Os benefícios do mel

Com a chegada do outono, é comum que nosso organismo fique mais vulnerável a resfriados e outras doenças típicas da estação. 

Por isso, é importante se prevenir e consumir alimentos que forneçam os nutrientes necessários para manter a saúde e fortalecer o sistema imunológico.

O mel é um dos produtos naturais mais conhecidos e consumidos em todo o mundo, produzido pelas abelhas a partir do néctar das flores. 

Quimicamente, ele é composto por açúcares (70-80%), com predominância de glicose e frutose, além de outros constituintes em proporções mínimas, como sais minerais, ácidos orgânicos, vitaminas, compostos fenólicos, proteínas e aminoácidos livres.

O mel é um excelente alimento natural, especialmente para crianças e pessoas debilitadas, devido à sua alta digestibilidade. Ele é utilizado como fonte energética e apresenta um efeito laxante reconhecido. 

Além disso, é um alimento de alto valor nutritivo que pode ajudar a combater a fadiga física e mental, a tosse e possui atividade antimicrobiana. O mel também é eficaz no tratamento de lesões gástricas agudas e crônicas e apresenta efeito antioxidante.

Estudos têm demonstrado que o mel de abelhas possui atividade antibacteriana e facilita a cicatrização de feridas e queimaduras, atuando como uma barreira viscosa que impede a entrada de substâncias e a perda de fluidos para o meio externo. 

O sabor e o aroma do mel estão diretamente ligados à sua cor – quanto mais escuro, mais rico em minerais e, consequentemente, mais forte será o sabor e aroma.

Por fim, vale lembrar que o mel apresenta efeito imunológico, antimicrobiano, anti-inflamatório, sedativo, analgésico e expectorante, contribuindo para a garantia da saúde e do bem-estar. 

Portanto, incluir o mel em sua dieta pode ser uma ótima opção para manter-se saudável e prevenir doenças durante o outono.

Se você gosta de conteúdos como este, não deixe de ler a nossa revista e se nutrir de conhecimento! 

Compartilhe esse post!

Related Posts