Postado em 14 de Outubro de 2016 às 12h35

Alimentação e qualidade de vida!

Alimentação (92)
Dr. Bem Estar - Seu Portal de Saúde! Ter uma alimentação saudável é essencial para alcançar uma maior qualidade de vida. O abuso de alimentos ricos em gorduras saturadas, sódio e açúcares...

Ter uma alimentação saudável é essencial para alcançar uma maior qualidade de vida. O abuso de alimentos ricos em gorduras saturadas, sódio e açúcares é um gatilho para doenças como infarto, derrames, hipertensão, obesidade, diabetes e até câncer. Em contrapartida, é fácil incluir no cardápio alimentos heróis da resistência e da longevidade.

1. Não fique sem comer:
Fazer pequenos lanches entre as grandes refeições é fundamental, pois ao restringir energia o metabolismo tende a ficar mais lento, como uma forma de poupar energia que lhe foi fornecida, o que acaba dificultando a perda de peso.

2. Sinta prazer comendo:

Não se torne escravo de dietas e calorias. Estar bem consigo mesmo e cuidar do corpo com atividade física e alimentação saudável são as melhores formas de obter uma boa qualidade de vida.

3. Busque alimentos naturais:
Tente fugir de refeições com muitos produtos industrializados, pois contêm muitas substâncias como corantes e conservantes, que possuem altas quantidades de sódio e podem, em longo prazo, causar hipertensão e sobrecarregar os rins.

4. Faça substituições:
Tente substituir alimentos mais pesados e gordurosos por versões mais leves sempre que possível.

5. Escolha o lugar certo para comer:

Comer bem devagar, sem pensar em compromissos e mastigar muito bem os alimentos fará com que você se sinta saciado mesmo ingerindo uma menor quantidade de comida.

6. Coma de tudo:
O mais importante é perceber que nenhum alimento é proibido, a não ser que a pessoa precise fazer uma dieta restritiva, caso seja paciente de diabetes ou doença celíaca, por exemplo. O famoso "prato colorido", ou seja, aquele que tem uma fonte de fibras, minerais, vitaminas e proteínas é sem dúvida o prato mais saudável.

7. Estabeleça metas para a semana:
Dificilmente a pessoa consegue ingerir todos os alimentos que são fontes de vitaminas que o corpo precisa em um dia. O melhor é fazer as metas para toda a semana. Fica mais fácil distribuir a alimentação adequada nesse período.

8. Seja persistente:

A mudança para uma alimentação adequada não ocorrerá do dia para a noite. Aceite que o paladar deverá ser estimulado. Desistir na primeira tentativa é um erro.

9. Hidrate-se:
Beba pelo menos dois litros de água todos os dias. A água ajuda na hidratação da pele e é fundamental como meio de transporte de algumas vitaminas hidrossolúveis como a vitamina B1, B2, B6, B12 e a vitamina C.

Fonte: Vitafrux

Veja também

Riscos do exagero nas ceias de final de ano!15/12/17 As ceias de Natal e de final de ano, para muitas pessoas, são sinônimos de exagero alimentar, de bebidas alcoólicas e muitas festividades. Tudo isso pode resultar em prejuízo para a saúde além de promover redução da regularidade das atividades físicas e também da qualidade do sono. A endocrinologista, Myrna Campagnoli, alerta que existem riscos......
Como enriquecer a goma da tapioca? 05/04/16 Você é fã de tapioca? Pois saiba que, feita a partir da fécula da mandioca, ela é rica essencialmente em carboidrato, que dá energia para as atividades do cotidiano e ativa os meios transmissores da serotonina,......
Alimentos Ricos em Ferro!10/03/17 O consumo de alimentos ricos em ferro, como as carnes vermelhas ou o pão de cevada, por exemplo, podem ajudar a curar a anemia quando ela é causada pela deficiência de ferro no sangue. Porém, os alimentos ricos em ferro......

Voltar para (NOTÍCIAS)