Postado em 24 de Abril às 10h07

Benefícios das Fibras no Organismo!

Alimentação (53)
Dr. Bem Estar - Seu Portal de Saúde! O papel da ingestão das fibras tornou-se mais estudado nos últimos anos. O consumo adequado de fibras na dieta usual parece reduzir o risco de desenvolvimento de algumas doenças. Os...

O papel da ingestão das fibras tornou-se mais estudado nos últimos anos. O consumo adequado de fibras na dieta usual parece reduzir o risco de desenvolvimento de algumas doenças. Os efeitos fisiológicos das fibras variam, conforme estudos experimentais relatados, desde a modulação da função gastrointestinal e morfologia a alterações do metabolismo de nutrientes e aumentos das respostas imunológicas. 

A fibra alimentar compreende uma ampla variedade de substâncias com diferentes propriedades químicas, físicas e fisiológicas. Estas substâncias são provenientes principalmente da parede celular de plantas. Consideradas como alimentos funcionais, ajudam a melhorar as atividades vitais e o bom desempenho do trato gastrointestinal. 

De forma simplificada, as fibras são classificadas como fibras solúveis, como a pectina, ou como fibras insolúveis como o farelo de trigo que tem ação no aumento de volume do bolo fecal, mas com limitada fermentação no cólon. 

As fibras solúveis dissolvem-se em água, formando géis viscosos. Não são digeridas no intestino delgado e são facilmente fermentadas pela microflora do intestino grosso. São solúveis as pectinas, as gomas, a inulina e algumas hemiceluloses. Entretanto, as fibras insolúveis não são solúveis em água, portanto não formam géis, e sua fermentação é limitada. São insolúveis a lignina, celulose e algumas hemiceluloses. A maioria dos alimentos que contêm fibras é constituída de um terço de fibras solúveis e dois terços de insolúveis. 

Tanto a fibra solúvel como a insolúvel aumentam o conteúdo colônico. A primeira o faz por estimular o crescimento bacteriano, a segunda por aumentar o volume ao captar água. As fibras alimentares aumentam o peso e o volume das fezes, os resíduos fermentados, principalmente das fibras insolúveis, junto com restos de tecidos, água, sais, ácidos biliares e a massa bacteriana, contribuem para o aumento do bolo fecal. 

Portanto, as fibras alimentares compreendem uma ampla variedade de substâncias com diferentes propriedades químicas, físicas e fisiológicas. Estas substâncias são provenientes principalmente da parede celular de plantas. Consideradas como alimentos funcionais, ajudam a melhorar as atividades vitais e o bom desempenho do trato gastrointestinal.

Fonte: Vitafrux

Veja também

O efeito da suplementação de Creatina!17/06/16 Inúmeros estudos têm investigado a combinação nutricional da suplementação com o objetivo de melhorar a performance do atleta. A creatina é o suplemento mais popular usado com o intuito de melhorar a força e desempenho durante o exercício físico. Pesquisas demonstraram que o uso da creatina pode aumentar significativamente a força e a......
10 Dicas para uma Alimentação Saudável na Gravidez!19/01 Na gravidez é essencial manter uma alimentação saudável e balanceada, porque o bebê irá precisar dos nutrientes para poder se desenvolver. Então não basta apenas sair comendo tudo o que dá vontade,......
Chá de Funcho contra cólicas em bebês!05/09/16 Durante os quatro primeiros meses de vida, os bebês sentem muita cólica. O incômodo é tanto, que neste período eles choram muito e ficam bastante irritados. Além destes sinais, a salivação excessiva e......

Voltar para (NOTÍCIAS)