas que vão te ajudar na busca por uma alimentação mais saudável!29/11/17 Adotar bons hábitos alimentares é o primeiro passo para buscar uma vida saudável. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), a alimentação e a nutrição inadequadas são classificadas como a segunda causa de câncer que pode ser prevenida. São responsáveis por até 20% dos casos de......
A Importância da Ingestão de Cálcio!10/06/16 A alimentação é a base de uma saúde plena. Se o que comemos não nos proporciona os nutrientes necessários, nosso corpo reclamará. O resultado obtido na Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF),......
Melhores alimentos para comer antes de dormir!21/08/17 Durante o sono, o corpo descansa, principalmente o cérebro, órgão responsável por todas as ações desempenhadas pelo corpo ao longo do dia, como “guardar” todas as informações utilizadas......

Voltar para (NOTÍCIAS)