Postado em 14 de Novembro de 2017 às 11h02

Saiba a importância da suplementação alimentar!

Alimentação (88)

Muitas pessoas se perguntam o porquê do consumo do suplemento alimentar. A resposta é simples, o suplemento alimentar fornece nutrientes essenciais ao bom funcionamento do corpo humano, oferecendo nas doses adequadas compostos nutricionais que auxiliam no metabolismo como, por exemplo, vitaminas, minerais, fibras, ácidos graxos, proteínas ou aminoácidos.

Esses nutrientes geralmente não são encontrados em quantidades adequadas na dieta de uma pessoa normal, comprometendo o desenvolvimento físico, e podendo comprometer o funcionamento de todo o organismo. Uma alimentação adequada somada ao consumo de suplementos alimentares com atividade física regular é a chave para uma boa saúde e qualidade de vida.

O suplemento alimentar não é anabolizante, ou “bomba” como muitos preferem chamar, é um composto nutricional desenvolvido para suprir necessidades fisiologias naturais.

A Anvisa divide os suplementos alimentares em categorias: hidroeletrolíticos (isotônicos, que hidratam as células), energéticos (basicamente carboidratos, como maltodextrina, em géis, pó ou suco), suplementos de proteínas (barrinhas de proteínas e gorduras para recuperação pós-treino), produtos para substituição parcial de refeições (shakes ou pós capazes de suprir eventuais necessidades de proteínas, carboidratos e gorduras), complementos de creatina (proteína para liberação rápida de energia em atividades de alta intensidade, como atletismo e natação), suplementos de vitaminas e minerais e bebidas com cafeína (energéticos e estimulantes).

A orientação de um nutricionista é indispensável para a correta utilização dos suplementos, sem que haja riscos à saúde. As características individuais como peso, rotina, intensidade e frequencia de exercício, objetivo, dieta, etc, devem sempre ser consideradas e fazem toda a diferença na hora da prescrição de qual suplemento usar e quais as quantidades necessárias para cada pessoa.

Fontes: Dra. Telma Walki e The one sups

Veja também

Benefícios de comer Peixe!06/09/16 Os principais benefícios de comer peixe, além de ser uma alimento de fácil digestão, envolve melhorar a memória, a concentração, prevenir doenças cardiovasculares e aumentar as reações anti-inflamatórias do organismo porque o peixe é rico em ômega 3, que é um componente importante para todos estes processos. Além......
A relevância da Alimentação para uma vida saudável16/10/17 Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, na última década o aumento de obesidade e diabetes foi de 60% e 61%, respectivamente. Criado na década de 1940, o Dia Mundial da Alimentação é......
5 passos para reeducação alimentar07/08/18 Além de ser fonte de nutrientes, a comida é também fonte de prazer e conforto. No entanto, uma função não pode se sobrepor à outra, sob pena de tirar a graça das refeições ou, no lado......

Voltar para (NOTÍCIAS)