Saiba combinar exercícios e tenha uma semana de treino perfeita

Planeje seus dias da semana para turbinar os resultados da malhação. Que a atividade física proporciona uma série de benefícios para a saúde, todo mundo sabe. 

Mas você tem ideia de combinar os diferentes tipos de exercícios que existem por aí para tirar o máximo de proveito de tudo o que podem oferecer? 

Não? Então siga o cronograma que montamos:

– Segunda-feira – treino de força para membros superiores (de 45 a 60 minutos)


O primeiro dia da semana é o momento perfeito para você se dedicar a esse tipo de exercício, que fortalece a musculatura do tronco e ajuda a equilibrar o core. 

Use a motivação após ofim de semana para encarar esse treino que demanda um pouco mais de esforço.

“Muitas vezes pensamos em não treinar a parte superior por achar que vamos ficar muito fortes, porém esse tipo de exercício é necessário para equilibrar a musculatura como um todo e melhorar o rendimento geral”, explica Jakson Couto, coordenador técnico da Bodytech, em São Paulo.


– Terça-feira – treino de força para membros inferiores (de 30 a 60 minutos)


Dê um break para a parte superior do corpo se recuperar e foque na porção inferior. Os músculos das pernas estão entre os maiores do corpo e trabalhá-los proporciona um efeito metabólico significativo (como o aumento da queima calórica).

Mais: exercícios que sobrecarregam essa região melhoram a capacidade de realizar exercícios cardiovasculares. Além disso, pernas mais fortes se traduzem em melhor resistência e num abdômen preparado para atividades mais exigentes.


– Quarta-feira – aula de ioga ou atividade de baixa intensidade (de 30 a 60 minutos)


Depois de dois dias de trabalho intenso, dê um descanso para o corpo. Assim, seus músculos passam por todo o processo de reparo antes de você retomar as atividades mais pesadas. 

Enquanto isso, queime calorias com uma atividade mais lúdica e relaxante.

“A ioga, por exemplo, além de ajudar a emagrecer, reduz o stress, aumenta a concentração, reforça a memória e melhora a qualidade do sono”, diz Couto.


– Quinta-feira – treino HIIT (20 minutos)


Apesar de durar metade do tempo de um treino tradicional, o HIIT proporciona os mesmos benefícios e é ideal para quem quer resultados em pouco tempo.

“A atividade eleva o metabolismo e aumenta a queima de gordura”, conta o especialista. O legal é que, graças à sua versatilidade, dá para praticar em qualquer lugar, com ou sem aparelhos.


– Sexta-feira – treino de força (de 30 a 60 minutos)


Aqui, a ideia é trabalhar os principais grupos musculares. Assim, você melhora o condicionamento físico e fica cada vez mais preparado para encarar qualquer atividade física.

Esse tipo de exercício é imprescindível para quem busca alta performance, emagrecimento, estética ou saúde.


– Sábado – treino de cárdio (por quanto tempo sentir-se confortável realizando o exercício)


Vale correr ou pedalar. O importante é escolher uma atividade prazerosa e praticá-la toda semana. 

“Entre os principais benefícios de um treino de cárdio, podemos listar o fortalecimento do sistema cardiovascular, o controle hormonal, a diminuição da pressão arterial, a aceleração do metabolismo, a queima de gordura e a melhora da capacidade do corpo de absorver e utilizar o oxigênio”, enumera Couto.


– Domingo – descanso


Depois do esforço da semana, você merece e precisa de um dia de folga! Se estiver disposta, faça alguns exercícios de alongamento, mas aproveite o momento para descansar e se preparar para começar o ciclo novamente no dia seguinte.

Importante lembrar que exercícios físicos devem sempre ser acompanhados de uma Alimentação Saudável!

Se você gosta de conteúdos como este, não deixe de ler as nossas revistas e se 

nutrir de conhecimento!

Fonte: Boa Forma

Compartilhe esse post!

Related Posts