Postado em 20 de Março de 2017 às 10h50

Saudável e Bonita! Dicas para Cuidar da Pele no Outono e Inverno!

Beleza (49)
Dr. Bem Estar - Seu Portal de Saúde! O friozinho chega e já é possível sentir o ressecamento da pele, isto porque durante o outono e inverno, o vento frio e a baixa umidade podem ser nocivos à pele. Por isso, existem...

O friozinho chega e já é possível sentir o ressecamento da pele, isto porque durante o outono e inverno, o vento frio e a baixa umidade podem ser nocivos à pele. Por isso, existem alguns cuidados que são essenciais para mantê-la saudável e com uma boa aparência. Além de manter a pele macia e bonita, existem algumas medidas que ajudam a evitar problemas futuros.

Alguns quadros podem ser discretos e, às vezes, muito graves com infecções secundárias por bactérias, devido à coceira e às lesões na pele indica a dermatologista Márcia Grieco.

Os ferimentos podem ocorrer em consequência da desidratação e abuso de banhos muito quentes e demorados, que deixam a pele mais sensível. Segundo a médica, nessas ocasiões, o uso de buchas, esponjas, esfoliantes ou excesso de sabonete danificam o manto lipídico do nosso tegumento, que é uma barreira de gordura natural que não deixa a pele ressecar, perder água e ainda oferece uma flora benigna que protege contra infecções.

Uma das doenças decorrentes desse quadro são os eczemas: a pele fica extremamente ressecada e com áreas de vermelhidão e aspereza, sobretudo nos braços, pernas, e abdômen. É quando ocorrem as coceiras e a irritação.

As crianças, com pele mais delicada, muitas vezes, também apresentam a que denominamos de dermatite atópica (erupções que coçam e apresentam crostas), que surgem em áreas de dobras: cotovelos, joelhos e pescoço. Há ainda a vermelhidão e o ressecamento das bochechas e coceira nos olhos – alerta Márcia.

Outras doenças como psoríase, caracterizada pela presença de placas vermelhas com descamação na pele e no couro cabeludo, a dermatite seborreica, conhecida por caspa, também ganham destaque nessa lista. Para evitar todas essas condições indesejadas, a dermatologista dá preciosas dicas:

1 - Evite banhos muitos quentes e demorados.

2 - Não use buchas, esponjas nem esfoliantes durante o banho.

3 - Não tome banho de banheira e evite prolongar o tempo em baixo da água quente.

4 - Hidrate bem a pele após o banho.

5 - Evite o uso de cremes ou loção com corantes ou perfumes.

6 - Use sempre sabonete neutro.

Fonte: Revista Donna

Veja também

Tratamento Estético à base de Chá!15/09/16 Dermatologista mostra como aplicar chá verde, chá branco, chá preto, chá de camomila, e chá de hortelã, entre outros, para deixar a pele mais bonita. Creminhos, maquiagem, filtro-solar, máscaras faciais. Esses e outros produtos fazem parte do ritual de beleza para proteger a pele, deixá-la mais firme, luminosa e uniforme. Outra aposta dos especialistas......
Saiba o que fazer para cuidar da pele após os 30 anos19/03/18 A mulher de trinta anos — talvez o livro mais conhecido de Honoré de Balzac — deu origem ao termo “balzaquiana”, que retrata o momento em que as mulheres se tornam mais maduras. Mas além da maturidade emocional, os 30......
Benefícios do Colágeno!26/01/18 O colágeno é encontrado nos tecidos conjuntivos do corpo, tais como os ossos, tendões, cartilagens, veias, pele, dentes, bem como nos músculos e na camada córnea dos olhos. Porém, com o início da fase adulta, a......

Voltar para (NOTÍCIAS)