Dermatite atópica: saiba reconhecer os sinais

Você sabia que a dermatite atópica é uma condição de pele que causa inflamação, coceira, ressecamento e feridas?

Além disso, é uma das doenças mais frequentes na infância, acometendo até 20% das crianças. Em 85% dos casos, os sintomas aparecem antes dos 5 anos de idade e entre 20 e 40% dos pacientes, a doença persiste até a vida adulta.

Sua característica principal é a pele seca, com coceira constante. O quadro é variável, dependendo do tempo de doença e da gravidade.

Costuma-se observar áreas avermelhadas, com ferimentos ou até áreas com engrossamento da pele, que surgem após períodos de coceira prolongada.

Geralmente, trata-se de uma doença com recaídas frequentes, embora o intervalo entre as crises possa variar de dias, semanas, meses ou anos.

A coceira pode levar a ferimentos na pele, o que facilita a contaminação das feridas por bactérias. Entretanto, infecções por outros agentes podem ocorrer, como as causadas por vírus, principalmente o herpes simples. Infecções por fungos também são observadas com mais frequência na pele do paciente com dermatite atópica.

“É muito importante a conscientização de que uma condição da pele não define a pessoa, é apenas uma característica. Os pacientes com dermatite atópica vivem o desafio físico e mental de tratarem suas feridas da pele e cuidar do psicológico, ao terem que lidar com o possível estigma da doença na sociedade”, esclarece Dra Luciana Samorano, dermatologista do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

A médica destaca que a psicoterapia tem papel fundamental para auxiliar no convívio com a condição, uma vez que o impacto emocional negativo da doença pode ser importante, tanto em adultos quanto em crianças.

Impacto social e emocional da dermatite atópica

A doença costuma impactar social e emocionalmente os pacientes, inclusive crianças e adolescentes. Esse grupo de idade tem risco aumentado de depressão, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade e 60% ainda apresentam distúrbios do sono.

Durante as crises, os distúrbios aumentam para 83%. A dermatite atópica pode ter repercussões psicológicas significativas devido, entre outros, à discriminação e ao preconceito, influenciando diretamente na autoestima e na qualidade de vida do paciente.

Importância do cuidado com a pele

Sabonetes com a tecnologia Syndet são uma opção para higienização da pele acometida pela dermatite atópica, uma vez que possuem em sua formulação um desengordurante mais suave, com pH neutro ou levemente ácido, que promove o equilíbrio durante a remoção de resíduos e sujeiras, sem alterações significativas na barreira cutânea.

Além de higienizar, o sabonete ideal para o atópico deve ser sem fragrância ou corantes e deve auxiliar na redução da inflamação e na hidratação da pele. O banho atópico deve ser diário e preferencialmente rápido e com água morna.

Hidratação

Um fator importante para o tratamento da dermatite atópica é a hidratação adequada da pele, o que reduz o ressecamento, a coceira e a inflamação. É recomendado utilizar hidratante logo após o banho, em todo o corpo, inclusive nas áreas sem lesões de pele e indica-se o uso de produtos que não contenham fragrância e que sejam hipoalergênicos.

A ClinicMais, parceira do Dr. Bem-estar, oferece suplementos para sua saúde e bem-estar, ela não vende apenas produtos e sim qualidade de vida. Para saber mais sobre visite o site da ClinicMais.
E para saber mais sobre saúde e bem-estar, acesse as revistas do Dr.bemestar