Postado em 24 de Abril às 10h07

Benefícios das Fibras no Organismo!

Alimentação (59)
Dr. Bem Estar - Seu Portal de Saúde! O papel da ingestão das fibras tornou-se mais estudado nos últimos anos. O consumo adequado de fibras na dieta usual parece reduzir o risco de desenvolvimento de algumas doenças. Os...

O papel da ingestão das fibras tornou-se mais estudado nos últimos anos. O consumo adequado de fibras na dieta usual parece reduzir o risco de desenvolvimento de algumas doenças. Os efeitos fisiológicos das fibras variam, conforme estudos experimentais relatados, desde a modulação da função gastrointestinal e morfologia a alterações do metabolismo de nutrientes e aumentos das respostas imunológicas. 

A fibra alimentar compreende uma ampla variedade de substâncias com diferentes propriedades químicas, físicas e fisiológicas. Estas substâncias são provenientes principalmente da parede celular de plantas. Consideradas como alimentos funcionais, ajudam a melhorar as atividades vitais e o bom desempenho do trato gastrointestinal. 

De forma simplificada, as fibras são classificadas como fibras solúveis, como a pectina, ou como fibras insolúveis como o farelo de trigo que tem ação no aumento de volume do bolo fecal, mas com limitada fermentação no cólon. 

As fibras solúveis dissolvem-se em água, formando géis viscosos. Não são digeridas no intestino delgado e são facilmente fermentadas pela microflora do intestino grosso. São solúveis as pectinas, as gomas, a inulina e algumas hemiceluloses. Entretanto, as fibras insolúveis não são solúveis em água, portanto não formam géis, e sua fermentação é limitada. São insolúveis a lignina, celulose e algumas hemiceluloses. A maioria dos alimentos que contêm fibras é constituída de um terço de fibras solúveis e dois terços de insolúveis. 

Tanto a fibra solúvel como a insolúvel aumentam o conteúdo colônico. A primeira o faz por estimular o crescimento bacteriano, a segunda por aumentar o volume ao captar água. As fibras alimentares aumentam o peso e o volume das fezes, os resíduos fermentados, principalmente das fibras insolúveis, junto com restos de tecidos, água, sais, ácidos biliares e a massa bacteriana, contribuem para o aumento do bolo fecal. 

Portanto, as fibras alimentares compreendem uma ampla variedade de substâncias com diferentes propriedades químicas, físicas e fisiológicas. Estas substâncias são provenientes principalmente da parede celular de plantas. Consideradas como alimentos funcionais, ajudam a melhorar as atividades vitais e o bom desempenho do trato gastrointestinal.

Fonte: Vitafrux

Veja também

Dicas para Consumir Chá Verde!09/08/16 Você não quer abrir mão dos benefícios do chá verde, mas já se cansou de sua forma tradicional de preparo? Então, confira abaixo algumas maneiras diferentes de consumi-lo, listadas no site da revista americana Shape: - Faça uma marinada. Coloque sacos de chá verde em água quente e engrosse o líquido com mel, sal e pimenta.......
Juntos contra a Dengue!03/03/16 A QuantyVitta também apoia o combate e a prevenção da dengue. Vamos juntos lutar para combater o mosquito transmissor da doença. Segundo o site Dengue.org, “a melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de......
Liliane Permann conta como fazer uma dieta detox para comecar bem o ano27/11/15 Eliminar as toxinas melhora o aspecto da pele e dos cabelos e aumenta a imunidade Nas festas de final de ano é normal se deixar levar pelo clima de confraternização e acabar abusando um pouco na comida. Não bastasse a fartura da......

Voltar para (NOTÍCIAS)