Postado em 23 de Janeiro às 08h22

Vitaminas do Complexo B, Conheça e saiba os Benefícios!

Alimentação (68)
Dr. Bem Estar - Seu Portal de Saúde! As vitaminas são elementos que o nosso corpo não consegue fabricar de maneira suficiente e desempenham importantes papeis no funcionamento do metabolismo. As vitaminas do Complexo B são...

As vitaminas são elementos que o nosso corpo não consegue fabricar de maneira suficiente e desempenham importantes papeis no funcionamento do metabolismo. As vitaminas do Complexo B são solúveis em água e estão presentes em vários alimentos.

São oito vitaminas ao todo, entre elas a B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B3 (niacina), B5 (ácido pantotênico), B6 (piridoxina), B7 (biotina), B9 (ácido fólico), B12 (cobalamina).

Quais os benefícios das Vitaminas do Complexo B?

As vitaminas do Complexo B têm benefícios distintos e algumas complementares, por exemplo, a vitamina B1 ajuda o organismo a metabolizar a glicose, os ácidos graxos e os aminoácidos. Ela está presente na formação das fibras nervosas.

A falta dela pode causar fraqueza dos músculos, a perda de memória e depressão. Já a vitamina B2 é antioxidante e ajuda a combater os radicais livres. A falta dela causa vertigem, tonturas, inflamação dos lábios e dermatite.

A vitamina B3 ajuda no processo de transformar nutrientes em energia para o corpo, também ajuda a diminuir o colesterol do corpo. A falta dela pode causar insônia, cansaço, irritabilidade, manchas na pele, diarreia, inflamação na pele e confusão mental.

A vitamina B5 ajuda na fabricação de hormônios da glândula suprarrenal e no funcionamento correto do fígado. A sua falta pode ocasionar cansaço, dores nos músculos, queda de cabelo, alergias, retardo de crescimento, entre outros sintomas.

No que Ajudam as Vitaminas do Complexo B?

A vitamina B6 ajuda na produção de glóbulos vermelhos e também auxilia na síntese da principal antioxidante do organismo, a glutationa. A falta dela pode causar anemia, dermatite, lesões nervosas e em crianças, convulsões.

Já a vitamina B7 ajuda no metabolismo de gorduras, carboidratos e proteínas, influenciando na saúde da pele, cabelos e unhas. A sua falta causa perda de cabelos, pele seca e afeta também as unhas.

A vitamina B9 está relacionada à manutenção do sistema imunológico, circulatório e nervoso. Ela reduz o risco de infarto, câncer de mama e de cólon, fortalece o sistema imunológico e o nervoso central. Para mulheres grávidas, o ácido fólico é muito importante, porque ajuda no fechamento do tubo neural do feto. A vitamina B12 é essencial na produção de das células vermelhas do sangue, sendo muito importante para desenvolvimento do sistema nervoso. Sua falta pode causar tontura, falta de concentração e memória, entre outros sintomas.

As principais fontes de vitamina B1, B2, B3 e B5 são carnes, leites, ovos, legumes e cereais integrais e leguminosas como feijão e grão de bico. Da B2, também se incluem brócolis, cereais integrais como ervilhas, e oleaginosas, como amendoim e castanhas.

A B3 também é encontrada em oleaginosas, frutas secas, tomate e cenoura. A B5 em leguminosas, cogumelos e gérmen de trigo. A B6 é encontrada em peixes, como atum, salmão, truta, arenque, em oleaginosas, em gérmen de trigo, em milho, em cereais integrais e em frutas, como bananas.

A B7 tem sua fonte em amendoim, nozes, tomate, cebola, cenoura, gema de ovo, carne vermelha, leite e fruta. A B9 é encontrada em folhas verde escuras como brócolis e espinafre, grãos, ervilhas, feijão, laranja e ovos, além do fígado. A B12 é encontrada em peixes como salmão e atum, em fígado, carne de porco, leite e derivados, ovos e ostras.

Acesse a loja virtual NetNature e adquira suas Vitaminas em Cápsulas.

Fonte: Boa Forma

Veja também

Como afastar a insônia?23/09/16 A qualidade e o tempo do sono se encontram diretamente ligados à qualidade de vida das pessoas. Vários benefícios são atribuídos ao sono, como controle de hormônios, reforço do sistema imune, melhora da memória, entre outros. Devido ao estresse do cotidiano, alguns distúrbios do sono podem surgir, como a insônia, que compromete a qualidade do sono e......
Por que você deve Consumir o Chá de Hibisco com Moderação!07/04 Se você busca uma alimentação equilibrada, com certeza já ouviu falar do chá de hibisco. A origem é africana e asiática, sendo que a flor de hibisco utilizada para o preparo do chá possui o nome......
Fuja das doenças no Inverno!17/06 Em diversas partes do País o friozinho já chegou e o inverno está perto de começar, no próximo dia 21. Junto com as temperaturas mais frias chegam alguns problemas de saúde, normalmente relacionados à alergias......

Voltar para (NOTÍCIAS)